Comitiva representa Escola Politécnica no 12º HydrolatinAmerica

Além de tratar das soluções para inundações urbanas, o encontro permitiu estreitar o relacionamento da UFRJ com universidade da América Latina

Publicado em: 11/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Uma comitiva formada pelos alunos de graduação da Escola Politécnica da UFRJ Beatriz Bahia Soares, Gabriel Lima Vieira, Henrique Michelotti Gama Barbosa, Hudson de Mello Neto, sob coordenação do professor Osvaldo Rezende, participou da 12ª edição da HydrolatinAmerica, realizada na Universidad Nacional del Litoral (UNL) e na Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas (FICH), em Santa Fé, na Argentina. O evento, que aconteceu no final de julho, proporcionou a integração entre estudantes latino-americanos, que debateram sobre modelagem matemática, soluções para inundações urbanas e melhoria da qualidade da água, por meio de palestras e oficinas.

De acordo com o professor, os alunos foram desafiados a lidar com problemas reais e apresentar soluções práticas para situações críticas relacionadas às cheias urbanas e a experiência internacional vivida por eles complementou a formação do conhecimento em Engenharia.

“Além de conhecerem novas ferramentas de modelagem computacional conhecidas em todo o mundo, assim como a metodologia envolvida por trás dos estudos para mitigação das inundações, eles também aprendem a enfrentar outros desafios como diferenças culturais, de idiomas, conflitos do trabalho em grupo com pessoas pouco conhecidas, além de dificuldades técnicas do próprio trabalho, como a disponibilidade de informações complexas e incompletas e prazos curtos para entrega de resultados”, destacou o professor Osvaldo Rezende.

Aluno do último período de Engenharia Civil, Hudson comentou que o interesse em trabalhar com cheias urbanas surgiu após cursar a disciplina de Mecânica dos Fluídos e que esta foi sua primeira experiência internacional para falar e estudar sobre o tema.

“Foi incrível trabalhar com pessoas que enxergavam o mesmo problema de forma completamente diferente. Considero que o ponto alto do evento foi o momento da apresentação, na qual tínhamos o nosso modelo pronto e pudemos expor tanto nossos acertos quanto os erros e explicar o motivo de cada decisão”, disse o aluno.

Colaboração com universidades argentinas

Durante a visita também foi reforçado o Protocolo de Intenção existente entre a UFRJ e a UNL e apresentadas as linhas de pesquisa que possuem sinergia com a FICH, englobando o Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Drhima), o Programa Engenharia Ambiental (PEA), o Programa de Engenharia Urbana (PEU) e a “Cátedra UNESCO de Drenagem Urbana de Cidades em Baixadas Costeiras”, dentre elas: modelagem matemáticas de inundações, gerenciamento de risco de inundações, saneamento, cidades resilientes e soluções baseadas na natureza na drenagem urbana.

Ainda foi sugerida pela comitiva a elaboração de um estudo de modelagem de cheias para a cidade de Santa Fé, utilizando o MODCEL, modelo desenvolvido na UFRJ, através do professor da Escola Politécnica Marcelo Miguez, e a construção de um Acordo Específico de Cooperação e um Plano de Trabalho, envolvendo atividades de mobilidade acadêmica (graduação e pós-graduação) e de docentes, além de missões de curta duração para pesquisa conjunta e execução de eventos acadêmicos como seminários e workshops. “Já estamos com um documento avançado e os respectivos departamentos de Relações Internacionais estão trabalhando nos detalhes”, disse o professor.