Confraria da Civil: foco no aperfeiçoamento e na integração

Publicado em: 21/06/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Muito adequado ao universo da engenharia civil, “Construindo o Futuro” é o nome da chapa que está à frente da Confraria Acadêmica da Civil (CACiv) desde fevereiro. É motivo de orgulho para o grupo de quase 20 integrantes desta representação estudantil o fato de ter sido a eleição com o maior número de votos registrado numa eleição para a CACiv desde a sua recriação em 2015, depois de alguns anos de inatividade.

Num universo de cerca de 900 alunos, foram eleitos com 175 votos, numa eleição com 179 votantes. A média anterior era em torno de 120. Isso significa que está havendo maior participação do corpo discente.

“Nos elegemos com uma proposta que segue a linha das chapas anteriores, buscando aperfeiçoar a qualidade da gestão discente e ampliar os horizontes dos estudantes, tentando aproximar o mercado da construção civil à universidade. Temos uma visão de que enquanto estudantes precisamos nos desenvolver, profissional e pessoalmente, constantemente para ter um futuro cada vez mais perto da excelência”, conta Luiz Ramon, Diretor Geral da CACiv.

Ele explica que a estrutura da CACiv foi pensada de forma horizontal, e que o Conselho Diretor, composto de seis membros, é responsável por guiar e incentivar todo o corpo de integrantes da confraria. Cada diretoria conta com no mínimo dois assessores. Sendo que do total de integrantes, metade são mulheres.

“Entre nossas pautas atuais está a criação de um projeto de extensão a partir do qual possamos ter mais contato com a engenharia civil na prática, aumentando a gama de iniciativas já existentes nesse sentido. Este projeto já está em fase final de prototipagem”, diz Luiz Ramon.

Os membros da CACiv também procuram resolver reivindicações apresentadas pelos estudantes. “Atualmente, a maior parte das reclamações estão voltadas aos métodos avaliativos adotados por professores e por problemas logísticos e de adaptação enfrentados pelos docentes. Além de dúvidas sobre formatura, coordenação e outros assuntos pontuais”, diz Victor Hugo Trindade, Diretor de Ensino.

Em busca da ‘casa própria’

Luiz Ramon acrescenta que seu grupo está conversando com a direção da Politécnica para ter uma sede, o que no retorno à rotina de aulas presenciais possibilitará tornar o ambiente universitário mais aconchegante e acolhedor para todo o corpo discente da civil.

Enquanto a volta às aulas presenciais não acontece, a CACiv mantém a tradição de promover ações de aperfeiçoamento. “A promoção de visitas técnicas e palestras abertas com grandes empresas para fomentar e incentivar a qualificação, além de aproximar o mercado da construção civil aos estudantes, é marca da CACiv. Nosso desafio foi realizar de forma virtual e conseguimos promover palestras e também visitas técnicas em realidade aumentada, com a ajuda de uma empresa parceira”, explica o Diretor de Ensino.

Livia Medeiros, diretora de Comunicação, assinala que também promoveram internamente, com os integrantes da confraria, um evento teste com minicursos. “Em breve traremos para todo o corpo discente, por meio de nossas redes sociais, informações sobre o que estamos preparando.”

Atenção aos calouros

O time da CACiv tem procurado dar suporte aos calouros. ”A entrada na faculdade é um momento muito especial e tentamos inserir e integrar os novos alunos da melhor forma. Havia a tradição da recepção a eles ser organizada com apresentações, gincanas, caça ao tesouro e até festas, propiciando a integração. Conseguimos adaptar a maior parte das atividades por meio das plataformas virtuais, sempre tentando gerar o espírito de unidade nos novos discentes e tornar esse processo mais humano, de aluno para aluno”, conta Livia Medeiros.

Grandes feitos

Embora não tenha sido na gestão da Construindo o Futuro, vale destacar feitos que deixaram a Engenharia Civil da UFRJ conhecida nacional e internacionalmente, com participação da CACiv. Em 2018, com apoio da Politécnica-UFRJ, a confraria sediou no Rio, concomitantemente, o Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (ENEC) e o Congreso Latinoamericano de Estudiantes de Ingeniería Civil (COLEIC).

“A recepção de mais de 2.400 congressistas de diversos estados do país e das delegações latinoamericanas só confirmou a nossa competência para realizar grandes feitos e tem nos servido de energia desde então”, comenta Victor Hugo.

A CACiv busca manter ótimas relações de parceria com outras iniciativas estudantis, e está sempre aberta a auxiliá-las. “Trazemos algumas de forma mais próxima, como é o caso da Enactus e da Liga da Naval, que foram inspiração em vários costumes de gestão e estruturação interna, além da CAEP, confraria da Engenharia de Produção, a qual auxiliamos no seu processo de criação e até mesmo da Minerva Civil que, assim como nós, também busca o desenvolvimento do corpo estudantil da Civil-UFRJ”, diz Luiz Ramon.

Viagens e festas porque integração é fundamental

Uma tradição desde 2018 que os dirigentes da CACiv não veem a hora de retomar é a tradicional “Viagem de Férias”, que ocorre no final de cada período par, com destinos variados, e a famosa festa “Civil Mentiu”. “Acreditamos que essas ações de aproximação recorrentes, tanto com os calouros, como com os veteranos, são o caminho para uma Civil UFRJ mais unida e melhor”, comenta Livia Medeiros.

Na configuração atual, a chapa “Construindo o Futuro” tem mandato até novembro e pretende lançar candidatura na próxima eleição com renovação da diretoria, para concorrer com outras chapas que possam ser lançadas. E está aberta à participação dos alunos que queiram se integrar.

Composição completa da chapa “Construindo o Futuro”:
– Diretoria Geral: Luiz Ramon Favacho Rodrigues
Assessores: Thamy Dias Lucas e Beatriz Bernardo Da Silva
– Diretoria de Ensino: Victor Hugo Trindade da Silva
Assessores: Júlia Ferreira Fontoura e Suellen Costa
– Diretoria de Pesquisa e Extensão: Gabriella Silva Oliveira
Assessores: Leonardo Pinheiro, Márcia Christina Leandro Pacheco Lopes
– Diretoria Sociocultural: Rafael Silva Abreu
Assessores: Gabriel Hernandez Barros e Patrick Cruz
– Diretoria de Patrimônio e Finanças: Giovanna Ribeiro Consulmagnos
Assessores: Victor Aranha Caneca Moreno Fontes, Marcos d’Ornellas e Clara de Barros Lima Carreira
– Diretoria de Comunicação: Livia Medeiros da Silva Bonifacio
Assessores: Ian Saldanha Balona de Almeida e Ana Beatriz André da Silva Martins