Calouros 2023.2 vivenciam programação especial em Semana de Acolhimento

Publicado em: 18/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A Escola Politécnica da UFRJ, através de seus diretores, coordenadores de cursos e veteranos, recepcionou 280 novos alunos durante a programação da Semana de Acolhimento aos Calouros 2023.2.

Ao longo dos dois dias de programação, foram apresentados a eles laboratórios, centros acadêmicos, equipes de competição, empresa júnior e organizações estudantis, além dos programas de intercâmbio, o projeto CASA – iniciativa que propõe dar suporte aos alunos no desenvolvimento social, pessoal e emocional, por meio de orientação psicopedagógico e acolhimento psicossocial, e o Escritório de Carreira e Empreendedorismo, um serviço com o qual alunos e ex-alunos da Politécnica-UFRJ podem contar para construção de suas trajetórias profissionais.

A Semana foi organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica. Mais informações no site www.calouros.poli.ufrj.br.

A seguir, alguns calouros falam da experiência vivida na primeira semana na Politécnica-UFRJ:

“Gostei muito da palestra/podcast com um representante da Visagio e das inúmeras oportunidades oferecidas. Cheguei com algumas dúvidas como por exemplo a respeito do estágio e todas elas foram tiradas e explicadas de uma maneira bem didática.” – Juliane Theodoro, caloura de Engenharia Civil.

“Foi uma experiência muito boa na UFRJ. O acolhimento foi bem agradável e receptivo e as primeiras aulas foram muito boas, com professores de excelência. A estrutura da universidade é muito boa onde nós temos tudo que precisamos para estudar com dignidade. Foi uma experiência incrível e estou muito ansioso para continuar e terminar meu curso e assim entrar no mercado de trabalho.” – Pedro Guilherme, calouro de Engenharia Naval.

“Foi fundamental para entender o papel da UFRJ na minha formação como engenheiro. Compreendendo a extensão universitária, as ferramentas educacionais e, em especial, como a POLI pode me dar suporte nesses próximos anos.” – João Gabriel, calouro de Engenharia Mecânica.

“Foi um momento importante de familiarização com ambiente universitário e essencial para facilitar a nossa chegada, para receber orientações sobre os cursos, conhecer as coordenações e as logísticas da instituição e, a parte mais animadora, saber sobre as oportunidades que a Escola Politécnica oferece para seus alunos. Após essa semana, me sinto bem mais segura e feliz em começar o curso já sabendo o que vou encontrar em sala. Foi algo que todos os calouros da maior do Brasil estavam ansiosos para ter.” – Ana Schenkel, caloura de Engenharia Eletrônica e de Computação.

“Desde a apresentação do campus até a gincana que uniu os alunos, cada momento foi cuidadosamente planejado para criar uma experiência muito boa. O carinho dos veteranos com essa recepção fez toda a diferença.” – Matheus Caputi, calouro de Engenharia Elétrica.

“Foi muito esclarecedora, sem ela eu estaria perdido. Foi fundamental para a socialização, conhecer os veteranos e colegas de período, além de ter um vislumbre das diversas atividade que temos acesso na Escola Politécnica e tirar dúvidas sobre o curso e as oportunidades oferecidas.” – Gustavo Santos, calouro de Engenharia de Computação e Informação.