Os estudantes, professores e servidores da Escola Politécnica alcançaram importantes destaques e premiações em 2024. Seus conhecimentos e capacidades de solução de problemas, inovação e empreendedorismo foram colocados à prova.
DOCENTES
- O professor Jean David Job Emmanuel Marie Caprace recebeu a condecoração “Hóspede Distinto”, em Vera Cruz, no México. O reconhecimento foi devido à sua participação no XXVIII Congresso Pan Americano de Engenharia Naval.
- O professor Richard Magdalena Stephan recebeu medalha de condecoração de amigo do governo chinês. A premiação foi em função da grande colaboração do professor com os pesquisadores chineses, por meio da liderança de um intercâmbio, que já dura 21 anos, e que tem entre os resultados o primeiro protótipo em escala real de um veículo de levitação magnética (maglev) com base em supercondutores de elevada temperatura crítica e de imãs de alta intensidade magnética.
- Os professores Cláudio Alexis Rodrigues Castillo e Paulo de Tarso T. Esperança desenvolveram um conceito de plataforma offshore para a produção de água e alimentos a partir de energia renovável oceânica regional, para comunidades costeiras no Brasil, China e Índia. O projeto foi selecionado para receber apoio da 6ª Chamada Internacional BRICS-STI.
- Professores da Escola Politécnica foram contemplados pelos programas Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da FAPERJ, que reforçam a investigação científica e tecnológica no estado do Rio de Janeiro. Foram eles, pelo programa Cientista do Nosso Estado (CNE):
O professor Ademir Xavier da Silva, com o projeto: Radionuclídeos e Metais Pesados em Alimentos Consumidos no Estado do Rio de Janeiro.
O professor Antonio Carlos Siqueira de Lima, com o projeto: Metodologias para Análise de Redes Elétricas Sustentáveis.
O professor Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa, com o projeto: ACoVe: Aplicações de Comunicações Veiculares em Cidades Inteligentes.
O professor Maurício Ehrlich, com o projeto: Instabilização de encostas, mecanismos e critérios de alarme, e técnicas de estabilização em solo reforçado.
O professor Paulo Sergio Ramirez Diniz, com o projeto: Aprendizado com Sinais e suas Aplicações.
- E pelo programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), foram contemplados:
A professora Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira, com o projeto: Avaliação da Qualidade de Imagens em Tons Mapeados e Técnicas de Captura de Imagens em Alta Faixa Dinâmica.
O professor Joel Sena Sales Júnior, com o Projeto: Conceito de Usina flutuante de extração de energia térmica do Oceano (OTEC).
E a professora Monica Pertel, com o projeto: Entendimento, avaliação e resolução de problemas no saneamento básico dos blocos de concessão da Cidade do Rio de Janeiro.
- Pelo programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação, da Faperj, tivemos também contempladas as professoras Inaya Correa Barbosa Lima, com o projeto Meninas como Futuras Líderes na Ciência Nuclear, e Monica Pertel, com o projeto Kuña Ñandejara: Construindo Futuros através da Bioconstrução. O edital visa apoiar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência.
- Os professores Marcelo Gomes Miguez, Osvaldo Moura Rezende, Paulo Canedo de Magalhães, Matheus Martins de Sousa, Rodrigo Rinaldi de Mattos e Aline Pires Veról conquistaram o 1º lugar da primeira edição do Prêmio Roberto Burle Marx, lançado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), na categoria “Prática de Planejamento da Paisagem – Categoria Produto”. O prêmio teve por objetivo “reconhecer, promover e divulgar a produção no campo da Arquitetura da Paisagem, premiando autores (as) de projetos, obras construídas e práticas de planejamento de elevada qualidade.”
- A professora Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco recebeu homenagem em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A honraria foi concedida pela Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reciclagem (Ancapre) durante o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do RJ como forma de reconhecimento a personalidades que contribuem para o crescimento da cadeia produtiva da reciclagem.
- Os professores Miguel Elias Mitre Campista, Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa, Marcelo Luiz Drumond Lanza e Robson Francisco da Silva Dias desenvolveram pesquisa que busca garantir a segurança e a confidencialidade dos dados pessoais dos usuários por meio de aplicações avançadas para a indústria automotiva nacional. O projeto “Aplicações Veiculares com Aprendizado Distribuído e Manutenção de Privacidade (AVADiP)” receberá ao longo de três anos um valor de R$ 2,9 milhões para sua execução. O investimento é oriundo da Chamada Pública de PD&I do Programa Prioritário Conectividade Veicular, coordenado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).
- Quatro projetos de extensão vinculados à Escola Politécnica da UFRJ, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuíram para a conquista do Selo ODS Educação 2023 pela UFRJ. O selo foi idealizado pelo Instituto Selo Social em parceria com o Programa UnB 2030 e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil.
O projeto Inyaga, coordenado pela professora Eliane Ribeiro Pereira, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ.
O projeto Orla Sem Lixo, coordenado pela professora Susana Beatriz Vinzon.
O projeto “Qualificação para sustentabilidade: Escola, Universidade e Comunidade de mãos dadas”, coordenado pela professora Cristina Aparecida Gomes Nassar.
O projeto Liga Pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais, coordenado pela professora Monica Pertel.
- As professoras Maria Cascão Ferreira de Almeida e Alessandra Conde de Freitas foram contempladas pelo programa CAPES-COFECUB, com o projeto “Soluções geotécnicas onshore e offshore na era da transição energética”.
- O professor Marcos Barreto de Mendonça ganhou o Prêmio Arquisur de Extensión 2024, pelo projeto Urbanismo, habitação e meio ambiente em favelas: projetos com protagonismo local no Complexo do Alemão/RJ.
- O professor Roberto Ivo da Rocha Lima Filho recebeu o Prêmio Acadêmico Internacional de Destaque, concedido pela Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, EUA, como reconhecimento das contribuições e trabalhos de pesquisa realizados pelo professor.
- Os professores Cesar Giron Camerini, Carolina Cotta e Gabriela Ribeiro Pereira conquistaram o prêmio ANP de inovação tecnológica de 2024 na categoria Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento.
- A FAPERJ anunciou o resultado da segunda edição do edital de apoio ao “Jovem Pesquisador Fluminense (JPF)” – com vínculo – em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no estado do Rio de Janeiro. Foram selecionados projetos dos professores da Escola Politécnica da UFRJ George Victor Brigagão; Mohammad Najjar; e Thiago Cardoso Tricarico.
DISCENTES
- Os alunos Henrique Andrade Oliveira Santos, João Paulo Reis Llopis, Leticia Carneiro Dias, Maria Eduarda de Souza Almeida Silva, Mateus Faria Leite Ferreira, Nathan Carvalhaes Magalhães Louback e Vinícius Costa Silva conquistaram o 1º lugar no Torneio de Graphus nas Olimpíadas Internacionais de Segurança Financeira, na Rússia. A equipe foi coordenada pelo professor Fábio Krykhtine.
- A equipe PetroTeam, do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ conquistou o 1º lugar no Petrobowl Championship 2024, nos Estados Unidos. Com a vitória, a equipe da Escola Politécnica chegou ao bicampeonato e garantiu também a premiação de 5 mil dólares. A PetroTeam é coordenada pelo professor Rafael Mengotti Charin.
- Os alunos de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, Livia Akemi Sato Calvaro, Rickson Marinato Sales Cordeiro e Juliana Magaton Melo conquistaram o prêmio de R$ 8 mil em competição acadêmica da ROG.e 2024 – com o projeto “Armazenamento de energia fotovoltaica e eólica sob sistema de sal fundido”. Eles formam a equipe Storage Savvy.
- A equipe Minerva Náutica garantiu o quarto e quinto lugar geral no Desafio Universitário de Nautidesign (DUNA) – uma iniciativa que busca fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval. A equipe foi orientada pelos professores Paulo de Tarso T. Esperança e Carlos Antônio Levi da Conceição.
- O UFRJ Consulting Club foi campeão da primeira edição do InterClubs Challenge, desafio estratégico com os principais Consulting Clubs do Brasil, organizado com o apoio da consultoria Bain & Company. A equipe foi orientada pela professora Maria Alice Ferruccio da Rocha.
- A ASME UFRJ – seção estudantil do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ, recebeu pela segunda vez consecutiva o prêmio “Student Section Achievement Award”, da Sociedade Norte-americana de Engenheiros Mecânicos (ASME). A seção é coordenada pelo professor Marcelo Amorim Savi.
- O projeto Santa Horta, da organização Enactus UFRJ, foi classificado para o Top 20 do Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical 2025, na categoria Aceleração. O prêmio reconhece e apoia projetos universitários que promovem soluções inovadoras e sustentáveis para desafios sociais e ambientais. A equipe foi orientada pela professora Maria Alice Ferruccio da Rocha.
- A equipe de robótica MinervaBots sagrou-se campeã mundial da competição All Japan Robot Sumo, realizada no Japão. A equipe brasileira superou a forte concorrência de equipes renomadas, incluindo a equipe Kimáuanisso, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), e também competiu contra equipes do México e Japão. A equipe foi orientada pelo professor Vitor Ferreira Romano.
- A Associação Atlética Acadêmica Escola Politécnica da UFRJ (AAAEP) venceu, novamente, os Jogos Integrados de Engenharia (Intereng). A equipe da UFRJ comprovou o favoritismo e conquistou a 10ª estrela para a camisa azul e amarela. A equipe foi orientada pela professora Maria Alice Ferruccio da Rocha.
- A equipe CSI Partners, formada pelos alunos de Engenharia de Produção João Pedro Antunes, Juliana Antunes, João Pedro Côrte e Eduardo Ferreira, conquistou o primeiro lugar no VC Challenge, a maior competição de capital de risco e startups do Brasil. Após se destacarem entre 900 estudantes de todo o país, a equipe se consolidou como uma das mais promissoras no ecossistema de inovação.
- O aluno Severino Virgínio Martins Neto recebeu o Prêmio Honra e Mérito Socioambiental por suas iniciativas, através do projeto Engenhando a Cidade. A homenagem é uma resposta de agradecimento às personalidades que disponibilizam suas energias, contribuindo voluntariamente na luta, em especial, voltada para os problemas ambientais da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá.
- O aluno Lucas Elbert Guimarães do curso de Engenharia Eletrônica e Computação e atleta da Associação Atlética Acadêmica Escola Politécnica (AAAEP) conquistou medalha de ouro na categoria Vôlei de Praia, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
- A aluna Laura Daflon conquistou o Distinguished Winners, prêmio dado aos estudantes que tiveram projetos considerados de excelência em inovação, criatividade, impacto social ou inclusão no Swift Student Challenge da Apple. Única representante do Rio de Janeiro, Laura se juntou a outros quatro estudantes brasileiros, que embarcaram para a Califórnia, nos Estados Unidos, a convite da Apple, para participarem da Apple Worldwide Developers Conference.
- A aluna Nayana Campos Oliveira foi escolhida entre os 100 melhores estudantes de ciências, geociências e engenharia de instituições privadas e públicas do mundo para participar do IPTC 2024 Education Week, realizado em Dhahran, na Arábia Saudita.
- O XII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos contemplou a Escola Politécnica da UFRJ com 12 premiações. O reconhecimento do Conselho busca incentivar a construção do acervo científico da sociedade, reconhecendo o empenho de estudantes e professores que contribuem com este legado, e das instituições de ensino, espaços de referência para produção de novos conhecimentos. Os alunos premiados foram:
Maxwell Araújo Antunes, do Mestrado Profissional do Programa de Projetos de Estruturas, com o trabalho “Metodologia de calibração dos parâmetros das distribuições de longo prazo de tensões para análise de fadiga de estrutura marítima”.
Orientador: Bruno Martins Jacovazzo
Coorientador: Fernando Jorge Mendes de Sousa
Charles dos Santos Gomes, do Mestrado do Programa de Engenharia Ambiental, com o trabalho “Tratamento térmico aplicado aos resíduos sólidos não recicláveis gerados pela Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ) com foco em seu potencial energético e em menores emissões de Gases de Efeito Estufa”.
Orientador: Marcelo Mendes Viana
Jéssica do Nascimento Pereira, do Programa de Engenharia Urbana, com o trabalho “Proposta de um índice de resiliência à inundação para edificações”.
Orientador: Marcelo Gomes Miguez
Coorientadora: Aline Pires Veról
Francisco Abreu Victer, do curso de Engenharia de Produção, com o trabalho “Estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social (evteas) para uso de sistemas de acumulação de energia por baterias no Brasil”.
Orientador: Fábio Krykhtine
Diego José Silva Nuzza de Souza, do curso de Engenharia Nuclear, com o trabalho “Algoritmos de inteligência artificial aplicados no problema de identificação de acidentes nucleares para usinas nucleares do tipo PWR”
Orientadora: Andressa dos Santos Nicolau
Beatriz de Barros Oliveira, do curso de Engenharia Metalúrgica, com o trabalho “Caracterização de sínter por análise de imagens via Microscopia Ótica”.
Orientador: Ismael Vemdrame Flores
Coorientador: Otávio da Fonseca Martins Gomes
Isabella da Fonseca Zicarelli e João Pedro Gomes Dias , do curso de Engenharia Ambiental, com o trabalho “Avaliação das emissões de gases de efeito estufa dos segmentos de exploração e produção e refino da indústria de óleo e gás natural brasileira”
Orientadora: Monica Pertel
Co-orientadores: Emilio Lèbre La Rovere e Carolina Burle Schmidt Dubeux
Felipe de Souza Romeiro, do curso de Engenharia de Petróleo, com o trabalho “Avaliação e seleção de reservatórios depletados com potencial para estocagem subterrânea de gás natural”.
Orientadora: Juliana Souza Baioco
Danielle Monteiro Alves Barbosa, do curso de Engenharia Civil, com o trabalho “Estudo dos efeitos térmicos no comportamento estrutural de pisos industriais”.
Orientadora: Flávia Moll De Souza
Coorientadora: Mayra Soares Pereira Lima Perlingeiro
Erick Allan Bomfim, do curso de Engenharia Naval, com o trabalho “Uma análise das consequências de slow steaming na navegação de cabotagem brasileira”.
Orientador: Luiz Felipe Assis
Guilherme Aragão Tavares, do curso de Engenharia Elétrica, com o trabalho “O sol nasce para todos: comparação entre sistemas de geração fotovoltaica autônomos e extensão de rede de distribuição no quilombo Santa Justina/Santa Izabel, Mangaratiba (RJ)”.
Orientador: Luís Guilherme Barbosa Rolim
Gabriel Vieira de Oliveira, do curso de Engenharia de Materiais, com o trabalho “Análise da degradação de tubos compósitos envelhecidos em alta pressão e temperatura”.
Orientadores: Hector Guillermo Kotik e Gabriela Ribeiro Pereira
- Estudantes de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica foram contemplados pela American Bureau of Shipping (ABS), empresa multinacional que premia aqueles que tiveram melhor rendimento acadêmico. Foram eles:
Rachel Christo de Almeida
Fabricio Sousa Marques
Geovanna Lustosa Barros Pimentel
FUNCIONÁRIOS
Assim como em 2023, vamos homenagear os servidores da Escola Politécnica que se destacaram no ano de 2024, reconhecendo seu valor no desempenho das suas atividades.
Na categoria Servidores da Sede da Escola Politécnica, a homenageada é:
Maria da Graça Andrade Gil
Na categoria Servidores das Secretarias dos Departamentos, os homenageados são:
Maria José Caetano do Amaral
Rodrigo Vital Salvador
Na categoria Servidores dos Laboratórios, os homenageados são:
Vladimir Rodrigues Calisto
Luciana Ferreira Machado