Retrospectiva 2022: confira as premiações que foram notícia

Publicado em: 31/03/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Os estudantes da Escola Politécnica alcançaram importantes premiações em 2022. Seus conhecimentos e capacidades de solução de problemas, inovação e empreendedorismo foram colocados à prova.

• Os estudantes Pedro Pimentel, Mariana Meirelles e Virgínia Torres, da Escola Politécnica, e Rodrigo Savi, da UniRio, fizeram parte das cinco melhores equipes do mundo, em etapa do Invent for the Planet, um desafio de 48 horas para gerar ideias que possam mudar o mundo. Leia!
  • A equipe PetroTeam UFRJ conquistou pela décima vez o campeonato nacional de Petrobowl – desafio de conhecimento sobre a indústria do petróleo. A competição consistiu em um jogo tipo quiz (perguntas e respostas), envolvendo questões acadêmicas e não acadêmicas (ano da ocorrência de algum evento, nomes de CEO’s, eventos históricos, entre outras). Leia!
  • A UFRJ Nautilus deu um passo importante no desenvolvimento de drones autônomos. A equipe conquistou a 12ª posição em competição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas. Realizada pela primeira vez, a prova aconteceu remotamente e contou com a participação de mais de 50 equipes representando universidades da Europa, da Ásia e das Américas. Leia!
  • Seis estudantes de Engenharia Civil da Escola Politécnica e dois da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ conquistaram o 1º lugar no Concurso Mobilidade Sustentável na Cidade Universitária da UFRJ. O edital previa a elaboração de projeto das estações e via elevada para o trem de levitação magnética (MagLev-Cobra) na Cidade Universitária da UFRJ, além do paisagismo e revitalização do entorno do projeto. Leia!
  • As iniciativas do “Engenhando a Cidade” – projeto liderado pelos alunos da Escola Politécnica Francisco Victer, Yan Monteiro e Severino Virgínio, conquistaram dois prêmios importantes: “Ilha 455 Anos” e “Edson Luís”, concedidos respectivamente pelo Polo Cultural Ilha e pela Prefeitura do Rio. Os reconhecimentos foram dados a eles pelas intervenções realizadas na Ilha do Governador. Leia!
  • A ativista e egressa do curso de Engenharia Ambiental Thaiane Maciel conquistou reconhecimentos do Women of the Future Programme (WOF) e da Unesco, com o Canal Novo Mundo – projeto que tem como objetivo oferecer educação e conscientização ambiental de forma fácil e acessível. As cerimônias de premiação aconteceram nas sedes da Bolsa de Valores de Londres e da Unesco, em Paris. Leia!
  • Os alunos da Engenharia Naval e Oceânica Lucas Cavalcante, Marcelo Nagata e Renato Gonçalves foram premiados por uma das principais organizações de classificação de navios do mundo, o American Bureau of Shipping (ABS). Além dos estudantes terem o desempenho reconhecido, também dividiram a quantia de 2,5 mil dólares. Leia!
  • Seis estudantes da Escola Politécnica foram contemplados com o X Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos por suas produções acadêmicas. O reconhecimento é dado aos melhores trabalhos nas categorias graduação de nível superior e médio-técnico, mestrado e doutorado. Leia!
  • Os alunos e também bolsistas de graduação do Programa de Recursos Humanos em Planejamento Energético e Ambiental em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-41/ANP) Caio Rodrigues e Douglas Lopes, juntamente com três alunos da Escola de Química da UFRJ, venceram o desafio acadêmico do Rio Oil & Gas 2022. Leia!
  • Pela sétima vez, o Capítulo Estudantil SPE/UFRJ conquistou o “Student Chapter Excellence Award”, prêmio de reconhecimento concedido anualmente pela Society of Petroleum Engineers (SPE) para cerca de 80 grupos estudantis de diversos países. Leia!