Semanas das Engenharias movimentam agosto e setembro na Politécnica-UFRJ

Publicado em: 16/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ

O segundo semestre começa com uma agenda repleta de atividades extracurriculares. Entre elas estão as semanas acadêmicas de Engenharia Ambiental, Metalúrgica e de Materiais, e Civil, com programações que incluem palestras, minicursos, visitas técnicas e concursos, entre outras atividades. As atividades são gratuitas.

Com o tema “Futuro Hídrico: um balde de água fria”, a XVIII Semana da Engenharia Ambiental traz, de 22 a 25 de agosto, debates sobre o panorama hídrico e abordará diversas realidades relacionadas ao uso e exploração desse recurso essencial, ao mesmo tempo que explora os vínculos culturais que conectam a humanidade ao meio aquático e sua importância fundamental para a biodiversidade.

Já a IX Semana Metalmat e Painel PEMM busca, de 28 de agosto a 1º de setembro, integrar estudantes, engenheiros, professores e empresas para discutir os desafios, oportunidades e perspectivas da área, bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos de pesquisa do DMM e do PEMM, a fim de complementar a formação dos participantes.

Também de 28 de agosto e 1º de setembro, a XVI Semana de Engenharia Civil traz um tema latente para o mundo da engenharia: “As transformações da engenharia e a formação de novos engenheiros”. Assim, será debatido o que há de novo em termos de competências técnicas e comportamentais que são essenciais e procuradas no mercado de trabalho. Durante os cinco dias de evento, os alunos poderão participar de minicursos, capacitações, competições e palestras com diversas temáticas, além de ter contato direto com as empresas que estarão presentes.

Confira abaixo a agenda e onde obter mais informações sobre cada semana acadêmica.

Semana da Engenharia Ambiental
Data: de 22 a 25 de agosto
Hora: de 9h às 16h
Local: D220 – Auditório André Rebouças, Centro de Tecnologia UFRJ
Site: https://www.instagram.com/ambientavel/

Semana da Metalmat e Painel PEMM
Data: de 28 de agosto até 1º de setembro
Hora: 8h às 16h
Local: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Centro de Tecnologia, bloco F, 2º andar.
Site: www.semanametalmat.org

Semana da Engenharia Civil