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Equipes de competição da UFRJ expõem suas inovações em evento no Parque Tecnológico

Publicado em: 04/05/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Submarino autônomo, veículo híbrido movido à gás hidrogênio e robôs de combate. Essas foram algumas das inovações apresentadas por quatro equipes de competição da UFRJ – compostas por alunos da Escola Politécnica, durante o IP DAY UFRJ, evento que celebrou o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A exposição dos projetos aconteceu na Inovateca do Parque Tecnológico da UFRJ, no dia 27 de abril.

Projetos apresentados pelas equipes de competição da UFRJ | Foto: Getúlio Ribeiro

A UFRJ Nautilus, equipe dedicada ao segmento competitivo de veículos submarinos autônomos (AUVs – sigla em inglês), apresentou o projeto “BR Hue”, que chegou às semifinais da última edição da RoboSub, maior competição internacional de AUVs, realizada anualmente nos Estados Unidos.

Já a equipe Ícarus trouxe ao público um protótipo movido à combustão. “Em seu desenvolvimento, nós utilizamos um motor de uma moto Honda CB600F, com injeção eletrônica MegaSquirt e componentes projetados pelos próprios membros da equipe”, detalhou Breno Cipolatti, capitão da Ícarus.

As Minervas Baja e Bots apresentaram, respectivamente, um protótipo de veículo híbrido que tem como fonte principal de energia o gás hidrogênio, voltado para o segmento automotivo, e robôs de combate de diversas modalidades com até 5 kg, entre eles: combate beetleweight Bigode (até 1,36 kg); monstro do combate hobbyweight (até 5,44 kg); e Zé Pequeno e Meri, ambos de sumô mini (até 500g) – categoria esta que conquistou o último troféu pela Bots.

A programação do evento contou também com debates, minicursos, palestras e a presença dos principais agentes de Propriedade Intelectual do cenário nacional, com o intuito de difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, a inovação e a criatividade.

“Numa era marcada pela tecnologia da informação, inteligência artificial, automação e robotização, entre tantas outras tecnologias, a Escola Politécnica procura incentivar seus alunos a participarem ativamente deste processo e buscarem oportunidades para mostrar suas ideias, ouvir palestras e interagir com empresas”, comentou o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação (DATI) da Politécnica-UFRJ, Fernando Castro Pinto.

O evento foi organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a WIPO – World Intellectual Property Organization, do USPTO – United States Patent and Trademark Office, e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

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Semana de Acolhimento supera expectativa de calouros

Publicado em: 20/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Cerca de 480 novos alunos da Escola Politécnica da UFRJ foram recepcionados por diretores, coordenadores de cursos e veteranos, durante a Semana de Acolhimento aos Calouros 2022.1, com objetivo de integrá-los à estrutura e ao funcionamento da Escola. Ao longo dos quatro dias de programação, foram apresentados a eles laboratórios, centros acadêmicos, equipes de competição, empresa júnior e organizações estudantis, além dos programas de intercâmbio e o projeto CASA – iniciativa que propõe dar suporte aos alunos no desenvolvimento social, pessoal e emocional, por meio de orientação psicopedagógico e acolhimento psicossocial.

A Semana foi organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica. Os ingressantes que não puderam acompanhar toda a programação podem assistir às palestras no site www.calouros.poli.ufrj.br.

A seguir, alguns calouros falam da experiência vivida na primeira semana na Politécnica-UFRJ:

Sara Barcelos, 18 anos, caloura de Engenharia Naval

“O cronograma foi bem desenvolvido e acho que deu para explicar um pouco de tudo. Me apresentou partes da faculdade que não sabia e incentivou a continuar na faculdade. Imaginava que os laboratórios eram daqueles jeitos, mas não sabia sobre o intercâmbio e achei bastante interessante. A faculdade é incrível e espero aproveitar muito ela.”

Amanda Oliveira, 18 anos, caloura de Engenharia Ambiental

“A semana foi muito esclarecedora e me deu uma ajuda para me preparar para o que está por vir. Os programas estudantis e as oportunidades de estágio me chamaram a atenção. Fiquei surpresa com o tanto de atividades extras que podemos fazer. Estou muito feliz.”

Anna Luiza, 21 anos, caloura de Engenharia Naval

“A semana me deu a oportunidade de conhecer o campus melhor e todos os trâmites de documentação ou contatos caso precise de ajuda. Gostei muito da palestra sobre intercâmbio, buddy program e CLAC. Não sabia que existia esse aparato para quem quer estudar fora e a palestra foi esclarecedora e assertiva quanto a nossa postura para conseguir o intercâmbio. Já conheci uma galera do meu curso no tour e também fora do curso no decorrer da semana. Estou empolgada pra começar.”

José Henrique Braga, 18 anos, calouro de Engenharia Nuclear

“A semana de acolhimento foi muito boa e necessária. As palestras e as atividades foram acima das minhas expectativas, principalmente a visita aos laboratórios. O contato com a coordenação foi muito bom, até porque eu já tinha algumas dúvidas sobre a plataforma que eles me explicaram de forma calma e eficiente.”

Lucas Baliane, 18 anos, calouro de Engenharia Civil

“Gostei muito da iniciativa. Certamente me ajudou a conhecer melhor como a universidade funciona. Fico feliz de que a Escola disponibilize tantas possibilidades logo no começo do período. O contato com os coordenadores foi bom no sentido de que pude saber quem contactar caso eu venha a ter problemas. Eu espero que tudo decorra de acordo com o planejamento da faculdade.”

Milena Naomy, 18 anos, caloura de Engenharia Naval

“A oportunidade de realizar um intercâmbio foi uma das partes que mais me interessei, juntamente com as diversas atividades que as equipes acadêmicas oferecem, como a Minervabots e a Minerva Náutica. Minha irmã mais velha já estudou aqui, então ela sempre me contou bastante sobre as oportunidades e atividades que existem, porém com essa semana de acolhimento consegui entender com mais detalhes tudo que é possível. Estou bem empolgada, estudei bastante para esse momento.”

Leonardo Aguiar, 18 anos, calouro de Engenharia de Produção

“Uma excelente ferramenta para nós, alunos recém-ingressados, compreendermos melhor o funcionamento da universidade e de pontos importantes dos cursos. Sem sombra de dúvida, a atividade mais interessante pra mim foi a apresentação de algumas das iniciativas existentes na universidade, como as Empresas-Júnior Fluxo e Consulting Club. Estou animado para o começo da minha vida acadêmica nessa que é uma das melhores universidades do país e da América Latina.”

Assista alguns registros da Semana:

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Recém-lançado por professor da Politécnica-UFRJ, livro sobre Engenharia Elétrica de Potência passa a integrar conteúdo programático de curso

Publicado em: 12/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Com o objetivo de apresentar aos estudantes um panorama do curso de Engenharia Elétrica de Potência e de suas funções profissional e social, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ Richard Stephan, lançou o livro “Introdução à Engenharia Elétrica de Potência”, no início deste mês pela editora Ciência Moderna. Em suas mais de 120 páginas de conteúdo, o livro insere o estudante no contexto atual da engenharia nacional com uma perspectiva histórica e com visão de futuro. A publicação será adotada no curso, a partir deste semestre.

“Na Medicina, quando os alunos colocam um jaleco branco, se sentem médicos. No Direito, se colocam uma gravata, assumem que são verdadeiros advogados. Ao ingressar na Engenharia, os estudantes passam por dois anos tendo cursos de Matemática, Física e Química, quase como se fossem excluídos do mundo profissional. O livro supera esta deficiência e faz com que os calouros se sintam como profissionais”, destacou Stephan.

Além deste livro – que contou com o prefácio do professor emérito da UFRJ Luiz Bevilacqua, o professor Richard Stephan já escreveu outros, que podem ser encontrados na Biblioteca do Centro de Tecnologia (CT) e na Livraria Aliança, no Hall do Bloco A. Entre eles: “Acionamento, Comando e Controle de Máquinas Elétricas”, adotado na disciplina de Acionamentos Elétricos, do DEE, com a primeira edição lançada em 2013 e a segunda no ano passado; “Mancais Magnéticos; mecatrônica sem atrito”, com co-autoria dos professores Fernando Castro Pinto e Afonso Celso Del Nero Gomes da UFRJ, José Andrès Santisteban da UFF e Andrés Ortiz Salazar da UFRN, em 2013; e “Xadrez Sem Mistério”, também em sua segunda edição, lançada em 2014, que apresenta uma visão do jogo de xadrez sob a ótica da engenharia.

Capa do livro “Introdução à Engenharia Elétrica de Potência”
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Programação intensa para receber os calouros de 2022.1

Publicado em: 11/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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A Semana de Acolhimento aos Calouros de 2022.1 da Politécnica-UFRJ, que começa hoje (11) e vai até quinta-feira (14), acontece de modo presencial, para alegria de todos os envolvidos – estudantes, professores e funcionários. Estão programadas atividades pelas manhãs e tardes durante quatro dias, para apresentar os cursos, a estrutura e o funcionamento da Escola, com objetivo de mostrar as possibilidades de melhor aproveitamento do que a Politécnica oferece e promover a integração dos recém-chegados.

Foto da última semana de acolhimento presencial da Escola Politécnica, em 2020

“Nosso compromisso com o acolhimento é muito grande e esta edição da Semana será muito significativa depois de três realizadas a distância. Estamos com muita expectativa para as atividades presenciais com os calouros, para encontrá-los e olhar diretamente os rostos de cada um”, diz a professora Marta Tapia, que à frente da Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE) organizou a Semana em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica.

A programação será aberta nesta segunda pela diretora da Politécnica-UFRJ, professora Cláudia Morgado, às 10h, no Auditório Horta Barbosa, no Bloco A do Centro de Tecnologia. Ela fará uma palestra de boas-vindas e apresentará os diretores adjuntos. Na sequência, às 11h, será o momento dos calouros conhecerem a Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão (DAEX).  À tarde, haverá reuniões dos calouros com os coordenadores e organizações estudantis de seus cursos.

De hoje até quarta-feira, haverá um stand no foyer do auditório para os calouros tirarem dúvidas com integrantes da DAEX e das Secretarias de Graduação. 

Na terça-feira (12) pela manhã, a programação segue com apresentações da Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) sobre intercâmbio, e da Diretoria Adjunta de Carreira e Empreendedorismo (DACE) sobre planejamento e mentoria de carreira, o momento de procurar estágio e a feira de oportunidades que a Politécnica-UFRJ organiza. À tarde, haverá apresentação das equipes de competição da Escola, coordenadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação (DATI).

O funcionamento do Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA) será apresentado pela DAPE, na quarta-feira (13) pela manhã, juntamente com uma sessão de meditação, como sugestão de técnica para melhorar o foco e a concentração dos estudantes. Na sequência, a Divisão de Integração Pedagógica (Diped) da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) oferece uma oficina de organização dos estudos. À tarde, está previsto um tour pelos laboratórios da Politécnica-UFRJ.  

Na quinta-feira (14) pela manhã, será a vez de apresentações da Fluxo Consultoria, empresa júnior da Politécnica, de organizações estudantis, além de atividades de extensão. À tarde, haverá mais visitas a laboratórios e, paralelamente, apresentações de organizações estudantis sobre inclusão e igualdade de gênero. Em seguida, o encerramento da Semana será com atividades de integração promovidas pelo Centro Acadêmico da Engenharia (CAEng) e pela Associação Atlética Acadêmica da Escola Politécnica (AAAEP).

A programação completa está no site www.calouros.poli.ufrj.br. Nele, além da programação da Semana de Acolhimento e material de suporte pedagógico da Pró-Reitora de Políticas Estudantis (PR-7). Há também informações de interesse referentes ao atendimento virtual pela secretaria dos cursos, aos programas de intercâmbio, ao Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), ao Escritório de Carreira, além do Manual do Estudante.   

A página da Semana de Acolhimento dos Calouros também pode ser acessada a partir do site da Escola – www.poli.ufrj.br.

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Pela décima vez, PetroTeam UFRJ vence desafio nacional de conhecimento sobre a indústria do petróleo

Publicado em: 04/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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A equipe PetroTeam UFRJ, formada por alunos de graduação da Escola Politécnica da UFRJ, conquistou pela décima vez o campeonato nacional de Petrobowl – desafio de conhecimento sobre a indústria do petróleo. Com a vitória, no dia 3, a equipe garantiu vaga no Regional Qualifiers, que reunirá as melhores universidades da América Latina, em junho, no Panamá.

Equipe celebrando a décima conquista do Petrobowl

A competição consistiu em um jogo tipo quiz (perguntas e respostas), envolvendo questões acadêmicas e não acadêmicas (ano da ocorrência de algum evento, nomes de CEO’s, eventos históricos, entre outras). O jogador que apertava primeiro entre os dois times que disputavam a partida, respondia à pergunta. Caso acertasse, a equipe somava 10 pontos, caso errasse, eram descontados 5 pontos. A equipe, formada pelos alunos do curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ Breno Bilar de Andrade, Douglas Silva de Almeida, Felipe Ryuki Tiba, Lucas de Lima Felix e Nayana Campos Oliveira, e coordenada pelo professor Rafael Charin, ficou 40 pontos à frente do segundo colocado, que foi a UFF.

Orgulhoso, Felipe Tiba, capitão do PetroTeam, destacou a competitividade da equipe nos últimos anos. “Competir pela UFRJ representa um legado que todos os jogadores passados deixaram: de um time multicampeão. Por ser minha primeira participação, logo de cara assumindo o posto de capitão, a pressão foi grande. Somos um time novo, com todos os jogadores participando pela primeira vez e conseguimos enfrentar times que tinham jogadores com quatro anos de experiência na competição. No final, deu tudo certo”, celebrou.

Os três primeiros colocados da competição receberam uma premiação em dinheiro, além da vaga para disputar o regional. Caso conquiste a próxima etapa, a UFRJ representará o Brasil no Petrobowl Championship, campeonato mundial organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE).

*Modificado em 08/04/2022

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Estudantes do Grupo Rio (UFRJ e Cefet/RJ) ficam no Top 5 de desafio mundial de inovação com projeto sobre reciclagem de eletrônicos inutilizados

Publicado em: 15/03/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Os estudantes Pedro Pimentel, Mariana Meirelles e Virgínia Torres, da Escola Politécnica da UFRJ, e Rodrigo Savi, da UniRio, retornam ao Brasil esta semana com a experiência de terem participado de um dos principais desafios de projeto de engenharia, o Invent for the Planet – IFTP, um desafio de 48 horas para gerar ideias que possam mudar o mundo. O Grupo Rio, organizado numa parceria da UFRJ com o Cefet/RJ, ficou entre as cinco melhores do mundo, em etapa mundial realizada entre os dias 5 e 7 de abril, nos Estados Unidos.

A equipe brasileira, que venceu as edições de 2019 e 2020, concorreu desta vez com o projeto eVERDE, que propõe uma solução para lixos eletrônicos, explorando aspectos ecológicos, sociais e empresariais, oferecendo ainda uma destinação adequada para o lixo eletrônico, incentivando o reuso de equipamentos, sem perder de vista um negócio que pode ser lucrativo.

Da esquerda para direita, os estudantes Rodrigo Savi, da UniRio, e Pedro Pimentel, Mariana Meirelles e Virgínia Torres da Escola Politécnica da UFRJ

“Nossa proposta busca conectar vendedores e compradores desses eletrônicos, assim como, ajudar a reciclar aqueles que não tem mais utilidade. Acreditamos que mesmo não tendo sido classificados, fizemos um trabalho incrível, viemos até aqui, conhecemos pessoas de muitos lugares do mundo e a Texas A&M University, que é uma universidade muito prestigiada, além de participar de um evento importante e internacional. Estamos muito felizes de estar entre os top 5 do mundo e com todos os elogios feitos ao nosso trabalho”, destacou a estudante Virgínia Torres da Silva, do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação.

Na etapa classificatória, realizada em março deste ano no Rio de Janeiro, o projeto do Grupo Rio ficou à frente de outras iniciativas, entre elas de um grupo formado também por alunos da UFRJ e do Cefet/RJ, que apresentou uma ideia de aproveitar a água que é usada para outros fins para gerar uma pequena quantidade de energia renovável. Já um terceiro grupo, formado por alunos do Cefet, Universidade Veiga de Almeida e da própria UFRJ, sugeriu uma pulseira que gera energia, a partir dos movimentos do corpo, seja no tornozelo ou no pulso, podendo ser armazenada em uma bateria e assim ser usada para carregar um dispositivo eletrônico como o celular.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos. O desempenho deles foi excelente, principalmente em aspectos como aplicabilidade, viabilidade e apresentação do projeto. De uma maneira geral, temos desafiado os alunos a pensarem soluções para problemas de impacto global e temos tido uma resposta muito consistente, estando entre os melhores do mundo nas últimas edições”, avaliou o coordenador do projeto e professor da Escola Politécnica Marcelo Savi.

Os projetos vencedores foram Aquabox da Texas A&M University, E^2M3 da New Mexico State University’s e Island Vision da Texas A&M Corpus Christi, que podem ser conhecidos no site da competição.

*Modificado em 11/04/2022

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Cientista do Nosso Estado tem 5 professores da Politécnica-UFRJ

Publicado em: 14/03/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Cinco professores da Escola Politécnica da UFRJ tiveram projetos de pesquisas selecionados no edital Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ. O resultado foi divulgado no dia 10 de março, tendo a UFRJ o maior número de projetos agraciados, 174 no total. Cada projeto terá 36 meses para ser desenvolvido.

Entres os contemplados estão os professores Eduardo Antônio Barros da Silva do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL), João Carlos dos Santos Basílio do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), Marcelo José Colaço e Thiago Ritto do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), e Susana Beatriz Vinzon do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA).

A avaliação dos projetos pela Faperj levou em conta o mérito técnico e/ou científico, o potencial de inovação e viabilidade da proposta, a adequação dos métodos e do cronograma de atividades, e a qualificação do proponente em relação às atividades previstas, entre outros fatores.

Confira os projetos selecionados:

Processamento de Sinais Multimídia UFRJ
Autor: Prof. Eduardo Antônio Barros da Silva (Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação)

Desenvolvimento de estratégias de segurança na transmissão de dados visando a efetiva implementação da internet das coisas na Indústria 4.0
Autor: Prof. João Carlos dos Santos Basílio (Departamento de Engenharia Elétrica)

Técnicas híbridas de otimização e problemas inversos aplicados a problemas de engenharia e ciências térmicas
Autor: Prof. Marcelo José Colaço (Departamento de Engenharia Mecânica)

Quantificação de incertezas e modelagem estocástica em dinâmica estrutural
Autor: Prof. Thiago Ritto (Departamento de Engenharia Mecânica)

Orla sem lixo: da intercepção à reciclagem do lixo flutuante com soluções baseadas na natureza e inclusão social
Autor: Prof.ª Susana Beatriz Vinzon (Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente)

*Modificado em 09/04/2022

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Equipes de competição da UFRJ e Fluxo Consultoria abrem seleção para novos membros

Publicado em: 10/03/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Com o início do ano letivo se aproximando, as equipes de competição da UFRJ e a empresa júnior Fluxo Consultoria retomam os seus processos seletivos na busca de novos integrantes. É a oportunidade que alunos, de qualquer período, têm para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver uma série de habilidades fundamentais para a trajetória profissional, antes mesmo de ter uma experiência de estágio.

Abaixo, o calendário e mais informações sobre os processos seletivos para este primeiro semestre de 2022:

Minerva Baja UFRJ
https://www.facebook.com/minervabajaufrj
Inscrições abertas até 14 de março. Serão abertas de 10 a 15 vagas para Engenharia e Desenho Industrial.

Mensagem da equipe: “Nossa equipe busca indivíduos com sede em aprender e desenvolver um projeto sensacional. Dentro da equipe o aluno desenvolve diversas habilidades que são extremamente importantes para o mercado de trabalho. O trabalho em equipe, a responsabilidade, a engenharia na prática são exemplos de tais habilidades.”

Fluxo Consultoria
https://www.facebook.com/fluxoconsultoria
Inscrições abertas até o início de julho para interessados de todas as engenharias da Politécnica e da EQ, Química Industrial e Arquitetura. Serão oferecidas de 40 a 60 vagas em todas as coordenações da empresa, com oportunidade de trabalho nas áreas de gestão.

Mensagem da equipe: “Na Fluxo, você será capaz de desenvolver habilidades muito importantes para o mercado de trabalho, justamente pela vivência empresarial da qual você tem oportunidade de participar. Fazemos projetos reais e por isso buscamos entregar nosso melhor sempre.”

UFRJ Nautilus
https://www.facebook.com/ufrjnautilus
Inscrições abertas até o dia 8 de abril. Serão abertas 20 vagas para alunos de qualquer curso da UFRJ.

Mensagem da equipe: “A UFRJ Nautilus é uma equipe de competição de veículos autônomos que preza pela interdisciplinaridade, contando hoje com membros de todos os Centros da UFRJ, e pelo trabalho em equipe. Dentro da Nautilus o membro tem a oportunidade de desenvolver tecnologia de ponta em dois projetos distintos: drones autônomos e AUVs (veículos autônomos subaquáticos). Além de adquirir habilidades específicas de acordo com as áreas escolhidas, o membro também pode desenvolver suas soft skills em trabalho de equipe, liderança, comunicação e proatividade.”

MinervaBots
https://www.facebook.com/MinervaBots
Inscrições abertas até o final de março. Sem limite de vagas e aberto a estudantes de qualquer curso da UFRJ, sem restrição em relação ao período ou nível acadêmico (graduação ou pós graduação).

Mensagem da equipe: “Participar da MinervaBots é uma oportunidade de aprender na prática diversos conteúdos e conceitos que são vistos na sala de aula. Nossos membros possuem a oportunidade de desenvolver soft skills, hard skills e outras habilidades que só seriam possíveis no mercado de trabalho. Nosso foco é participar de competições de robótica como IronCup e RSM Challenge, confeccionando robôs de diversas categorias diferentes, atuando nas áreas de mecânica, eletrônica, programação e marketing; tendo como principais valores o Trabalho em Equipe, a Paixão por Vencer e o Espírito de Dono.”

Icarus UFRJ
https://www.facebook.com/Icarus.ufrj
Inscrições abertas até o final de março. Serão abertas cinco vagas para alunos de qualquer curso da UFRJ. Podem participar alunos da Escola Politécnica, CCMN, Escola de Belas Artes e pro curso de Administração.

Mensagem da equipe: “Fazer parte da equipe é se desenvolver intensamente de maneira profissional, já que simulamos a experiência de uma empresa. O conhecimento prático da sua área de atuação, trabalho em grupo, uma melhor organização, além do networking são algumas das oportunidades que incluem participar da Icarus”.

Equipes de competição reúnem estudantes de diversas unidades da UFRJ
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Fundação Rio-Águas recomenda livro de professores da Politécnica-UFRJ

Publicado em: 08/03/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas) listou em
suas páginas oficiais cinco publicações consideradas indispensáveis sobre drenagem
urbana, que são referência para a Engenharia e que abordam conceitos seguidos pelo
órgão em projetos e obras de controle de enchentes e alagamentos. Entre os títulos
selecionados está o livro “Drenagem Urbana: do Projeto Tradicional à
Sustentabilidade”, de autoria dos professores Marcelo Miguez e Osvaldo Rezende da
Escola Politécnica da UFRJ, e da professora Aline Veról da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da UFRJ.


Segundo o professor Miguez, o livro – premiado em 2016 na categoria “Engenharias,
Tecnologias e Informática” do 58º Prêmio Jabuti – foi desenvolvido para abordar o
projeto do sistema de drenagem, de forma integrada, buscando entender seu histórico
evolutivo, até chegar ao conceito de gestão do risco de cheias e cidades resilientes.


“Com essa abordagem, que vai também do conceitual ao prático, o projeto tradicional
de drenagem é inicialmente apresentado, juntamente com uma revisão de hidráulica
de canais e de redes, para dar o suporte técnico necessário para a avaliação de
projetos, para a realização de diagnósticos e para preparar o leitor para este tipo de
dimensionamento, como uma das ferramentas que pode ser integrada em uma
solução mais abrangente”, explicou o professor da Politécnica-UFRJ.


O livro traz em suas mais de 380 páginas discussões sobre a conceituação e a
introdução de técnicas compensatórias em projetos considerados de baixo impacto,
articulando estas soluções com a paisagem urbana e com medidas preventivas de
planejamento e controle de uso do solo, no intuito de oferecer alternativas para a
solução do problema de inundações urbanas.

Capa do livro “Drenagem Urbana: do Projeto Tradicional à Sustentabilidade”
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Politécnica-UFRJ conta com nova Seção Estudantil para atender estudantes da Mecânica

Publicado em: 21/01/2022 Escola Politécnica da UFRJ
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Seção prevê programação diversificada ao longo de 2022. Primeira palestra está confirmada para acontecer no dia 25 deste mês

Uma nova seção estudantil foi criada na Escola Politécnica da UFRJ: a ASME UFRJ. O grupo, formado por estudantes da Engenharia Mecânica, terá a partir deste ano a missão de realizar atividades para educar e divulgar conhecimentos e oportunidades na área da Engenharia Mecânica, além de disseminar o incentivo à associação junto à ASME – American Society of Mechanical Engineers.

Antes mesmo de sua oficialização, que aconteceu no dia 17 de dezembro, um grupo de estudantes já se movimentava para estruturar a seção. Em julho, a aluna de Engenharia Mecânica Sarah de Oliveira foi eleita representante do Brasil no grupo de estudantes regionais da ASME América Latina & Caribe. Em seguida, Sarah iniciou contatos com outros alunos, que prontamente demonstraram interesse em iniciar esta organização estudantil, dando força à proposta.

Estudantes da Engenharia Mecânica que participam da ASME UFRJ

“Para os estudantes, além de ser uma oportunidade de se desenvolverem em diversas áreas, sejam elas interpessoais ou acadêmicas, também representa a ambição de imprimir sua marca na história como os primeiros a representar uma organização internacionalmente reconhecida no seu país, dentro de sua faculdade, o que é um grande motivador e uma enorme fonte de orgulho para a equipe”, destacou Sarah, que está cursando o sexto período.

A criação de uma seção estudantil também dependia de um professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Politécnica-UFRJ, que fosse associado à ASME, para ocupar o cargo de orientador, sendo o responsável por responder junto à associação americana pelas atividades exercidas pelos estudantes. O grupo fez o convite ao professor Marcelo Savi, que aceitou a missão.

“Essas iniciativas inserem os alunos em um contexto mais global e amplo. A inserção global trará um senso mais crítico sobre as várias facetas da engenharia. Às vezes, eles ficam restritos a ideias de estágios que, de fato, acrescentam pouco para a formação deles. Isso acaba fazendo eles trocarem atividades interessantes realizadas dentro da Universidade por estágios que pouco acrescentam. O senso crítico permite mais rigor para avaliar as oportunidades que realmente valem a pena e permitem que tracem caminhos mais desafiadores”, avaliou o professor.

A programação de eventos prevê a realização de palestras, visitas técnicas, ciclo de debates, participação em competições ASME e congressos, organização de semanas acadêmicas e engajamento nas redes sociais. Além disso, o grupo já se organiza para a próxima edição do ASME E-Fest – evento composto de sessões de desenvolvimento de carreira e profissional, competições digitais, que ocorrerá em março deste ano, virtualmente, devido às condições pandêmicas atuais.

A agenda terá início neste dia 25, às 19h, com a palestra do egresso da Politécnica-UFRJ e fundador da Maker Factory, Pedro Accioly. Ele falará sobre “Manufatura Aditiva na Engenharia Mecânica” e compartilhará a sua experiência e visão deste nicho de mercado, em transmissão ao vivo pelo canal da Seção Estudantil no YouTube.

Mais informações sobre a ASME UFRJ também podem ser visualizadas em suas páginas do LinkedIn e Instagram. Abaixo, a lista de membros e seus respectivos cargos na Seção:

Sarah de Oliveira – Presidente
Henrique Costa – Vice Presidente
Gabriel Henrique – Secretário
Lucas Lanes – Diretor Institucional
Victor Rodrigues – Membro da diretoria Institucional
Renato Rosa – Membro da diretoria de eventos
Larissa Muche – Membro da diretoria de eventos
Beatriz Lopes – Diretora de eventos
Caio Mayron – Membro da diretoria de eventos
Lucas Hernani – Membro da diretoria de eventos
Alison Santos – Membro da diretoria de eventos
Bernardo Leal – Membro da diretoria de eventos
Monizi Couto – Membro da diretoria de Comunicação
Vinícius Brasil – Diretor de comunicação
Carolina Esporcatte – Membro da diretoria de comunicação
Mateus Bastos – Membro da diretoria de comunicação
Bruna Oliveira – Membro da diretoria de comunicação
Thiago Louzada – Membro da diretoria de comunicação