Notícias

Acolhimento e integração na recepção remota aos calouros de 2021.2

Publicado em: 16/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Diretores, coordenadores, professores, membros das representações estudantis e equipes de competição deram as boas-vindas aos cerca de 300 novos alunos da Escola Politécnica na Semana de Acolhimento aos Calouros de 2021.2. As atividades de recepção, visando a integração e interação dos novos alunos com a estrutura e o  funcionamento da Politécnica e da UFRJ, foram realizadas de forma remota de 8 a 12 de novembro e aconteceram quase integralmente no canal da Escola no YouTube. 

Apesar da distância imposta pela pandemia, esta terceira edição remota de recepção a calouros também foi acolhedora e animada como as anteriores. Organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Politécnica-UFRJ, o evento contribuiu para apresentar a Escola e dar muitas dicas para o melhor aproveitamento dos estudos e possibilitar uma experiência acadêmica exitosa aos novos alunos.  

No primeiro dia de Acolhimento, logo pela manhã, os calouros foram apresentados à direção da Escola Politécnica, com palestra de abertura da diretora, professora Cláudia Morgado, e ao Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng). À tarde, participaram de encontros virtuais com seus respectivos coordenadores de curso e colegas de turma. No segundo dia, ensino, extensão e inovação foram os principais temas das palestras matutinas, com apresentações de diretores adjuntos responsáveis por cada área e do Parque Tecnológico da UFRJ. Também as equipes de competição fizeram suas apresentações e explicaram como funcionam seus processos seletivos.

O CAEng promoveu as boas-vindas com um encontro de “Integração com as Engenharias” e palestra sobre o direito do estudante ao bilhete único universitário, no terceiro dia de evento, após palestras sobre intercâmbio e saúde mental na Universidade.

Os interessados em aprender como desenvolver as habilidades necessárias para o mercado de trabalho, tiveram a oportunidade de assistir à mentoria do Escritório de Carreira, no penúltimo dia da Semana de Acolhimento aos Calouros; que também teve uma oficina de organização dos estudos e um papo com o CAEng sobre diversidade na Engenharia. Através do Discord, os alunos também puderam conhecer as diferentes iniciativas de extensão na Escola Politécnica.

O último dia do evento destinou-se a tirar as dúvidas dos alunos sobre a graduação, como a inscrição em disciplinas e outras questões referentes ao ensino. Para desmistificar a matemática na Engenharia, quase sempre temida pelos alunos, foi realizada uma palestra explicando teorias e aplicações. No fim do dia, as confrarias e ligas estudantis de cada curso promoveram encontros virtuais com os ingressantes no Google Meet.

Para assistir as atividades on-line, basta acessar a playlist da Semana de Acolhimento aos Calouros 2021.2 no canal da Politécnica-UFRJ no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKTR1GVeWAuuLmknJJI8wD-Pr9WdQ6OIM

No site www.calouros.poli.ufrj.br, os ingressantes encontram materiais de suporte pedagógico, o Manual do Estudante e demais informações de interesse aos novos componentes do corpo discente da Escola Politécnica da UFRJ.

Notícias

Debate com candidatos à direção da Politécnica-UFRJ será no dia 18, às 18h

Publicado em: 16/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Na próxima quinta-feira (18/11), das 18h às 19h30, será realizado debate com os candidatos a diretor e vice-diretor da Escola Politécnica, no Canal da Escola no YouTube. Na disputa estão a professora Cláudia do Rosário Vaz Morgado, atual diretora da Escola, e o professor Edilberto Strauss, diretor adjunto de Ensino e Extensão, na Chapa 1; e na Chapa 2, o professor Walter Issamu Suemitsu, atual decano do Centro de Tecnologia, e o professor Célio Albano da Costa Neto, do Departamento de Eng. Metalúrgica e de Materiais.

Cada chapa terá 15 minutos para apresentar suas propostas para a gestão do quadriênio 2022-2026 e em seguida serão sorteadas seis perguntas do público a serem respondidas por um dos integrantes de cada chapa em 3 minutos. As regras para o debate foram publicadas pela Comissão de Consulta no site da Escola Politécnica. Leia aqui.

Outras informações sobre o Regimento e instalação da Comissão de Consulta nos links a seguir.

Regimento da Consulta para Direção da Escola Politécnica 2022-2026

Comissão da Consulta para Direção da Escola Politécnica 2022-2026

Notícias

Crea-RJ premia dez trabalhos científicos da Escola Politécnica

Publicado em: 16/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos contemplou dez trabalhos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da UFRJ, que foi uma das instituições de ensino com maior quantidade de prêmios conquistados, entre eles, um de mestrado pelo Programa de Projetos de Estrutura (PPE/UFRJ) e outros nove de graduação nas engenharias Civil, Ambiental, Eletrônica e de Computação, e Metalúrgica e Materiais. A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente no dia 11 de novembro, com transmissão pelo canal do Crea-RJ no YouTube.

Autores dos dez trabalhos contemplados pelo Prêmio Crea-RJ

O reconhecimento do Conselho busca aproximá-lo da comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores. “O prêmio não apenas intensifica o relacionamento do CREA-RJ com as instituições de ensino superior do estado, como também incentiva os estudantes a produzir estudos e projetos de alta qualidade em engenharia. Congratulo todos os alunos de graduação e pós-graduação contemplados nesta edição de 2021”, celebrou a coordenadora do curso de Engenharia Metalúrgica e Materiais, professora Adriana Rocha.

Já a coordenadora do PPE, professora Maria Cascão Ferreira, reforçou a importância da premiação. “Esta premiação representa um reconhecimento à alta qualidade e à inovação trazidas pelos trabalhos científicos e tecnológicos produzidos no âmbito das pesquisas nas universidades para a comunidade da prática da engenharia.

O que dizem os premiados sobre seus trabalhos:

1) Classificação dos estados de evolução microstrutural de tubos de reforma a vapor de diferentes composições químicas utilizando inteligência artificial – uma abordagem de end 4.0
Autor: Pedro Enrique Monforte Brandao Marques – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadoras: Prof.ª Gabriela Ribeiro Pereira e prof.ª Clara Johanna Pacheco

“Com o meu trabalho ajudei a aprofundar o domínio sobre modelos de predição baseados em inteligência artificial, uma área muito avançada em aplicações de engenharia nos países centrais, mas, em países periféricos como o Brasil, ainda em fase de crescimento. Fiquei muito feliz de poder contribuir com esse desafio, e arrisco dizer, com o que aprendi nesse trabalho, que o maior compromisso que um engenheiro pode ter com seu país é o de não se contentar com a dependência tecnológica em que vivemos, e ousar aprender, aplicar e formular as mais avançadas tecnologias para resolver os problemas que atingem a vida do nosso povo.”

2) Transformação martensítica induzida por deformação em aços inoxidáveis para aplicação automobilística
Autor: Ilusca Soares Janeiro – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadoras: Prof.ª Rafaella Martins Ribeiro e prof. Olivier Hubert

“Esse trabalho foi proposto inicialmente por uma empresa na França, que tem um cunho industrial, voltado para aços inoxidáveis. A liga que estudei será escolhida para ser aplicada como uma liga para fabricação de chassis de carro. A liga em si tem uma aplicabilidade certa para o mercado. Já submetemos um artigo, com os resultados obtidos até o momento. Ter esse reconhecimento me deixa muito feliz.”

3) Sistema inteligente para avaliação em tempo real da atenção dos condutores de veículos
Autor: Thiago Koster Lago – graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação
Orientador: Prof. Miguel Elias M. Campista

“Quando estou no trânsito (e não estou dirigindo) eu gosto de observar os outros carros ao meu redor, e sempre via pessoas digitando no celular enquanto dirigiam. Por mais que todos saibam que é perigoso, acabam usando. Então busquei implementar um sistema que alertasse o motorista quando estivesse desatento, mas que ao mesmo tempo permitisse o uso do celular quando o veículo estivesse parado em um sinal vermelho, por exemplo. Imagino que com a aplicação, teríamos uma redução no número de acidentes causados por distração do motorista. Porém como todo sistema de monitoração, imagino que a adoção seria um outro desafio.”

4) A importância de reservatórios de regularização e seus impactos na geração de energia
Autor: Mariana Argento Nunes – graduação em Engenharia Ambiental
Orientadores: Prof.ª Heloisa Teixeira Firmo e prof. Luiz Guilherme Ferreira Guilhon

“O objetivo do meu trabalho foi ponderar os serviços prestados por hidrelétricas e barragens e apresentar os aspectos negativos de impactos sociais e ambientais. É triste que estejamos vivenciando um período hidrológico tão crítico, mas fico feliz que o assunto vem ganhando cada vez mais relevância. Não se pode pensar em um futuro de adaptação às mudanças climáticas, descarbonização, segurança hidroenergética e até mesmo alimentar sem reservatórios.”

5) Proposta de urbanização de área na região do campo de Gericinó, como base de apoio a um desenvolvimento urbano sustentável
Autor: Ronan de Oliveira Pereira Bezerra – graduação em Engenharia Civil
Orientadores: Prof. Virgílio Noronha Ribeiro da Cruz; prof. Marcelo Gomes Miguez e prof.ª Bruna Peres Battemarco

“Busquei desenvolver um projeto como proposta de haver uma urbanização que siga a premissa da sustentabilidade, que possua muitas áreas verdes, parques, que servirão como lazer e como amortecimento das chuvas, que ajude na demanda habitacional da região do campo de Gericinó, que pertence a Nilópolis, na Baixada Fluminense, e que possa ser um novo polo gerador de emprego, diminuindo o tempo de viagem dos moradores da região e aumentando sua qualidade de vida. Uma urbanização planejada em uma área sensível evitaria a urbanização irregular que tanto vemos na região metropolitana do Rio.”

6) Mapeamento e avaliação preliminar da duração das principais etapas do processo de descomissionamento de um FPSO
Autor: Laura Antonioli Meirim Coutinho – graduação em Engenharia Naval e Oceânica
Orientador: Prof. Jean-David Caprace

“Sinto-me honrada por contribuir com a produção de conhecimento técnico em prol da sociedade. Escolhi um tema atual e desafiador por acreditar que é papel da universidade pública debater e propor soluções para os problemas reais que enfrentamos na sociedade. Agradeço ao Crea-RJ por trazer luz ao tema “Tecnologia superando barreiras em prol da vida”, pois agora mais do que nunca precisamos direcionar nosso progresso técnico para a defesa da vida e da dignidade humana.”

7) Avaliação da qualidade do serviço de abastecimento de água no estado do rio de janeiro com base em suas regiões hidrográficas
Autor: Amanda da Conceição Fritz – graduação em Engenharia Ambiental
Orientadora: Prof.ª Monica Pertel

“Ter meu trabalho reconhecido pelo Crea e pela instituição de ensino em que estudei me traz grande felicidade. Fechar o ciclo da faculdade é, por si só, desafiador. Terminar esse ciclo e receber esse prêmio me faz acreditar que estou no caminho certo como profissional. Agradeço demais e imensamente a cada professor da UFRJ, e à instituição como um todo, que me proporcionou conhecimento, apoio e exemplo.”

8) Viabilização da impressão 3D como método de reciclagem para o PVDF incluindo a fabricação do filamento
Autor: Ana Carolina Pereira Soares Brandao – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadoras: Prof.ª Marysilvia Ferreira da Costa e prof.ª Rossana Mara da Silva Moreira Thiré

“Fiquei muito orgulhosa de receber o prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos pelo meu projeto de graduação. Meu trabalho aborda assuntos que considero importantes na engenharia atualmente, como reciclagem e impressão 3D, foi pioneiro no uso do polímero PVDF reciclado na impressão 3D, tendo embasado uma Patente de Privilégio de Inovação registrada no INPI ano passado. Na pesquisa são mostradas viabilidade e usabilidade do produto com esperança de estimular a reciclagem deste polímero cuja degradação gera subprodutos nocivos.”

9) Crescimento crítico de grãos na superliga de ferro A-286
Autor: Artur Gwydion da Fonseca Alvarenga – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadora: Prof.ª Rafaella Martins Ribeiro e prof.ª Nathalie Bozzolo

“É uma grande honra para mim receber tal prêmio logo no início da minha carreira. Quando eu era mais jovem sonhava em poder trabalhar em um ambiente impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico e contribuir diretamente para superar os desafios do futuro. O prêmio é um primeiro símbolo da realização deste sonho que me dá ainda mais motivação. Estou muito satisfeito por ter sido capaz de desenvolver este projeto em uma equipe formada por profissionais capazes de combinar sua imensa expertise técnica com uma grande dedicação e colaboração para com seus colegas de equipe. Gostaria de agradecer a todos os membros e tenho o prazer de compartilhar esta honra com eles bem como com todo o departamento de Metalurgia e Materiais da UFRJ que contribuíram de maneira direta para minha formação como profissional.”

10) Estudo de sismicidade do Brasil para a revisão da ABNT NBR 15421
Autor: Felipe de Vasconcelos Alves – mestrado do Programa de Projetos de Estrutura (PPE)
Orientador: Prof. Sergio Hampshire

Notícias

Regras do debate oficial para escolha da direção da Politécnica-UFRJ são definidas

Publicado em: 11/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Consulta para Direção da Escola Politécnica – Quadriênio 2022 – 2026

Aprovada em Sessão da Congregação Ordinária de 29.09.2021 e instalada em 04/10/2021

REGRAS DO DEBATE

Definidas em reunião com as chapas em 09/11/21

1) O debate oficial será realizado no dia 18/11/2021, com início às 18:00 e com término às 19:30 e será transmitido ao vivo no portal online da Poli na plataforma YouTube;

2) O STI/Poli será responsável por planejar, implementar e operar toda a parte técnica deste debate;

3) Cada chapa terá 15 (quinze) minutos para fazer a sua apresentação de planos e propostas para os 4 (quatro) anos de gestão, a saber início em 2022 e término 2026;

4) Findos os 15 (quinze) minutos de prazo, a Comissão solicitará o término da apresentação, independente se a chapa tiver efetivamente encerrado ou não (no caso de a chapa não encerrar de imediato após a Comissão apontar o término do tempo, haverá o corte de áudio e vídeo da apresentação);

5) O formato da apresentação de cada chapa é livre;

6) Nenhum(a) integrante de uma chapa poderá citar ou fazer referências pessoais, profissionais, acadêmicas, científicas ou administrativas, quer diretas ou indiretas, aos/às integrantes da outra chapa (Caso não haja o estrito cumprimento deste item, a Comissão emitirá 1 (um) único aviso; havendo qualquer forma de reincidência, a Comissão efetuará o corte imediato de áudio e vídeo da apresentação);

7) O público participante poderá inscrever perguntas, que serão direcionadas sempre às duas chapas;

8) Para inscrição e formalização das perguntas do público será utilizado o Google forms, com os seguintes itens, além da pergunta propriamente dita: Nome (opcional), DRE (para Alunos) e SIAPE (para Funcionários e Professores);

9) Serão sorteadas 6 (seis) perguntas do público participante (O sorteio será eletrônico, em escolha randômica automatizada, com operação e monitoramento pelo STI/Poli);

10) A Comissão lerá cada pergunta sorteada e cada chapa terá 3 (três) minutos para responder e, caso acreditar relevante, discorrer suas considerações sobre o assunto da pergunta (Caso a chapa não encerrar de imediato após a Comissão apontar o término do tempo, haverá o corte de áudio e vídeo da apresentação);

11) Poderão responder às perguntas, a critério de cada chapa, as pessoas candidatas a Diretor(a) ou a Vice.

12) As perguntas ímpares (1a, 3a e 5a perguntas sorteadas) serão respondidas na ordem Chapa 1 e Chapa 2; as perguntas pares (2a, 4a e 6a perguntas sorteadas) serão respondidas na ordem Chapa 2 e Chapa 1;

13) As perguntas sorteadas serão compartilhadas na tela, ao vivo na transmissão, onde a Comissão reserva-se no direito de não proceder a leitura de qualquer pergunta que fira os princípios da legalidade, da moralidade, da ética e do bom senso, assim como reserva-se no direito de não proceder a leitura de qualquer pergunta que trate de elogios ou críticas diretos ou indiretos a qualquer integrante das chapas e da comunidade de Alunos, Funcionários e Professores da Poli e da UFRJ;

14) A Comissão, conforme o sub-item 4.2 do Regimento, incentiva os Departamentos e os Programas da Poli a convidarem ambas as chapas para se apresentarem nas suas reuniões internas de Colegiado de Departamento ou de Programa, ressaltando que é imperativo haver igual tratamento para ambas;

Notícias

Bacia do Rio Piraquê-Cabuçu sob análise de pesquisadores da Escola Politécnica, Coppe e FAU/UFRJ

Publicado em: 08/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Pesquisadores da Escola Politécnica da UFRJ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) e da Coppe/UFRJ darão início ainda este ano a projeto de extensão voltado para estudo hidrológico-hidráulico da bacia do Rio Piraquê-Cabuçu, que percorre bairros da Zona Oeste do Rio como Senador Vasconcelos, Campo Grande e Pedra de Guaratiba.

Recentemente aprovado pela PR5 – Pró-reitoria de extensão e coordenado pelo professor da Escola Politécnica Osvaldo Rezende, com previsão até 2024, o projeto busca avançar na compreensão da sociedade para problemática e a proposição de ações educativas e de comunicação ambiental, especialmente na região da bacia do Rio Piraquê-Cabuçu, que apresenta frequentes inundações e abriga comunidades socialmente vulneráveis.

Bacia do Rio Piraquê-Cabuçu

“A ação associa o olhar técnico da engenharia a um olhar social da arquitetura e urbanismo, investigando alternativas de projetos baseados em infraestrutura verde-azul, para redução do risco, bem como a construção social da percepção do risco”, explicou o professor.

Com a participação de seis professores da UFRJ, um pesquisador em pós-doutorado, cinco doutorandos, cinco mestrandos, e cinco alunos de graduação, o planejamento prevê a produção de projetos-piloto de infraestrutura urbana, com destaque para a drenagem e o esgotamento sanitário, bem como diretrizes para planejamento urbano e ocupação do solo, que possam ser recebidas pelo poder público e incorporadas em seus processos de trabalho.

Segundo Rezende, o desenvolvimento das ações também proporcionará aos alunos uma visão prática. “Eles terão contato com técnicas da engenharia urbana, civil e ambiental, buscando soluções integradoras das diversas infraestruturas urbanas em harmonia com os sistemas naturais, além de aspectos da arquitetura da paisagem, do planejamento urbano e da gestão dos territórios, com foco no desenvolvimento de novas propostas de desenvolvimento das cidades”, disse o coordenador, que ainda este ano disponibilizará mais 18 vagas para graduandos no projeto, com carga horária de 12h semanais.

Os primeiros resultados do projeto de extensão serão apresentados pelo grupo entre os dias 21 e 26 de novembro, em um dos mais importantes congressos nacionais na área de recursos hídricos, o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que ocorrerá em Belo Horizonte. Em paralelo, teses de mestrado e doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e projetos finais de conclusão de curso estão em andamento para colaborar com a melhoria da região que permeia a bacia do Rio Piraquê-Cabuçu.

Notícias

IX SEN reforça a importância do engenheiro nuclear no mercado

Publicado em: 03/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Três melhores artigos de desafio serão publicados em revista da ABDAN

No último dia 29, a Escola Politécnica da UFRJ encerrou a IX Semana da Engenharia Nuclear (SEN), realizada pelo segundo ano seguido virtualmente. Com o tema “Nuclear é hoje”, o evento trouxe uma programação repleta de palestras e painéis, que apresentaram as inovações do setor nuclear, já aplicadas no cotidiano da sociedade.

Para Seção Estudantil do curso (SEEN), responsável pela organização das atividades, os destaques foram o painel de medicina nuclear, onde destacou-se as áreas de atuação de um médico nuclear e como o engenheiro pode se inserir nesta área; as palestras sobre nano-radiofármacos, o beneficiamento do hidrogênio, a aplicação da radioproteção em eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, a ciência nuclear no combate ao Covid-19; o minicurso de Redes Neurais; além do “Desafio Nuclear à Vista!”, promovido em parceria com a Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (ABDAN).

A coordenadora do curso de Engenharia Nuclear, professora Andressa Nicolau, que participou de mesa-redonda sobre a trajetória de formandos em Engenharia Nuclear no exterior, reforçou a qualidade da formação acadêmica pela UFRJ. “Mediar a mesa de ex-alunos foi gratificante, pois ver o sucesso, e o quanto a UFRJ fez diferença na trajetória deles só reforça que o curso está no caminho certo, e sendo capaz de preparar profissionais competentes e capazes de atuar em qualquer lugar e setor nuclear. Foi importante ouvir o testemunho deles, de o quanto o encontro abriu o olhar para as aplicações nucleares, e de certa forma facilitou no networking”, avaliou.

Voltada para alunos de graduação da Escola Politécnica, a Semana agradou participantes como o aluno João Victor Souza, que está no 3º período de Engenharia Nuclear. “Ver histórias de sucesso como estas nos dão bons direcionamentos em nossa jornada acadêmica e nos inspiram como futuros profissionais do mercado de trabalho”, referindo-se à mesa-redonda com os ex-alunos. Já para Samara Matos, que também está no 3º período, o debate mais relevante foi o sobre comunicação científica. “Eu gostei muito da palestra sobre mídia nuclear. Foi um debate muito interessante sobre a comunicação científica do setor e como alcançar um público alvo, e por esse tema estar tão em alta na nossa área, foi interessante acompanhar as opiniões das duas comunicadoras.

Para quem não assistiu ou quiser rever, as palestras estão disponíveis no Canal da SEEN no YouTube.

Desafio Nuclear à Vista!

Pela primeira vez, a SEEN, em parceria com a ABDAN, promoveu o “Desafio Nuclear à Vista”. A proposta para os futuros participantes foi o desafio de desenvolver mecanismos de divulgação em prol da comunicação entre os diversos setores da sociedade sobre as vantagens da área nuclear, tendo como alvo não só a comunidade científica, mas também a população em geral, através de um artigo. Após avaliação dos trabalhos por profissionais conceituados do setor, os três melhores artigos serão publicados na revista Conexão Nuclear, feita pela ABDAN.

Notícias

Nota da Comissão de Consulta para Direção da Escola Politécnica sobre a homologação das chapas

Publicado em: 29/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

RETIFICAÇÃO

Em retificação à postagem anteriormente realizada, a Comissão esclarece que, de acordo com o item 8.2 do Regimento da Consulta, a Comissão da Consulta realizará reunião com as chapas, a fim de definir as regras e os procedimentos a serem seguidos no debate.

A Comissão de Consulta para Direção da Escola Politécnica – Quadriênio 2022 – 2026, aprovada em Sessão da Congregação Ordinária de 29.09.2021 e instalada em 04/10/2021, doravante referida apenas como “Comissão”, vem por meio desta divulgar a toda comunidade de Alunos, Funcionários e Professores da Poli/UFRJ, a homologação das chapas para consulta:

Chapa 1:
Para Diretor(a): Profa. Cláudia do Rosário Vaz Morgado
Para Vice-Diretor(a): Prof. Edilberto Strauss

Chapa 2 (auto-denominada na inscrição como “Inova POLI”):
Para Diretor(a): Prof. Walter Issamu Suemitsu
Para Vice-Diretor(a): Prof. Célio Albano da Costa Neto

As duas chapas supracitadas foram homologadas por esta Comissão uma vez que atendem às exigências previstas no Estatuto e no Regimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como a legislação superior vigente.

A Comissão pode ser contatada no email consulta.direcao@poli.ufrj.br para qualquer esclarecimento sobre os itens acima e outros não cobertos por esta publicação.


A Comissão ressalta que o Regimento, o calendário de consulta e a Portaria criando a Comissão estão à disposição de todos no site da Poli, na página: http://www.poli.ufrj.br/evento/consulta-direcao-2022-2026/

Atenciosamente,
A Comissão
29/10/2021

Notícias

PEA/UFRJ garante recursos para internacionalização do ensino

Publicado em: 27/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ (PEA/UFRJ) foi contemplado com investimento de aproximadamente R$ 100 mil para implantação de seu projeto de internacionalização, em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de apoio aos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu, divulgado no dia 21 de outubro.

Segundo a coordenadora do projeto e professora do PEA Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo, a proposta tem como objetivo desenvolver competências para transpor lacunas linguísticas e habilidades no uso de ferramentas digitais com o objetivo de internacionalizar o programa.

Prof.ª Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo

“Na pandemia percebemos que o uso de ferramentas digitais possibilitou maior alcance de público, e trabalho e educação remotos. Cursos oferecidos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como MOOCs (Massive Open On-line Course) destacaram-se por sua abrangência massiva, comum em universidades internacionais como MIT. A consolidação do projeto permitirá ao PEA se posicionar virtualmente no exterior”, explicou Ofélia.

Entre as ações previstas no projeto estão o treinamento de docentes em EME (English Medium Education) para a oferta de conteúdo técnico a discentes do PEA em convívio com discentes internacionais; adoção do inglês como língua franca para a internacionalização à distância; uso de técnicas de aprendizagem ativa – que é uma metodologia de ensino que coloca o aluno como o foco de todo o processo de ensino-aprendizagem; desenvolvimento de MOOCs em inglês; consolidação de plataformas digitais para oferta de MOOC, disciplinas de internacionalização curricular, webinars e workshops; e a criação do Portal PEA Bilíngue.

Notícias

Projeto do PEA/UFRJ é contemplado com recursos do edital Nossa Escolha 2021

Publicado em: 27/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Proposta é criar rede colaborativa para desenvolver soluções voltadas para o Meio Ambiente e melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes

Com mais de 1,1 mil votos populares, o projeto “Qualificação para sustentabilidade: Escola, Universidade e Comunidade de mãos dadas”, vinculado ao Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ (PEA/UFRJ), será contemplado em cerca de R$ 300 mil oriundos de emendas parlamentares destinadas através do edital Nossa Escolha 2021 – que chegou a sua terceira edição. O edital recebeu 140 projetos, sendo selecionados para votação somente 51. Mais de 11 mil pessoas participaram da votação, que elegeu os 10 projetos aprovados, divulgados no último dia 22.

Coordenado pela professora do PEA Cristina Nassar, o projeto, que concorreu na categoria Clima e Meio Ambiente, prevê a criação de uma rede colaborativa no Rio de Janeiro conectando universidade, escolas municipais e comunidade, através de cursos voltados para o meio ambiente e oficinas tecnológicas para solução de questões ambientais, voltadas para a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes.

Prof.ª Cristina Nassar

Ela explicou em sua proposta que nas próximas décadas são esperados inúmeros problemas gerados pelas mudanças climáticas, sendo vital que se desenvolva, na cidade do Rio de Janeiro, estratégias de adaptação à nova realidade, visando prioritariamente, as populações mais vulneráveis.

“A rede colaborativa irá capacitar alunos e professores do ensino básico em questões voltadas para educação ambiental, ecologia, ar, energia e resíduos sólidos. Os cursos teóricos e práticos terão o conteúdo programático desenvolvido por professores do PEA e por alunos de cursos de graduação da UFRJ. O aprendizado será desenvolvido por meio de metodologias lúdicas de ensino com vídeos e jogos aumentando a visibilidade e interesse dos alunos pelos temas. Uma vez estabelecida a metodologia, será possível replicar as ações em um grande número de escolas. Já as oficinas de capacitação tecnológica focarão em soluções sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente nas comunidades”, detalhou.

O início do projeto está previsto para 2022 e envolverá outros professores do PEA, entre eles, Ofélia de Queiroz, Lídia Yokoyama, Ana Lucia Nazareth, Maria Antonieta, Elen Pacheco, Mônica Pertel e Marcos Barreto.

Redução e aproveitamento de resíduos sólidos

Também serão criadas, adaptadas e construídas soluções tecnológicas para questões ambientais, voltadas para a redução e aproveitamento de resíduos sólidos, amenização da temperatura interna de residências de baixa renda, bem como a utilização destas e outras tecnologias para a produção de alimento em escala local. Segundo a professora do PEA, o potencial de replicabilidade das soluções desenvolvidas nas oficinas, possibilitará que os participantes reproduzam os projetos em suas comunidades, podendo inclusive, ser esta uma forma de geração de renda e redução das desigualdades sociais.

Notícias

2ª edição da Feira Virtual de Oportunidades atrai mais de 3 mil visitantes

Publicado em: 25/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A Escola Politécnica da UFRJ realizou de 19 a 21 de outubro a sua 2ª Feira Virtual de Carreiras e Oportunidades. Durante três dias foram realizados 14 webinars com profissionais do mercado, seis mentorias direcionadas e quatro videoconferências sobre planejamento, tecnologia e desenvolvimento profissional. As atividades atraíram mais de 3 mil interessados.

A edição deste ano buscou empresas com pautas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre elas, Itaú, Stone, Smarthis, BTC, Across, MRV, Baker Hugues, BTC, Visagio, CIEE e Fluxo Consultoria, que juntas receberam mais de 3,6 mil candidaturas a vagas de estágio, trainee e emprego.

A programação contou com webinars sobre educação de qualidade e desenvolvimento sustentável; jornada de desenvolvimento de produtos tech; estratégias para montar uma carteira de investimentos visando o longo prazo; desenvolvimento imobiliário; e dicas de como se sair bem em processos seletivos. Além disso, um amplo conteúdo extra, também foi anexado à plataforma e somou mais de 11 mil visualizações dos usuários.

Em sua palestra de abertura, a diretora da Escola Politécnica, professora Cláudia Morgado, destacou a contribuição da instituição para atingir os ODS e a importância do evento para formação dos alunos.

“Nos últimos anos criamos diretorias e ações voltadas para o empreendedorismo, atendimento psicológico e igualdade de gênero e social, com o intuito de garantir acesso à educação de qualidade para todos os alunos. E a Feira é resultado disso. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com empresas, conhecer novos conceitos, equipes de competição e atitudes que fazem parte das competências comportamentais, além da técnica em si. Tudo isso é importante para que exerçam bem a profissão no futuro”.

“O evento teve uma boa aceitação do público, gerando diversos elogios no chat, principalmente pela interação com os representantes das empresas parceiras e funcionalidades da plataforma. Mas, o ponto inovador e que nos deixou bastante satisfeitos foi a dinâmica das mentorias do Escritório de Carreira. De modo geral, entendemos também que a Feira é uma maneira de agradecer à sociedade por investir numa educação de qualidade, que foi temática central da programação”, avaliou a professora Alice Ferruccio, que com sua equipe de trabalho, organizou a Feira de Oportunidades.

Quem tiver interesse, pode assistir algumas palestras no canal da Escola Politécnica no YouTube.

Mentorias

Diferencial para esta edição, o Escritório de Carreira ofereceu mentorias com foco em empreendedorismo, construção de currículos mais atrativos, simulação de entrevista para processo seletivo, e como descrever as principais habilidades humanas ou comportamentais (soft skills) e habilidades técnicas (hard skills).

Maycon Bittencourt, aluno do 8º período de Engenharia Mecânica, avaliou positivamente a atividade. “Achei uma excelente oportunidade para pensar em como conectar minhas diferentes experiências, tanto acadêmicas quanto extracurriculares, para a construção do currículo e participação em entrevistas”.

Na mesma linha, Luana Leitão, aluna do 10º período de Engenharia Civil, agradeceu a oportunidade. “Pude tirar todas as dúvidas e ter uma orientação melhor sobre qual universidade buscar um programa de mestrado adequado ao que eu quero a longo prazo. Sem dúvidas quero voltar e ter uma nova sessão para apresentar meu currículo modificado”.

Espaço dedicado à pós-graduação

Segundo a diretora da Escola Politécnica, não existe especialista pronto para atender as necessidades do mundo, e numa sociedade com demandas cada vez mais complexas, a constante qualificação se faz necessário. “Nunca é tarde para aprender ou que sempre há algo a ser aprendido”, destacou Cláudia Morgado, em palestra sobre Educação Continuada.

A ideia de constante aprendizado justificou a criação de um espaço direcionado a atualização profissional com um espaço exclusivo com informações sobre os cursos de MBA/Especialização, mestrado e doutorado, oferecidos pela instituição. Coordenadores dos cursos ficaram à disposição no chat para esclarecer dúvidas dos participantes.