Tem espaço para mulheres na ciência nuclear?

Neste sábado (18/9), às 11h, o Canal Irradiaçao promove live sobre o papel da mulher na ciência nuclear, com a participação da presidente da Women in Nuclear, Danila Dias, e dos alunos Andrey Costa e Gabriely Carvalho. O Canal Irradiação faz parte de projeto conduzido pela coordenadora do curso de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ, a professora Andressa Nicolau.

Cerimônias Remotas de Colação de Grau da Escola Politécnica da UFRJ

As Cerimônias Remotas de Colação de Grau da Politécnica-UFRJ acontecem entre 21 e 30 de setembro, a partir das 18 horas, com transmissão ao vivo no canal da instituição no YouTube.

Clique aqui para ver as ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS DE 2020.2

Confira, abaixo, os dias em que acontecem as cerimônias de cada curso de Engenharia da Politécnica-UFRJ:

  • 21 de setembro (terça-feira): Engenharia Civil e Engenharia Ambiental;
  • 23 de setembro (quinta-feira): Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Computação, Engenharia de Automação e Controle e Engenharia de Computação e Informação;
  • 28 de setembro (terça-feira): Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais e Engenharia Nuclear;
  • 30 de setembro (quinta-feira): Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo. 

I Encontro Regional de Educação em Engenharia do Rio de Janeiro e II Seminário de Educação em Engenharia da Politécnica-UFRJ

Organizados pela Politécnica-UFRJ, Escola de Engenharia da UFF e CEFET-RJ, o I Encontro Regional de Educação em Engenharia do Rio de Janeiro e o II Seminário de Educação em Engenharia da Politécnica-UFRJ pretendem discutir métodos inovadores de ensino, tendências pós-pandemia da educação em engenharia e  avaliação dos cursos e instituições de engenharia. O evento on-line e gratuito tem como público-alvo estudantes, professores, profissionais da área e demais interessados na temática.

Confira a programação completa e os palestrantes no site: http://educacaoemengenharia.poli.ufrj.br/
Para assistir, basta acessar a playlist do evento no canal da Escola Politécnica da UFRJ no YouTube: 

2nd Latin American Virtual Conference on Process Safety

Don’t miss the opportunity to share your process safety knowledge at the 2nd Latin American Virtual Conference on Process Safety, November 3-5, 2021. #LAVIRTUAL21 brings together safety experts from industry, government and academia within Latin America to share advances in process safety. Submit your TODAY!

Top Reasons to Join this Virtual Program

LEARN more about process safety in the chemical, mining, steel and biofuel sectors

EXPLORE the role of process safety on a global level

DEVELOP your network of chemical engineering professionals

EXPERIENCE the diversity of the Latin American process safety community

CONTRIBUTE to important process safety discussions

GET ANSWERS to your process safety questions in real-time

Submit Your Abstract By August 26

Session Topics

  • Track 1: Barrier Management & Asset Integrity/PSM Metrics
  • Track 2: Human Factors
  • Track 3: Process Safety in Mining and Steel Industries
  • Track 4: Incident Investigation and Case Studies (Accidents)/Lessons Learned

Panel Discussions

  • Managing Process Safety in COVID Times.
  • Incident Warning Signs and Audits.

Special Program

  • Process Safety for New Engineers and Students

3rd International Conference on Energy Research & Social Science

Due to the uncertainty around the COVID-19 pandemic the 3rd International Conference on Energy Research & Social Science will now be held from 20-23 June 2022. We look forward to welcoming you in-person at the University of Manchester, UK.

Please take note of the following new deadlines:

  • Abstracts are invited until 4 February 2022
  • Early bird registration rate is available until 1 April 2022

The International Conference on Energy Research & Social Science is the premier global forum for exploring the nexus of energy and society. We invite oral and poster abstracts that explore the intersection of energy and social change on the following topics:

  • Energy and justice
  • Energy and place
  • Energy and governance
  • Energy and demand
  • Energy and low-carbon transitions

Interdisciplinary contributions from across the social sciences, environmental studies, humanities, and energy research are welcomed.

Submit your abstract

Mobilidade Sustentável na Cidade Universitária da UFRJ

As inscrições para o concurso de ideias “Mobilidade sustentável na Cidade Universitária da UFRJ”, promovido pela Escola Politécnica (Politécnica-UFRJ), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Coppe, estão abertas até o dia 20 de novembro.

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de quaisquer unidades da UFRJ, mas cada projeto deverá ter ao menos um estudante da FAU na equipe. As equipes deverão elaborar projetos de estações e trajetos para o MagLev-Cobra, assim como a adequação do veículo de transporte considerando as novas preocupações sanitárias, de forma a contribuir para o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Ao final, serão selecionadas três propostas, sob a forma de estudo preliminar.

Para saber mais e realizar sua inscrição, acesse o site: mobsustentavel.wixsite.com/concurso

SOEA Connect traz palestra sobre os desafios da educação no cenário pós-pandemia

Considerado um dos maiores eventos da Engenharia, Agronomia e Geociências do país, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) Connect começa no dia 15 de setembro, em formato online, em razão da pandemia do Covid-19. Com o tema “A pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, Agronomia e Geociências”, o evento propõe debates, exposições e palestras sobre o contexto vivido pelo setor e suas perspectivas.

Convidada pelo Conselho Federal de Engenharia e da Agronomia (Confea) – entidade responsável pela organização da Soea, a professora Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ, palestrará sobre os desafios da educação no cenário pós-pandemia. A apresentação está marcada para o dia 16 de setembro, às 17h, na sala 1. Também participam Luanda Moraes, reitora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e Ana Adalgisa, presidente do Crea-RN.

“É importante a SOEA discutir os desafios que a pandemia trouxe para a educação, principalmente da educação em engenharia, quando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais indicam atividades interativas e criativas, demandando MakerSpaces e salas adequadas aos novos métodos de ensino, com menos alunos por sala e afastamentos de biossegurança. O desafio será atender esses novos paradigmas de qualidade, produtividade, saúde e segurança e continuar a formar a mesma quantidade de engenheiros que formamos”, destacou a diretora da Escola Politécnica.

Mais informações sobre a programação em: https://www.soea.org.br/77-soea/programacao-soea-connect

Raio-X: o papel socioeconômico da energia nuclear

No dia 28 de agosto, às 14h, o Canal Irradiação, projeto de extensão que envolve alunos de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica, sob orientação da coordenadora do curso Andressa Nicolau, promoverá a live “Raio-X: o papel socioeconômico da energia nuclear”. O bate-papo destacará a importância da energia nuclear no desenvolvimento socioeconômico de países menos desenvolvidos e consequentemente na melhora da qualidade de vida das pessoas, dentro de um contexto em que o aumento da produção energética se faz cada vez mais necessária na atualidade.

“A ideia da live é falar sobre o potencial da energia nuclear como matriz de base e como isso pode ajudar países subdesenvolvidos e emergentes na melhora da qualidade de vida da população”, destacou o aluno Andrey Costa, membro e entrevistador do Canal Irradiação.

Entre os convidados estão integrantes da Rosatom Brasil – companhia que representa a Rosatom no Brasil, a estatal de Energia Nuclear responsável pelo setor nuclear da Rússia e um dos líderes globais em construção de usinas de energia nuclear-, e integrantes do Instituto Arteiros. Que juntos estão desenvolvendo o projeto +Energia que inclui atividades científicas e tecnológicas como iniciação no conhecimento sobre Energia Nuclear, na Cidade de Deus. O projeto +Energia conta ainda com a parceria da Escola de Balé do Teatro Bolshoi em Joinville e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A transmissão será ao vivo na página do Canal Irradiação no YouTube.

Palestra on-line: Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer

No dia 26 de agosto, às 18h30, a Embraer promove palestra on-line para todos os alunos da Escola Politécnica da UFRJ sobre o Programa de Especialização em Engenharia (PEE), com inscrições abertas até o dia 31 deste mês.

A palestra será conduzida por engenheiros da Embraer S.A. formados na Politécnica-UFRJ e ex-participantes do programa: Armando (Engenharia Metalúrgica), Bianca (Engenharia Metalúrgica), Guilherme (Engenharia Civil), Pedro (Engenharia Mecânica), Raphael (Engenharia de Controle e Automação) e Rodolfo (Engenharia Mecânica). Durante a palestra serão abordadas as possibilidades de atuação dos engenheiros na Embraer, a apresentação do PEE, a sua forma de ingresso e haverá um espaço dedicado às perguntas e respostas.

O PEE é um programa de mestrado profissional e especialização aeronáutica em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para graduados em engenharia. Atualmente, o PEE é a principal porta de entrada para pessoas recém-formadas em engenharia que queiram trabalhar na Embraer. Além de ter a possibilidade de fazer parte do corpo de engenharia da Embraer ao fim do PEE, o programa permite a conquista do título de mestrado profissional pelo ITA.

Para participar, clique aqui e preencha o formulário de inscrição.

Acesso à apresentação no Teams.

Conheça o Programa de Especialização em Engenharia (PEE): https://embraer.com/br/pt/pee

A behavioral analysis of student workflow in COVID19 times

 Since the beginning of the COVID-19 pandemic, universities worldwide have been faced with the challenges of shifting back and forth between face-to-face and remote education. Due to universities’ short notice closures, instructors and students had little time to prepare and adjust to these shifts. In this talk, I present the results of a study I conducted at the occasion of a course given online to a cohort of 248 senior bachelor students during the Fall term of 2020. Lectures and tutorials were delivered synchronously and recorded using Zoom videoconferencing platform. Assignments were created and managed on Moodle learning management system. The goal of my study is to answer the following two questions: 1) When and how do students engage with course materials? 2) How should instructors revise student assessment practices? To address these questions, I conduct a behavioral analysis of the data collected on Zoom and Moodle. My results show that not all students attend the synchronous lectures. They resort to the lecture recordings to make up for missed lectures and prepare the assignments and to the tutorial recordings to review for the exams. I identify that students work mostly individually and sometimes collectively as they meet randomly on campus. Less than 6% of the students are suspected of cheating toward completion of half of the assignments.

Palestrante:
Prof. Promethée Spathis (Sorbonne Université, França)

Bio: Promethée Spathis is an Associate Professor of Computer Science in the Laboratoire d’Informatique de Paris 6 and a Member of the Faculty of Sciences at Sorbonne Université. He received his Ph.D. in Computer Science from Université Pierre et Marie Curie in 2003. He defended his Habilitation thesis in 2016. He is currently teaching the introduction course in Computer Networking for undergraduate students at Sorbonne Université and NYU Shanghai. He is also teaching a graduate course in Routing Protocols and Technologies at Sorbonne Université. He is interested in large-scale and self-assessment learning systems.