Aluno da Politécnica é embaixador do World Nuclear Energy Day

Publicado em: 21/06/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Vinícius Monteiro, aluno do décimo período de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica, recentemente se tornou embaixador na América do Sul do World Nuclear Energy Day, após responder a uma chamada da organização do evento. Ele tem a missão de articular uma programação de atividades que aumentem a conscientização sobre as contribuições positivas que os sistemas de energia nuclear fazem à sociedade. O evento será realizado no dia 2 de dezembro, com ações simultâneas em diferentes países.

A participação no evento é voluntária e a organização das ações conta com a contribuição dos alunos Igor Monsueto, Gabrielly Carvalho, João Pinto, Daiana Ribeiro, Samara Mendes e Andrey Thomé, e apoio de todo o corpo docente do Departamento de Engenharia Nuclear.

“Estamos planejando fazer palestras, workshops, lançar vídeos curtos e criar publicações informando o público sobre o assunto. Temos tido reuniões mensais com embaixadores de outros países para alinharmos outras ações, lembrando sempre em consideração a situação pandêmica”, contou o aluno

Segundo a coordenadora do curso, professora Andressa Nicolau, embora  recente, criado em 2020, o evento  é uma ótima oportunidade de difundir informações sobre a área nuclear. “A energia nuclear ainda é um tabu e vista como algo ruim.  Será importante nosso curso participar dessa iniciativa de mostrar as virtudes e os benefícios da energia nuclear”.

A data foi escolhida para reconhecer o primeiro reator nuclear de Fermi, denominado Chicago Pile-1, sendo também o primeiro a criar uma reação em cadeia autossustentável, em 2 de dezembro de 1942.

Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com os alunos envolvidos. Outras informações sobre o World Nuclear Energy Day estão disponíveis em: https://worldnuclearenergyday.org/.

Superação pessoal

Diagnosticado com síndrome de Asperger (transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência), em 2019, Vinícius encara o evento como um grande desafio pessoal.

“Estou me superando cada vez mais para poder interagir com pessoas desconhecidas e receber algum tipo de atenção. São coisas que jamais faria anos atrás. Estou encarando como uma grande superação, pensando na importância da energia nuclear na nossa sociedade e espero inspirar os outros alunos a fazer o mesmo”, disse o aluno.