Retrospectiva 2025: premiações e reconhecimentos da Escola Politécnica da UFRJ

Publicado em: 17/12/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Os estudantes, professores e servidores da Escola Politécnica da UFRJ alcançaram importantes destaques e premiações em 2025. O talento, a dedicação e a capacidade de inovação da comunidade politécnica se refletiram em reconhecimentos nacionais e internacionais.

Confira fotos da cerimônia

Docentes

Vinte professores da Escola Politécnica foram contemplados nos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ:

Assed Naked Haddad
Carolina Palma Naveira Cotta
Daniel Ratton Figueiredo
Eduardo Antônio Barros da Silva
Helcio Rangel Barreto Orlande
Luis Marcelo Marques Tavares
Marcelo Amorim Savi
Marcelo José Colaço
Marcelo Martins Werneck
Miguel Elias Mitre Campista
Renato Machado Cotta
Robson Francisco da Silva Dias
Rossana Mara da Silva Moreira Thiré
Su Jian
Cesar Giron Camerini
Diego Leonel Cadette Dutra
Giovanni Laranjo de Stefani
Mayara Amario
Mohammad Najjar
Rodrigo Magalhães de Carvalho

Os professores George Victor Brigagão, com o projeto “Agricultura vertical integrada a bioenergia com captura e armazenamento de CO²”, e Thiago Cardoso Tricarico, com o projeto “Estudo de topologias e técnicas de controle para conversores de eletrônica de potência aplicados à produção de hidrogênio renovável via eletrólise”, também foram contemplados pelo JPF.

As professoras Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo e Paulo Sergio Ramirez Diniz estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo, segundo o ranking Research.com. O professor Paulo Sergio Ramirez Diniz também recebeu o prêmio “2024 Carl Friedrich Gauss Education Award”, da Signal Processing Society – sociedade do IEEE, por suas contribuições sustentadas à educação e mentoria em processamento de sinais e filtragem adaptativa, e foi reconhecido entre os pesquisadores de maior impacto científico do mundo na área de Engenharia, segundo o ranking Elsevier-Stanford 2025.

A professora Juliana Souza Baioco venceu o prêmio “Mulher Pesquisadora na Transição Energética”, concedido pela ENGIE, em parceria com a Embaixada da França no Brasil.

Quatro projetos da Escola Politécnica, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, receberam o Selo ODS Educação 2024 pela UFRJ: Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais (LUPPA Rio) e o projeto Vamos Dar Um Gás, coordenado pela professora Monica Pertel; Orla Sem Lixo, coordenado pela professora Susana Vinzon; e Planejamento Urbano-Territorial para Incremento da Resiliência a Inundações, coordenado pelo professor Osvaldo Rezende.

O professor Richard Stephan, coordenador do projeto MagLev-Cobra, recebeu o prêmio Parceiros da Mobilidade, na categoria Personalidade do Setor de Mobilidade Urbana, concedido pela Agetransp.

O professor Floriano Carlos Martins Pires Júnior foi homenageado com a Medalha pelos 50 anos de Serviço Público Federal.

Os professores Carmen Lúcia Tancredo Borges, Roney Leon Thompson, Marcelo Martins Werneck e Thiago Gamboa Ritto foram reconhecidos entre os pesquisadores de maior impacto científico do mundo na área de Engenharia, de acordo com o ranking Elsevier-Stanford 2025.

Os professores Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira, João Victor da Fonseca Pinto, José Manoel de Seixas e Natanael Nunes de Moura Junior, conquistaram o Segundo Lugar no Prêmio de Melhor Artigo do Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC 2025).

Discentes

A Enactus UFRJ foi classificada para o Top 20 do Prêmio Cooperando para um Amanhã Melhor 2025, com o projeto Santa Horta, promovido pelo Instituto Credicitrus e Enactus Brasil. Coordenação: Alice Ferruccio.

O Núcleo WIN Brazil UFRJ conquistou o 2º Presidential Award for Outstanding Section, premiação promovida pelo Women in Energy Brazil (WIN Brazil). Coordenação: Maira Lima Santo.

A Associação Atlética Acadêmica da Escola Politécnica (AAAEP) se destacou no JUBs Sudeste, etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros. Coordenação: Alice Ferruccio.

A equipe Minerva Náutica alcançou o 2º lugar geral no DUNA – Desafio Universitário de Nautidesign, realizado em Joinville (SC). Coordenação: Paulo de Tarso Themistocles Esperança | Supervisão: Letícia Fonseca.

O estudante Pedro Nunes Pereira conquistou o 1º lugar na categoria Graduação com pesquisa sobre diagnóstico de falhas em sistemas modulares. Coordenação: João Carlos dos Santos Basilio.

A equipe Minerva Acendere conquistou o 3º lugar na competição internacional China – Latin America Challenge to Alleviate Poverty, promovida pela Universidade Tsinghua, em parceria com UFRJ, PUC-Chile e Universidad del Pacífico. Coordenação: José Orlando Gomes.

O estudante Bruno Zattera Guimarães foi premiado como melhor apresentador na categoria PIBITI durante o 14° ENICT. Coordenação: Rossana Thiré.

Cinco alunos receberam dignidade acadêmica da UFRJ: Suzana Dias de Sá Fernandez, Victor Cuconato Claro, Victor Vieira Lino, Vitória Nunes Abreu Barbosa e Cristiano Henrique Figueiredo Pereira da Silva Júnior.

Treze alunos receberam o Selo Social de Reconhecimento ABRAMAN durante o 40º CBMGA. Coordenação: Alice Ferruccio.

Bernardo Lessa Guerra
João Pedro Rodrigues Pinho
Julia Katharine de Melo Magalhães
Juliana Magaton Mello
Mariana Retumba Soares
Mateus Barreto da Silva Pereira
Matheus Jia Chiang Wu Vidal
Nathalia Soares Chrispim de Souza
Nayana Campos Oliveira
Nina Hartz de Oliveira
Thales Duque Neves
Thamires Nascimento Sampaio Monteiro
Vitor D’Andrea Araujo Rosina

O estudante Vinicius Costa Silva se destacou na International Financial Security Olympiad 2025, na Rússia. Coordenação: Fabio Krykhtine.

Os alunos Fabrício Profilo, Giovanna Oliveira e Nathan Louback receberam o ABS Award Brasil.

A equipe MinervaBots conquistou dois troféus de 2º lugar na RoboChallenge 2025, em São Caetano do Sul. Coordenação: Vitor Romano.

O UFRJ Consulting Club conquistou o 1º lugar no Desafio Estratégico Mirow 2025. Coordenação: Alice Ferruccio.

A equipe PetroTeam UFRJ conquistou o 2º lugar no Petrobowl Championship 2025, em Nova Orleans. Coordenação: Rafael Charin.

A equipe Minerva eRacing ficou entre os top 10 na Fórmula SAE Brasil 2025. Coordenação: Fernando Castro Pinto.

A estudante Hilary da Silva Lima conquistou o Prêmio CNEN 2025 – Iniciação Científica.

Os estudantes Tainara Zanazi de Castro Sabino e Victor Augusto Carvalho Afô Navarro conquistaram 1º e 2º lugar no Hackathon Young Rio Pipeline.

O XIII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos contemplou os seguintes alunos:

Graduação:

Bruno Magno Simões de Carvalho e Matheus Fernandes Vilhena Campinho. Orientadores: Osvaldo Moura Rezende e Francis Martins Miranda
Paulo Fortuna Bernardes Filho. Orientadores: Mayara Amario e Caroline Santana Rangel
Felipe Botelho Nunes da Silva. Orientador: Luiz Wagner Pereira Biscainho
Larissa Marques dos Santos Cedro. Orientadora: Rafaella Martins Ribeiro; Coorientador: Yuri de Abreu Silva Araújo Fleischhauer
Matheus Murilo Gomes da Costa. Orientador: Hector Guillermo Kotik; Coorientador: Cesar Giron Camerini
Giovanna Amorim Pires Rezende. Orientadora: Andressa dos Santos Nicolau
Severino Virgínio Martins Neto. Orientadores: Fábio Krykhtine e Jean David Caprace
Paula Cristina Oliveira de Paula. Orientador: Joel Sena
Matheus Schueler de Carvalho. Orientadores: Daniel Alves Castello e Silvia Corbani

Mestrado e Doutorado:

Paulo Moss Hasselmann de Moraes. Orientadores: Gilberto Bruno Ellwanger e Leonardo Sant’Anna do Nascimento
Luiz Paulo Pereira Silva. Orientadores: Assed Naked Haddad e Diego Andrés Vasco
Karoline Vieira Figueiredo. Orientadores: Assed Naked Haddad, Vivian W. Y. Tam e Ahmed W. A. Hammad
João Paulo Rebechi Fraga. Orientadores: Marcelo Miguez e Aline Veról

A aluna Roberta Freire Garcia dos Santos, do curso de Engenharia Nuclear, conquistou o 1º lugar na HackaPower 2025 – Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB).

Os alunos Gabriel H. B. Lisboa e Leandro Assis dos Santos conquistaram o Segundo Lugar no Prêmio de Melhor Artigo do CBIC 2025.

A Fluxo Consultoria – Empresa Júnior da UFRJ foi homenageada pela Rede Educativa Brasil. Coordenação: Alice Ferruccio.

A equipe Astra Robotics Team conquistou o 3º lugar na categoria Mini Sumô na RoboChallenge Romania 2025. Mentoria: Alice Ferruccio.

O Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios (Labgn2) conquistou o 3º lugar no Jump Start 2025. Coordenação: Alice Ferruccio.

A equipe Shadow conquistou medalha de bronze na 30ª Maratona SBC de Programação, garantindo classificação para a final latino-americana do ICPC. Coordenação: Márcia Cerioli.

A equipe Minerva Sats recebeu menção honrosa no INPE CubeDesign 2025. Coordenação: Fernando Castro Pinto.

A estudante Mayara Dias Delgado Lopes conquistou o 2º lugar no Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz, concedido pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT). Orientação: Maria do Carmo Reis Cavalcante e Wagner Nahas Ribeiro.

Desde o início da criação e aprovação da disciplina Inteligência Artificial (IA) Aplicada à Gestão da Produção, em 2024, o Grupo Visagio participa tanto da idealização do conteúdo quanto da realização das aulas com os diretores e seus especialistas no tema. A disciplina é conduzida pelos professores Maria Alice Ferruccio e professor Renato Okabayashi Miyaji e especialistas da Visagio. O Grupo Visagio é um parceiro-chave na formação dos nossos alunos em um tema muito importante e atual no mercado de trabalho e, além disso, participa ativamente de muitas outras iniciativas como a Feira de Carreira da Politécnica-UFRJ; Semana Fluxo; Semana de Acolhimento dos Calouros e também de muitos cursos e palestras durante o ano inteiro. Na avaliação dos alunos do curso de Engenharia de Produção, o Grupo Visagio é a melhor empresa para se fazer estágio.

Funcionários


Os servidores da Escola Politécnica que se destacaram em 2025:

Servidores da Sede: Luiz Otávio de Souza Silva e Luciana Ferreira Machado
Servidores das Secretarias dos Departamentos: Rodrigo Vital Salvador e Maria José Caetano do Amaral
Servidores dos Laboratórios: Vladimir Rodrigues Calisto, Oswaldo Luiz Waltz Junqueira e Darlise Jorge Leite