ONG criada por ex-aluna da Politécnica-UFRJ é premiada pela Women of the Future Programme (WOF) e pela Unesco

Publicado em: 14/11/2022 Escola Politécnica da UFRJ

A ativista e egressa do curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ Thaiane Maciel conquistou reconhecimentos do Women of the Future Programme (WOF) e da Unesco, com o Canal Novo Mundo – projeto que tem como objetivo oferecer educação e conscientização ambiental de forma fácil e acessível. As cerimônias de premiação aconteceram nas sedes da Bolsa de Valores de Londres e da Unesco, em Paris, em outubro.

Respectivamente, o WOF e o Unesco Green Citizens buscam valorizar mulheres que estão gerando impacto positivo na área de Environmental, Social and Governance (ESG) e estimular discussões e ações contínuas que possam acelerar a disseminação de ESG; e apoiar projetos de cidadãos comprometidos com a proteção do planeta.

Idealizado ainda na graduação, em 2020, o Canal Novo Mundo contou com a orientação dos professores Heloisa Firmo e José Henrique Barbosa. “Inicialmente era para ser um canal do YouTube que falasse sobre Meio Ambiente para simplificar termos técnicos, que muitas das vezes afasta a sociedade civil da possibilidade de agir em busca de um planeta mais saudável. Com o passar do tempo, o projeto foi ganhando novos adeptos, aumentando suas frentes de atuação e agora estamos colhendo os frutos desse esforço”, explica a ex-aluna da Politécnica-UFRJ.

Atualmente, o projeto soma mais de 250 ações socioambientais pelo Brasil e parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comlurb, Subprefeituras do Rio de Janeiro e o Cristo Redentor. Também já impactou cerca de 2 mil voluntários com as iniciativas e recolheu mais de 140 toneladas de resíduos.

Além das recentes conquistas, o projeto já recebeu o Selo Shell de Empreendimento Sustentável 2022 por ter comprovado a sustentabilidade, a conduta ética e a viabilidade do negócio; e venceu os prêmios de Melhor Filme do Festival Green Nation de Sustentabilidade, em 2016, e Minuto da Sustentabilidade, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, em 2021.

Eleita campeã do Clima pela ONU Brasil, Thaiane também foi nomeada Agente Verde da Comlurb – Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, e diretora da ONG Alemã One Earth One Ocean no Brasil.

Para 2023, o Canal Novo Mundo prevê novas parcerias com empresas, institutos brasileiros e do exterior, além de trabalhar com escolas e com voluntariado corporativo para empresas, por meio de ações para integrantes e consultoria em sustentabilidade, a fim de melhorar as metas ESG das empresas. “O próximo ano será de muito trabalho”, destaca Thaiane.

Relação com o Teatro

Além de se formar em Engenharia pela Politécnica-UFRJ, a jovem mantém desde pequena a carreira no Teatro. Para ela, a interdisciplinaridade do conhecimento foi fundamental para o sucesso do Canal.

“A UFRJ me deu toda a bagagem necessária para ampliar meus horizontes em relação às possibilidades de mitigação de problemas ambientais e o conhecimento teatral auxiliou bastante na minha carreira como engenheira e ativista. Tudo isso ajudou a comunicar melhor o que deve ou pode ser feito no dia dia, a conseguir empregos e entrevistas, e a ser clara no discurso. Acredito que quanto mais habilidades conseguimos agregar, melhor”, conclui.