Capítulo Estudantil SPE/UFRJ conquista pela sétima vez prêmio internacional

Publicado em: 03/06/2022 Escola Politécnica da UFRJ
No alto, da esquerda pra direita: Nayana Campos, Arthur Costa, Isabela Pena, Vinicius Anacleto, Thiago Brandão, Juliana Magaton e Pedro Simões. Na parte debaixo, Tami Takashi, Yan Nascimento, Breno Andrade, Emily Katarine, Ana Luiza Felippe, Daniel Carvalho, Gilles Dias, Fabricio Cano e Pedro Victor

Pela sétima vez, o Capítulo Estudantil SPE/UFRJ conquistou o “Student Chapter Excellence Award”, prêmio de reconhecimento concedido anualmente pela Society of Petroleum Engineers (SPE) para cerca de 80 grupos estudantis de diversos países. O resultado foi divulgado no dia 24 de maio, e conta também com a presença de outras universidades brasileiras, entre elas, UFAL, UFS, UFCG, UFPel, UFES, UFRN e FMU.

A avaliação do grupo, formado por alunos da Escola Politécnica da UFRJ, se deu após análise do “Annual Report” – relatório de atividades encaminhado à SPE. O comitê julgador avaliou o desempenho dos grupos ao longo de 2021 em critérios como a realização de simpósios, programas de pesquisa e cursos; apresentações técnicas; promoções de eventos de carreira, networking, mentoria e treinamento de soft skills; e engajamento de alunos e ex-alunos.

“Acredito que o nosso diferencial para a conquista foi a inovação e a diversidade das atividades. No último ano realizamos eventos de carreira como o 4º Workshop Oil Journey, eventos técnicos como a Primeira Semana de Energia da UFRJ e o paper contest, que teve como objetivo incentivar e valorizar a pesquisa a nível nacional. Além disso, mantivemos nosso envolvimento com a comunidade, realizando diversas campanhas de cunho social para conscientização ambiental e também para receber doações para ajudar ONGs”, comentou Pedro Simões, vice-presidente do Capítulo de Estudantil SPE/UFRJ.

A SPE é a maior organização de membros individuais que atende gerentes, engenheiros, cientistas e outros profissionais do segmento upstream da indústria de óleo e gás, tendo mais de 120 mil membros em 134 países. “Esses dados servem como base para afirmar que, dentro do processo de seleção das empresas, ter feito parte de um capítulo estudantil da SPE é um diferencial, principalmente ocupando cargos de liderança que foram reconhecidos positivamente no final da gestão com uma premiação a nível internacional”, avaliou a coordenadora do grupo, professora Juliana Baioco.