Ambientável discute perspectivas para a sustentabilidade do sistema alimentar no país

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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“Como a Engenharia Ambiental pode contribuir para pensar no desenvolvimento sustentável do país?”. A pergunta feita pela diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, na abertura da 14° edição da UFRJ Ambientável ecoou por toda semana do evento, encerrado no dia 30 de agosto. A partir do esforço de alunos de Engenharia Ambiental para promover a semana acadêmica, respostas relativas a um sistema alimentar sustentável – diretamente relacionado ao crescimento sustentável do país – vieram em forma de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos.O tema “Fome de Mudança: Alimentando o Ciclo de um Brasil Sustentável” procurou gerar reflexões sobre os atuais impactos causados pelo modo como a sociedade produz e consome seus alimentos, e apresentar soluções alternativas para esse cenário. Após participar das edições anteriores como ouvinte, desta vez a aluna Tamar Bakman, do 8° período, foi membro do time de organizadores da Ambientável. Para ela, a semana acadêmica é um meio de engajar o aluno a participar de debates que extrapolam as salas de aula. “Acho muito importante pensarmos no impacto da nossa alimentação. A gente se alimenta o tempo inteiro e não costuma pensar de onde vem o que comemos ou para onde vai o que descartamos”, comenta.Mudanças climáticas e a relação com a agropecuária, agricultura familiar, agroecologia, economia circular, geopolítica das abelhas, uso de agrotóxicos e descarte de alimentos foram apenas alguns dos temas explorados pelos palestrantes convidados. “Discutir os caminhos da alimentação é fundamental. Dentro desse ciclo perpassam vários assuntos de interesse, como uso do solo e da água, defensivos agrícolas, modais de escoamento, saúde, resíduos e economia. Ou seja, uma ótima oportunidade para discussão e aprendizagem”, afirma Monica Pertel, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental.Recentemente, a ONU disponibilizou um relatório onde alerta para a necessidade de reformular a forma como o mundo produz e consome alimentos, a fim de garantir uma sustentabilidade para o sistema alimentar até 2050. A previsão é que a população mundial chegue a 10 bilhões em 2050 e para que haja comida suficiente, mudanças urgentes devem ser feitas desde agora. O “Relatório de Recursos Mundiais: Criando um Futuro Alimentar Sustentável” revela que enfrentar esse desafio exigirá o fechamento de três lacunas: uma “lacuna alimentar” de 56% entre o que foi produzido em 2010 e os alimentos que serão necessários em 2050; uma “lacuna de terra” de quase 600 milhões de hectares (uma área quase duas vezes maior que a da Índia) entre a área agrícola global em 2010 e a expectativa de expansão agrícola até 2050; e um “gap de mitigação de gases de efeito estufa” de 11 gigatoneladas entre as emissões esperadas da agricultura em 2050 e o nível necessário para atender o Acordo de Paris para o clima.Para preencher as lacunas, o relatório pede ajustes significativos na produção de alimentos, bem como mudanças no consumo das pessoas. Desde o manejo da pesca silvestre até a quantidade de carne a ser consumida, o relatório fornece aos formuladores de políticas, empresas e pesquisadores um roteiro abrangente sobre como criar um sistema alimentar sustentável da fazenda até o prato.Fonte: https://nacoesunidas.org/relatorio-da-onu-pede-mudancas-na-forma-como-o-mundo-produz-e-consome-alimentos/
12/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ

Exposição de obras de arte feitas com resíduos eletroeletrônicos marca atividades do projeto LaWEEEda

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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Peças de computador, placas de vídeo e baterias transformadas em obras de arte, entre elas miniaturas de aviões, insetos, animais e até robôs. Com a proposta de chamar atenção para o reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos, o artista plástico Gilberto Vieira Mendes trouxe à Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) mais de dez esculturas e robôs feitos a partir de materiais reciclados, além de ministrar palestra e oficinas nos dias 4 e 5, que demonstraram o conceito de ensino e aprendizagem, com uso de tecnologia de baixo custo, para alunos e interessados no tema.

“O ser humano produz, em média, até 1,8kg de lixo por mês, e tudo o que você faz hoje, independentemente da área de atuação, deve ter como foco a preocupação com a sustentabilidade, por conta da conservação do planeta e porque a população já está mais consciente nas escolhas”, explica o artista.

Com a coordenação da professora Elen Pacheco, do Instituto de Macromoléculas e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ, a atividade fez parte do projeto LaWEEEda – Rede Latino americana e Europeia para Desenvolvimento, Pesquisas e Análise em Resíduos de Equipamentos Eletrônicos –, que no Brasil foi lançado pela Coppe/UFRJ e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Integrante do projeto, o diretor adjunto de Desenvolvimento Humano da Escola Politécnica, Ricardo Jullian Graça, reforça que a realização do evento também está principalmente vinculada ao interesse de sensibilização e capacitação de professores da Politécnica na utilização didática de resíduos eletroeletrônicos, através de novas metodologias de ensino.Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. Já o Brasil é o 4º país que mais produz lixo, com a produção de 11 milhões de toneladas, de acordo com o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, elaborado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).
12/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ

Poli-UFRJ promove workshop gratuito sobre mudanças climáticas

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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Nesta quarta-feira (4), às 10h, o embaixador mundial do Clima pela Climate Interactive, Eduardo Fracassi, ministra workshop sobre mudança climática na Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ). Alunos e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma sessão interativa de simulação de como as políticas podem impactar o sistema climático global, em tempo real. As inscrições são gratuitas.O World Climate é um simulador de políticas de mitigação de impactos climáticos, produzido pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT e utilizado por pesquisadores, órgãos governamentais e Ong’s. A ferramenta permite que as pessoas experimentem algumas das dinâmicas que surgem nas negociações climáticas da ONU, similar às existentes nos encontros da COP (Conference of the Parties), além e contribuir para o entendimento sobre como o controle de mudanças do clima pode abrir novas frentes de trabalho para pessoas e empresas.Engenheiro industrial, Fracassi também é facilitador online da Universidade de Boston, líder em Conscientização sobre Mudanças Climáticas no Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) – vencedor da competição Climate Colab MIT 2016 na categoria indústria. A proposta apresentada por sua equipe na ocasião foi implementada pelo governo argentino, ajudando a reduzir apagões em Buenos Aires no verão, quando há alto uso de ar condicionado.As inscrições podem ser feitas pelo site.Serviço:
Workshop World Climate – Mudanças ClimáticasDia: 4 de setembro
Horário: 10h às 12h30
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, bloco D – sala D220. (Centro de Tecnologia – UFRJ)
Inscrições gratuitas
03/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ

XIV Semana da Engenharia Civil da Poli-UFRJ abordou os desafios para a área no país

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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A 14° edição da Semana da Engenharia Civil, que aconteceu de 19 a 23 de agosto, teve abordagem multidisciplinar nas propostas de técnicas construtivas com foco nos desafios desta área no Brasil, bem como nas soluções para dificuldades já enfrentadas e o papel do engenheiro neste cenário.  Organizada por estudantes voluntários do curso de Engenharia Civil da  Poli-UFRJ, junto ao Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET – Civil), o evento contou com palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas, concursos e outras práticas que contribuem para a evolução acadêmica e profissional de alunos.

Ruan Sampaio Rodriguez, um dos organizadores da Semana da Civil, explica que um dos diferenciais desta edição foi a parceria com a Âmbar, empresa júnior da Engenharia Ambiental, para neutralizar a emissão de carbono do evento. Participando pela segunda vez da comissão organizadora, Elise Genaio, do 8° período, aponta outro diferencial: “Os temas vão se atualizando e se encaixando ao contexto político que vivemos, com foco também nas questões ambientais. Estamos sempre buscando o que está acontecendo no momento para trazer para a Engenharia”, comenta.

Paralelamente ao evento, os alunos puderam participar do III Contruquiz, um quiz com a temática da Construção Civil, e do V Concurso Construtora Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão da UFRJ, que testa as habilidades dos estudantes na construção de uma ponte com apenas 1kg de macarrão, capaz de suportar dezenas vezes, ou até mais, o seu próprio peso.

A equipe formada pelos alunos Murillo Melo Rodrigues Queiroz (6° período), Gabriela Alves Estrela (7° período), Pedro Henrique Melo Siqueira (8° período) e Pedro Bernardo Corrêa Lima (4° período) ganhou o primeiro desafio e cada aluno recebeu uma trena eletrônica. Já a equipe formada pelos alunos Polyanna Pascoal de Sousa Domingues (7° período), Jonas da Silva Chaves (7° período), Murillo Melo Rodrigues Queiroz (6° período) e Armando Santos Cerqueira Sobrinho (7° período) ganhou o V Concurso Construtora Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão da UFRJ, que conseguiu suportar um peso de 132 kg. Como prêmio, receberam um estágio de férias na construtora apoiadora do concurso.

No último dia, o engenheiro civil especializado em Gerenciamento de Projetos da Construtora Queiroz Galvão, Thiago Dias Pinto, falou aos alunos sobre as soluções aplicadas na nova ponte do Guaíba, no Rio Grande do Sul. O representante da Amanco, engenheiro civil e de segurança do trabalho Rafael Rodrigues fez palestra sobre sistemas plásticos para instalações hidrossanitárias.

Além disso, não só alunos de Engenharia Civil, mas também de arquitetura e áreas correlatas puderam participar de debates a respeito da resolução de problemas na Engenharia. “Acho que eu obtive muito conhecimento. A palestra que eu mais gostei foi a de segunda-feira, sobre a influência dos agentes na construção civil”, diz a aluna do 6° período da Eng. Civil, Luana de Jesus da Silva Lima.

Para Otto Corrêa Rotunno Filho, professor de Engenharia Civil da Poli-UFRJ e coordenador da Semana, ser protagonista do evento do porte da Semana da Engenharia Civil representa experiência única para os alunos. “Proporciona o empoderamento ao aluno de tomar para si os direitos e deveres de bem representar a Universidade na sua relação com o meio externo, estimulando interações com diversas instâncias da sociedade e, simultaneamente, permitindo melhor conhecer os mecanismos de funcionamento da instituição em que estudam. O enriquecimento social é mútuo e abrangente, beneficiando-se o aluno, a Universidade e a sociedade. Alunos mais experientes interagem com alunos mais jovens, fazendo a corrente do conhecimento e de experiências ser acionada e compartilhada.”
O professor destaca também o incentivo ao desenvolvimento de um senso crítico. “Deve-se apontar o estímulo do evento à formação do engenheiro intelectual, valor que é cultivado por alunos que participam da organização, comprometidos e socialmente engajados, tão necessários no atual contexto da vida nacional em que o Brasil demanda novas iniciativas, reinterpretações e ressignificados de papeis sociais desempenhados pelas diversas instituições públicas e privadas do país”.

02/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ

Semana da Elétrica movimenta a Poli-UFRJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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Com o tema “A Energia que Moverá o Brasil”, a Semana da Engenharia Elétrica Poli-UFRJ (SENEL) abordou diferentes trilhas de conhecimento. Entre os temas presentes: controle, automação e robótica, pesquisa, desenvolvimento e inovação, perspectivas do mercado de trabalho, sociedade e sustentabilidade, e sistemas de energia.  A comissão organizadora  contabilizou mais de 500 participantes.
 
Para o professor de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ e coordenador da SENEL, Robson Dias, a motivação do evento foi proporcionar ao aluno o contato com profissionais atuantes na área. “Nosso objetivo foi trazer o mercado para a universidade, mostrar as tendências da Engenharia e motivá-los no curso. Os membros da comissão organizadora ganharam muita experiência através das dificuldades e imprevistos. Tudo isso enriquece a formação do aluno e nos permite entregar para o mercado um engenheiro mais completo”, comenta.
 
Temas atuais, como fontes renováveis de energia, redes elétricas inteligentes, Internet das Coisas (IoT) e veículos elétricos, foram abordados durante o evento. “As expectativas de crescimento para o Brasil são altas e precisamos estar preparados para atender essa demanda crescente, sempre com a visão na sustentabilidade”, afirma o professor.
 
Como parte da programação, um novo projeto de medidores elétricos que detecta quatro tipos de fraudes foi apresentado pela Light aos participantes; além disso, os grandes desafios para a Engenharia foram abordados em uma palestra no último dia de evento por Nelson Martins e José Roberto Boisson de Marca, associados do IEEE e organizadores do Grand Challenges for Engineering no Brasil; os alunos também puderam se informar sobre oportunidades de estágio oferecidas pela Fundação MUDES e participar de outras diversas atividades. 
 
Ao refletir sobre o progresso da SENEL, o estudante Luiz Henrique Pinto Queiroga, do 6° período da Engenharia Elétrica e membro da comissão organizadora pela segunda vez, observou: “Nós melhoramos bastante nosso marketing e identidade visual, fizemos capacitações internas, mas o nosso grande diferencial foi conseguir palestrantes de relevância nacional”. 
30/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ

Especialistas trazem novidades sobre data science, segurança da informação e transformação digital na Semana da Engenharia Eletrônica e Computação da Poli-UFRJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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Hoje (26), a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) dá início a Semana da Engenharia Eletrônica e Computação, que ocorre até o dia 30. A atividade, organizada por alunos do Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM) prevê palestras e minicursos gratuitos dentro da temática “Inovação”. Aberto ao público, o evento será realizado no auditório do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ.A programação contará com palestrantes com experiência de mercado, que pretendem abordar os seguintes assuntos: “Data Science no mercado de Investimentos”; Transformação Digital e o papel de Data Science no BOCOM BBM; Programação de API em GraphQL; Transformando dados em resultados. E minicursos: Elixir; Robot OS; Segurança da informação; Excel; UBA; Node.js; Web Scraping; Sistemas de recomendação; Data Science; Scrum; GameDev com Godot; e Git.Abaixo, a programação completa do evento. Para participar é necessário fazer inscrição pela página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/SemanaDeEletronica/).Dia 26/8Minicursos:8h – 10h – Web Scraping
– Excel (Fluxo)10h – 12h – Sistemas de Recomendação
– VBA (Fluxo)13h – 17h – Data ScienceDia 27/8Palestras:10h – 12h – AI e Big Data na indústria da mídia –
Empresa: Globo
Palestrante: João Castellani13h – 15h – “Transformando dados em resultados”
Empresa: Intelie
Palestrante: Hubert Fonseca
Descrição: Análise e uso de dados em tempo real. Suas informações pessoais são coletadas para confirmação de presença no dia e horário da palestra e, eventualmente, emissão de certificado de comparecimento à mesma.16h – 17h – B2W e a Tecnologia Apoiando na Geração de Negócios Inovadores.
Empresa B2W Digital
Palestrantes: Ester Campos e Rodrigo Coelho
Descrição: Nessa apresentação iremos mostrar como a tecnologia apoia na criação de soluções inovadoras para os negócios da B2W. Venha conhecer as diversas áreas de atuação que temos na cia e as aplicações práticas do conhecimento que vocês, alunos, vem adquirindo e que são fundamentais para essa inovação.Minicursos:8h – 10h – Node (Fluxo)
8h – 12h – Blockchain (GTA – Gabriel Rebello)Dia 28/8Palestra:10h – 12h – “Programação de API em GraphQL”
Empresa: Funcional
Palestrante: Renato Ítalo Filizzola
Descrição: Programação de API em GraphQL em Node.
Workshop: Após a palestra, a partir das 13h, haverá um Workshop em forma de minicurso fornecido pela empresa sobre o assunto ministrado na palestra, sala a ser divulgada. Vagas limitadas e restritas a quarenta (40) dos participantes presentes.15h – 17h – Inovação aberta
Empresa: BUSS
Palestrante: André IkedaMinicursos:8h-10h – Arduino
10h-12h – SolidWorks
13h-17h – Programação de API em GraphQL em NodeDia 29/8Palestras:10h – 12h – Transformação Digital e o papel de Data Science no BOCOM BBM
Empresa: BOCOM BBM
Palestrantes: Federico Favero, Luiz Évora
Descrição: A transformação digital de uma organização financeira implica no aumento do volume e da variedade de informações disponíveis. Alia-se a esse cenário a crescente busca por decisões orientadas à dados. Na apresentação, além de explicar como a cultura de engenharia do BOCOM BBM vêm se desenvolvendo, os responsáveis pelas áreas de Data Science e Risco mostrarão alguns dos desafios enfrentados para se extrair valor de dados de naturezas distintas, assim como mensurar riscos do mercado financeiro.14h – 15h – “Data Science no mercado de Investimentos”
Empresa: NAVI
Palestrantes: Marcella Derze, Antonio Lobato, Carlos DominguesA Navi é uma gestora de recursos financeiros, com foco em inovação, que aplica tecnologia em análises quantitativas e qualitativas no processo de investimento. A apresentação mostrará como funciona a empresa, sua cultura e a arquitetura de dados que auxilia nas tomadas de decisões.Minicursos:8h-10h – Node (Fluxo)
10h-11h – Scrum (Fluxo)
13h-17h – Godot
15h-17h – GitDia 30/8Minicursos:8h-12h – Elixir
9h-13h – ROS (RobotOperating System)
13h-17h – Segurança da Informação
26/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ

Poli-UFRJ e Coppead lançam especialização centrada em empreendedorismo tecnológico

Publicado em: 26/08/2019 Escola Politécnica da UFRJ
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O Instituto Coppead de Administração da UFRJ e a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) estabeleceram uma parceria inédita para oferecer o curso de especialização Tech Management a partir de setembro. As aulas serão às quartas e sextas-feiras à noite no Centro do Rio, com conteúdo focado nas áreas de empreendedorismo e inovação, voltado aos interessados em desenvolver habilidades tecnológicas e de gestão e construir negócios de alto impacto.

“A parceria do Coppead com a Poli-UFRJ propiciou a criação de um programa de pós-graduação inovador. As oportunidades e desafios do mercado de tecnologia aumentaram a demanda por profissionais híbridos, que entendam de modelos de gestão e tecnologia simultaneamente. A busca por esse perfil tem crescido exponencialmente”, comenta o coordenador do curso Ney Cavalcante, professor do Coppead.

Para o professor da Poli-UFRJ Édison Renato Silva, também coordenador do curso, o diferencial importante do Tech Management é que ele tem dois focos. “Interessa tanto aos já envolvidos ou interessados na criação de startups tecnológicas quanto aos que focam no empreendedorismo corporativo de inovação tecnológica, ou seja, na criação de startups tecnológicas de empresas em que atuem ou queiram atuar”, assinala.

O Tech Management terá carga horária de 375 horas, durante 15 meses, com programa dividido em três fases que vão do entendimento de tecnologias e seu potencial de uso até o lançamento de modelos de negócios. “O enfoque é prático e baseado em projetos, com disciplinas, workshops e clínicas que vão contribuir para o desenvolvimento da solução”, explica o coordenador Ney Cavalcante.

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas em https://www.coppead.ufrj.br/pt/educacao-executiva/tech-management/.

Sustentabilidade do ciclo alimentar em foco na 14ª edição da Ambientável

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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A Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove entre os dias 27 e 30 de agosto, das 8h às 18h, a 14ª edição da Ambientável, semana acadêmica de Engenharia Ambiental, que promove o debate sobre os problemas ambientais e soluções criativas para o setor, a partir de palestras, workshops e minicursos. Aberto aos interessados, o evento é gratuito e será realizado no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão.Organizado por alunos de graduação em Engenharia Ambiental, o encontro tem como tema “Fome de mudança: alimentando o ciclo de um Brasil Sustentável” e recebe palestrantes de diversas instituições do país e profissionais de mercado.“É um momento importante para a interação entre os alunos, visitantes e palestrantes. A programação permite extrapolar os conteúdos do curso e viver novas experiências, fundamental na área ambiental. E discutir os caminhos da alimentação é fundamental. Dentro desse ciclo perpassam vários assuntos de interesse, como uso do solo e da água, defensivos agrícolas, modais de escoamento, saúde, resíduos e economia. Ou seja, teremos uma ótima oportunidade para discussão e aprendizagem”, destaca a coordenadora do evento, professora Monica Pertel.A cerimônia de abertura ocorre às 9h, no auditório André Rebouças, com a presença dos diretores da Escola Politécnica, profª. Cláudia Morgado, Escola de Química, profº. Eduardo Mach, da diretora acadêmica da COPPE, profª. Lavinia Borges, além da coordenadora do evento, profª. Monica Pertel e da representante do Grêmio Acadêmico da Engenharia Ambiental (GAEA), Maria Carolina Moreira.Na programação estão palestras sobre agricultura alimentar, mudanças climáticas, uso de agrotóxicos, processamento de resíduos orgânicos e modelo de negócio que promove a regeneração da floresta, e mesas-redondas sobre logística de distribuição e descarte de alimentos, entre outras. Os interessados podem conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site (http://ambientavel.poli.ufrj.br/).
22/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ

PEU/POLI participa do lançamento do AIR Centre no Parque Tecnológico/UFRJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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Foram inaugurados em 9 de agosto no Parque Tecnológico da UFRJ o  AIR Centre/ Rio de Janeiro e o Living Lab Rio, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor. Sediado no LAMCE/COPPE, o AIR Centre está aberto a todas as unidades da UFRJ, e o Programa de Engenharia Urbana (PEU/POLI) já participou da reunião inaugural, representado pelo Prof. Fernando Rodrigues Lima, e contando com o parceiro BRAFITEC há 8 anos, a UTC (Universitéde Technologie de Compiègne/França), representada pelo Prof. Gilles Morel.

A ponte entre a POLI, a UTC eo AIR Centre vem sendo conduzida por Leonardo Melo, Gerente de Relações Institucionais do Parque, e já conta com dois projetos em início de desenvolvimento: o Prof. Gilles desenvolve uma plataforma flutuante multipropósito (laboratório, sala de aula, expositor, etc), com apoio do LabOceano, da FAU e da EBA; e o Prof. Fernando desenvolve asimulação e logística emergencial para cheias urbanas, em parceria com as equipes do LAMCE e do LHC, com apoio do  Prof. Marcelo Miguez, também do PEU/POLI.

AIR Centre é um projeto que tem como objetivo promover novos conhecimentos sobre mudanças climáticas e questões relacionadas ao Oceano Atlântico, conectando tecnologias de águas profundas a tecnologias espaciais por meio da cooperação global.Com sede física nos Açores (Portugal), o AIR Centre congrega governos, universidades, centros de investigação e empresas internacionais. Já fazem parte do projeto Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, e como observadores, Reino Unido e África do Sul.

Living Lab Rio é um laboratório urbano aberto, voltado para aplicação, uso e estudo de soluções inovadoras que contribuem para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.  Está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e foi concebido em parceria com a Prefeitura e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar técnica e economicamente os impactos observados e possibilitar que seja replicado nas demais cidades do país.

22/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ

Semana Acadêmica da Mecânica aborda temas variados: de inovação a finanças pessoais

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
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A IV SEMEC – Semana de Engenharia Mecânica teve uma programação intensa, com encerramento movimentado. No último dia de evento (16/8), ocorreram palestras sobre a mecânica do transporte público, a visão de uma multinacional líder mundial do mercado, mesa-redonda sobre carreiras e o papel da Engenharia, além de capacitações na área.Ao longo da semana, os alunos também puderam refletir sobre o impacto social da Engenharia Mecânica no dia a dia  a partir de palestras com o professor da Poli Marcelo Savi, da Equipe Tupã e do diretor de pesquisa do CEFET, Pedro Pacheco; ouvir de representante da L’Oréal como a inovação e o desenvolvimento sustentável podem ser priorizados; participar de visita técnica à fábrica da Coca-Cola para conhecer o processo de fabricação e embalagem dos produtos da marca; visitar o Laboratório de Acústica e Vibrações (LAVI) da Poli-UFRJ; e aprender sobre investimentos e finanças pessoais com o minicurso da DOMINAR; entre outras atividades.O professor Fernando Castro Pinto, diretor de Tecnologia e Inovação da Poli-UFRJ, destacou o comprometimento dos alunos com o aprendizado da Engenharia Mecânica em suas diversas facetas. “A programação permitiu aos participantes entenderem como esta Engenharia se insere em diversos temas e problemas atuais”. 
  
20/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ