Alunos da Politécnica-UFRJ são premiados pela ABS

Publicado em: 07/11/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Os alunos da Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da UFRJ Lucas Cavalcante, Marcelo Nagata e Renato Gonçalves foram premiados por uma das principais organizações de classificação de navios do mundo, o American Bureau of Shipping (ABS), em cerimônia realizada no dia 16 de novembro. Além dos estudantes terem o desempenho reconhecido, também dividiram a quantia de 2,5 mil dólares.

Da esquerda para direita: Renato Gonçalves Ramos, Marcelo Massao Nagata e Lucas Cavalcante Clarino

A premiação tem como objetivo contribuir para a formação acadêmica e profissional no campo da Engenharia Naval. Para o coordenador do curso de Engenharia Naval da Politécnica-UFRJ, Carl Horst Albrecht, “trata-se de um importante reconhecimento do trabalho, esforço e dedicação dos alunos, bem como do corpo docente e técnico administrativo da Escola”.

A indicação dos alunos foi feita por uma comissão composta por docentes que integram o Núcleo Docente Estruturante da Engenharia Naval e Oceânica, que avaliaram critérios como coeficiente de rendimento acumulado (CRA), participação em intercâmbio acadêmico internacional, trabalhos publicados e atividades complementares especiais (iniciação científica, estágio, monitoria, equipes de competição, entre outras atividades).

O que dizem os premiados:

“Estudar Engenharia na UFRJ é uma experiência desafiadora. Isto porque, somos constantemente convidados a nos colocarmos fora de nossa zona de conforto e a levar nossos limites cada vez mais adiante. É gratificante ter sido reconhecido por estes esforços diários.” – Lucas Cavalcante Clarino

“O prêmio foi uma surpresa muito gratificante e significativa para toda minha trajetória na graduação, e também por toda adaptação e amadurecimento pessoal que a cidade do Rio de Janeiro me proporcionou. Agradeço, ao corpo docente da Engenharia Naval pelo excelente trabalho realizado para a formação de profissionais de qualidade.” – Marcelo Massao Nagata

“Receber o prêmio é um forte indício que sigo no caminho certo. Mesmo passando por muitas dificuldades até aqui e sabendo que outras ainda virão, a conquista afirma que fiz uma boa escolha. Se eu pudesse dar algum conselho para quem acabou de entrar na UFRJ, certamente seria: siga em frente sem medo.” – Renato Gonçalves Ramos

*Atualizada em 17/11/2022