Engenharia de Produção da Escola Politécnica celebra 50 anos

Publicado em: 18/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A Escola Politécnica da UFRJ, através do Departamento de Engenharia Industrial e a coordenação do curso de Engenharia de Produção, deu início a uma série de encontros em que professores e ex-alunos irão apresentar as contribuições do curso ao longo de seus 50 anos. A abertura do evento aconteceu no último dia 8 de agosto, no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia, com depoimentos de alunos da turma de 1973, primeira formada pela Politécnica-UFRJ.

Na ocasião, os ex-alunos trouxeram suas experiências de vida, principalmente no âmbito profissional, apresentando vivências em grandes empresas como a Casa da Moeda do Brasil e os Correios e também destacaram como o conhecimento do curso de Engenharia de Produção contribuiu para a carreira.

“O cenário de 50 anos atrás era de um processo desenvolvimento do país, uma época em que existia uma demanda grande de modernização das empresas estatais, que eram organismos que antes não tinham conotação de empresa. Nesse processo de transformação, muitos engenheiros de produção recém-formados foram contratados. O mercado de trabalho estava a pleno vapor, com muitas oportunidades. Foi uma conjugação histórica de uma série de fatores produtivos”, lembrou José Mauro Espírito Santo, que contou ao lado dos também ex-alunos José Rebelo e Luiz Augusto da Silva sua experiência com a nacionalização de insumos e processos industriais na Casa da Moeda do Brasil.

Uma avaliação comum entre os ex-alunos é de que o curso deu a eles uma forma de pensar de como solucionar um problema, olhar para uma situação como um sistema e como tentar otimizá-lo. Além disso, também desenvolveu neles a capacidade de se adaptarem ao longo do tempo apesar da evolução das ferramentas.

A modernização dos Correios também foi retratada pelos ex-alunos Eduardo Meireles, Sérgio Camilo e José Antônio Canellas, que trouxeram suas contribuições na criação do código de endereçamento postal, critérios de codificação, criação da Vaspex e Variglog e outras empresas de encomendas expressas.

“Este primeiro encontro foi um sucesso, superando as expectativas. Conseguimos reunir diferentes gerações do curso de Engenharia de Produção, com a presença de um público de todo estado do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo. Tivemos emocionantes lembranças, com destaque para a honra deles terem se formado na Escola Politécnica e carregarem todo conhecimento adquirido de humanidade e técnicas da Engenharia de Produção”, avaliou José Augusto Nogueira Kamel, professor do curso de Engenharia de Produção e também organizador dos encontros.

Estiveram presentes os professores Adriano Proença, Eduardo Jardim e Itiro Iida, e o professor Emérito da UFRJ, Carlos Cosenza, que compuseram a mesa. Os professores Juliana Baioco, atual chefe do Departamento de Engenharia Industrial da Politécnica, e Leonardo Navarro, superintendente do Museu da Escola Politécnica da UFRJ, também prestigiaram a iniciativa.

Carlos Alberto Nunes Cosenza, professor Emérito da Escola Politécnica, um dos responsáveis pela criação do curso da Engenharia de Produção.

O próximo encontro com diferentes gerações de alunos do curso de Engenharia de Produção será no dia 12 de setembro, das 9h às 13h, com palestras sobre o EloGroup, consultoria full-service que integra as competências de Tecnologia, Analytics e Gestão para tornar negócios estrategicamente digitais; e sobre Mulheres na Engenharia de Produção e no Mercado de Trabalho.

Já no dia 3 de outubro, às 9h, acontece um bate-papo com a Visagio, empresa que nasceu em 2003 no Parque Tecnológico da UFRJ como uma empresa de tecnologia e consultoria de gestão. Na sequência, às 11h, acontece a palestra “Como os cassetas conquistaram o planeta: um caso real de projeto do produto”, com os três ex-alunos Marcelo Madureira, Hélio de La Pena e Roberto Silva, que ficaram 30 anos com um programa em horário nobre da Rede Globo.

O ciclo de encontros se encerra com palestra da Stone, no dia 7 de novembro, em uma mesa sobre Economia Comportamental e Engenharia Sustentável. A festa de comemoração será no Clube Monte Líbano na Lagoa, no dia 21 de novembro.

Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/engpro50anos/?hl=pt-br