18ª edição da Semana Fluxo de Engenharia foi um sucesso de público

Evento contou com atividades diversificadas e apresentou trajetórias inspiradoras de profissionais e empresas

Publicado em: 22/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Após cinco dias de uma intensa programação repleta de palestras, workshops e rodas de conversa, que mostraram a realidade do mercado de trabalho aos estudantes universitários, a 18ª Semana Fluxo de Engenharia (SFE) chegou ao fim, no último dia 19. Organizada pela Fluxo Consultoria – empresa júnior formada por alunos de graduação da Escola Politécnica e de outras unidades da UFRJ, o encontro trouxe 50 atividades focadas em tecnologia, sustentabilidade, inovação e diversidade, que atraíram mais de 5 mil pessoas.

Entre os destaques da programação, as palestras “As energias da PRIO”, com o ex-atleta e novo embaixador da PetroRio, Flávio Canto; “Realizando feitos grandiosos”, com Agapito Troina, sócio da consultoria Visagio; “Bastidores da abertura de capital de um dos primeiros unicórnios brasileiros”, com Caio Fiuza, COO da Divisão de Plataforma Financeira na Stone; e “Todos por elas”, com Flávia Santo, coordenadora de Infraestrutura e Monira Gonçalves, Líder de Tecnologia, ambas da Globo.

“Foi gratificante poder proporcionar esses encontros para os estudantes trocarem conhecimento com os palestrantes e com as empresas. Trajetórias inspiradoras e cases de sucesso foram apresentados ao longo da programação, além dos desafios e das oportunidades existentes no mercado”, destacou a diretora-adjunta de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica, Maria Alice Ferruccio.

Já o atual presidente da Fluxo, Matheus Melo, celebrou o resultado do evento. “O isolamento afetou muito o relacionamento com as empresas e o conhecimento do público. A equipe teve que começar quase do zero, após três anos sem evento. Mas, apesar do desafio, esta edição bateu um recorde de parceiros, em comparação às outras edições, chegando a 25. Além disso, conseguimos aumentar o tamanho do evento, estando não apenas no lounge do Bloco A, mas no Hall do Auditório também. E tivemos atividades todos os dias, de manhã e à tarde. Não houve um minuto durante a Semana Fluxo que o congressista não tenha aproveitado”.

A SFE é uma das maiores feiras de carreiras do Rio de Janeiro e o maior evento realizado na UFRJ, e contou na edição deste ano com a participação de empresas como Elo, Sebrae, L’Oreal, Globo, Grupo Soma, Hashtag, White Martins, Stone, Cedae, Grupo Rão, CIEE, Sicoob, EY, PetroRio, BCG, SECEC, LD Studio, Bagaggio e Visagio.

Fluxo Consultoria

A Fluxo é uma empresa Júnior, ou seja, é totalmente constituída de estudantes de graduação. Ela atua há três décadas no mercado de consultoria de maneira multidisciplinar, com cinco áreas de atuação abrangendo todos os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da UFRJ, além de Arquitetura, Desenho Industrial, Design e Química Industrial.

A missão da Fluxo é promover o acesso ao conhecimento, impactando o Brasil por meio de projetos de engenharia. Assim, como forma de promover experiências e aumentar as oportunidades para os universitários, usam o ambiente empreendedor da Empresa Júnior para organizar e realizar o evento, ajudando na formação e na expansão do leque de possibilidades empregatícias existentes dos futuros profissionais.