Professor da Politécnica palestra sobre 5G no país em reunião anual da SBPC

Publicado em: 08/07/2021 Escola Politécnica da UFRJ

O governo brasileiro afirma que até 2022 já terá implantado a rede 5G – tecnologia que promete oferecer uma conexão mais rápida e econômica para os mais diversos serviços. Mas, apesar da boa notícia, ainda há um impasse entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a implantação da tecnologia para redes móveis e de banda larga, que faz com que Brasil fique atrás de mais de 60 países que já iniciaram o processo de mudança.

“A rede 5G é importante porque poderá dar conta de mais dispositivos conectados simultaneamente, tendo em vista que isso será uma tendência cada vez maior no mundo. Além disso, a tecnologia influenciará bastante o ambiente de negócios e oportunidades de empregos das gerações vindouras, e todas as grandes empresas de tecnologia estão de olho nessa situação”, avalia o professor Paulo Sérgio Ramizez Diniz, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL) da Politécnica-UFRJ.

Dada a importância do assunto, a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), trará a mesa-redonda “5G e a sua Implementação no Brasil (SBMO, SBMag, SBrT e SBA – Automática)”, com participação do professor Paulo Diniz, juntamente com os professores Leopoldo Rideki Yoshioka, da Universidade de São Paulo (USP), e Aldebaro Klautau, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Entusiasmado com os benefícios dos avanços tecnológicos e seguro do potencial da engenharia no país, o professor Paulo Diniz critica a demora da implantação do 5G: “O Brasil precisa urgentemente ter uma participação mais ativa na criação de novas ideias para não ficar atrás do resto do mundo. Nossos engenheiros e cientistas são criativos, mas não têm acesso adequado a recursos para competir internacionalmente. Perde-se muito tempo com discussões políticas e lobbies que não atendem o interesse do país, e isso impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.

A transmissão da mesa-redonda com participação do professor Paulo Diniz será no dia 21 de julho, das 14h às 16h, no canal da SBPC no YouTube. O tema geral da reunião da SBPC este ano é “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade” e ela acontece do dia 18 ao 24 deste mês.