Roberto Medronho e Cássia Turci assumem Reitoria da UFRJ

Publicado em: 16/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Na presença de autoridades, professores, pró-reitores, ex-reitores, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes do Governo Federal, Roberto Medronho e Cássia Turci assumiram no último dia 4 a gestão da maior universidade federal do país, a UFRJ, em cerimônia oficial de transmissão de cargos de reitor e vice-reitor. O evento aconteceu no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da UFRJ, com transmissão ao vivo pelo canal da UFRJ no YouTube.

Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

A abertura do evento teve discursos de representantes do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata (DCE), da Associação de Pós-Graduandos (APG), do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFRJ (Sintufrj) e da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj).

Ter uma UFRJ mais conectada com o Rio e o Brasil é uma das prioridades da nova Reitoria. “Precisamos estreitar mais a relação com a sociedade. O melhor combate às fake news se faz pela disseminação de informação útil e relevante. Precisamos formar cidadãos comprometidos com a transformação social e não apenas profissionais para o mercado de trabalho”, disse Medronho.

Está entre os planos da nova Reitoria a modernização da graduação. “Para tornar o processo de aprendizagem cada vez mais participativo e inclusivo, precisamos incentivar a utilização de metodologias ativas de ensino. É necessário que encantemos os estudantes para a magia do conhecimento e mostrar que, dessa forma, podemos transformar esta sociedade profundamente desigual”, continuou o novo reitor.

A vice-reitora Cássia Turci acrescentou outro ponto que é tido como prioridade para a nova gestão: a infraestrutura. “Vemos como fundamental investir na infraestrutura física para tornar os ambientes de ensino-aprendizagem, de pesquisa e administrativos mais adequados a uma universidade do porte da UFRJ”, salientou.

A cerimônia também contou com apresentações de Noca da Portela, Tira o Dedo do Pudim, Orquestra de Sopro da UFRJ e Violões do Museu.

Quem são Roberto Medronho e Cássia Turci

Roberto Medronho é professor titular da Faculdade de Medicina (FM) e foi coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É doutor e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz. Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Uerj e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da Faculdade de Medicina (FM) de 2011 a 2020 e também do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 (GT-Coronavírus) da UFRJ. É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Cássia Turci é professora titular do Instituto de Química. Foi decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. É doutora em Físico-Química pela UFRJ, com período sanduíche pela Universidade McMaster (Canadá), onde fez seu pós-doutorado. Mestre em Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem três especializações, dentre elas uma na área de Radiação pelo Centro Internacional de Física Teórica (Itália). A pesquisadora é graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Foi diretora do Instituto de Química de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017. Além disso, coordenou o Grupo de Trabalho Álcool, que funcionou durante o período crítico de covid-19 e produziu mais de 150 mil litros de álcool, gerando uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão aos cofres da UFRJ.