Intercambistas da Politécnica no CERN apresentaram artigos em conferência internacional

Publicado em: 19/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Oito alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Computação, Engenharia da Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação e Nanotecnologia da Escola Politécnica da UFRJ, que colaboram junto ao Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), na Suíça, desenvolvendo sistemas de controle de dados e coordenação de colaboração, tiveram artigos aceitos e apresentados na renomada conferência internacional Computing in High-Energy & Nuclear Physics, realizada nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 12 de maio.

Os alunos Jomar Junior Pereira, Carlos Brito, Ana Clara Loureiro e Gabriel Aleksandravicius foram escolhidos pelo CERN para participarem presencialmente e representaram os demais intercambistas Mário Simão, Pedro Lisboa, Pedro Goes, Gabriel Silva nas apresentações dos artigos – que estão diretamente ligados a três experimentos do Large Hadron Collider (LHC), maior colisor de partículas do mundo.

“A UFRJ participa desde 1988 dos desenvolvimentos no CERN. Ao longo desse período, a instituição vem atuando em engenharia de software, eletrônica embarcada, calorimetria de altas energias, sistemas inteligentes e análise de processos físicos raros. Também foi uma oportunidade que os alunos tiveram de vivenciar uma experiência internacional num ambiente de alta tecnologia”, explicou o professor e também coordenador da iniciativa José Manuel Seixas.

Cursando o sétimo período, Jomar teve a oportunidade de destacar dois artigos e contar um pouco da experiência vivida no maior acelerador de partículas do mundo. “Nossa rotina compreende o desenvolvimento de software, desde a parte mais interna de lógica de programação até o exterior e design de nosso website. Também fornecemos suporte ao usuário quando há a ocorrência de algum problema na utilização da ferramenta. Faço parte do segmento que oferece soluções para o experimento ALICE. Apresentar esse nosso trabalho para tantos profissionais conceituados foi um desafio e privilégio imensurável”, contou o aluno.

Segundo ele, o atual sistema de gerenciamento de dados do ALICE foi idealizado há mais de oito anos e algumas de suas tecnologias já estão ultrapassadas. “Nosso trabalho foi desenvolver novas tecnologias e correção de problemas. O destaque está na substituição do código legado do ALICE Membership para uma versão mais nova e adaptável, que irá trazer mais celeridade aos processos de desenvolvimento da equipe, abrir portas para as tecnologias mais novas e uma maior gama de serviços compatível e facilitar o onboarding de novos membros, tão necessário numa equipe em constante rotação de membros”, disse.

Responsável pela manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades de três sistemas, Mário Günter Simão, que está no último período, começou a jornada na colaboração com o CERN em 2017, como aluno de iniciação científica do LPS (Laboratório de Processamento de Sinais) na UFRJ. Em 2019 teve a oportunidade de trabalhar por dois anos na sede, na Suíça.

“Os sistemas em que trabalhei permitem aos cientistas planejarem seus turnos e tarefas de um ano, consequentemente planejando as viagens deles. Outro sistema cria a lista de autores, fundamental para a publicação de artigos científicos, que são os principais produtos do CERN. É gratificante participar de um projeto complexo que me permitiu botar em prática o que vi na universidade”, destacou o aluno.

Abaixo, os links dos trabalhos que foram apresentados:

Apresentador: Jomar Junior Pereira
Título: O sistema ALICE Glance Service Work
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11687/
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11871/

Apresentador: Carlos Henrique Ferreira Brito Filho
Título: Adoção de um padrão comum de desenvolvimento para sistemas no CERN
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11530/
Glance Search Interface
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11542/

Apresentadora: Ana Clara Loureiro Cruz
Tema: Desenvolvimento incremental do novo sistema de tracking de publicações no experimento ATLAS.
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11545/

Apresentador: Gabriel Aleksandravicius
Tema: Aprimorando a consistência de dados nos bancos de dados ATLAS e CERN por meio de sincronização automatizada
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11529/