Entre os dias 3 e 5 de setembro será realizada a 5ª edição da Finance Week UFRJ. O objetivo do evento, promovido pela Liga de Investimentos da Escola Politécnica, é reunir profissionais de excelência que trabalham em diversos segmentos do mercado financeiro para conversar sobre suas respectivas trajetórias e desafios enfrentados na área. A entrada é gratuita. Inscrições aqui.
Arquivos: Eventos
Prof. Ernani Diaz palestra sobre a perda de protensão em aços RN em Simpósio da ABECE
No próximo dia 22 de agosto, às 14h, o professor emérito da Escola Politécnica da UFRJ, Benjamin Ernani Diaz, irá ministrar palestra sobre a perda de protensão em aços RN e as suas consequências, durante a programação do Simpósio Abece Universidades.
Ernani Dias é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da UFRJ, com o grau de Doktor-Ingenieur pela Universidade Leibniz de Hannover, na Alemanha. É especialista em estruturas de concreto protendido, pontes e usinas nucleares. Foi responsável técnico pelo projeto da ponte Rio Niterói.
Para mais informações, acesse: https://site.abece.com.br/concreto-protendido-e-tema-de-simposio-e-curso-em-parceria-com-universidades/
XIX UFRJ Ambientável
Entre os dias 20 a 23 de agosto será realizada a XIX UFRJ Ambientável, a Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre questões climáticas relevantes e atuais através de palestras, debates e intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, profissionais e representantes da sociedade civil.
Com o tema “Emergência climática: uma tragédia anunciada”, a programação – que é organizada pelos próprios estudantes do curso, trará exemplos concretos da realidade global e promoverá diálogo entre diferentes atores e áreas relacionadas ao meio ambiente. Segundo os organizadores, a XIX Ambientável vem com a responsabilidade de abranger as diversas dimensões dos problemas advindos das mudanças climáticas e provocar reflexões acerca da nossa responsabilidade sobre a atual conjuntura, designando os limites desse modus operandi.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil oficial da Ambientável no Instagram: @ambientavel
Escola Politécnica realiza Semana de Acolhimento aos Calouros 2024.2
De 12 a 14 de agosto, a Escola Politécnica da UFRJ realizará a Semana de Acolhimento aos Calouros 2024.2. Durante os três dias, os calouros vão participar de atividades preparadas por estudantes, professores e funcionários, realizadas no auditório Horta Barbosa, das 8h às 17h.
O objetivo do evento é receber o calouro de forma especial, tornando esse primeiro contato com a universidade um momento onde ele poderá conhecer um pouco do universo acadêmico e as oportunidades que a Escola Politécnica da UFRJ pode oferecer ao longo da formação.
Haverão apresentações sobre a Escola Politécnica, os cursos de Engenharia, as atividades acadêmicas, os Programas de Intercâmbio, as Equipes de Competição, as Organizações Estudantis e as Atividades Complementares.
Acompanhe a programação no site https://calouros.poli.ufrj.br/
Inscrições para o Programa de Aceleração Next vão até o dia 28 de julho
Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para mais uma fase (Batch#5) do Programa Next para aceleração de startups, da FENASBAC. O Next é o maior programa de aceleração do setor financeiro no Brasil, voltado para o crescimento exponencial de startups de base tecnológica com alto potencial de mercado.
Dentre as atividades, destacam-se: desenvolvimento de parceria estratégica com grandes corporações, com possibilidade de negócios futuros; diagnóstico e apoio customizado em áreas de desenvolvimento do negócio; acesso a profissionais de mercado e experts em regulação; desenvolvimento de PoC junto ao mantenedor; acesso a novos mercados e rede de investidores; network com outras startups e empresas parceiras; encontros e workshops sobre temas relevantes e atuais; conexão com ecossistema LIFT-Fenasbac e expertise regulatória.
Para realizar a inscrição ou mais informações, acesse: https://www.nextfintech.com.br/
Ópera na UFRJ: Escola Politécnica será palco de II Néo
No dia 25 de junho, às 13h, o Projeto Ópera na UFRJ e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com o apoio do Proart-UFRJ e da Escola Politécnica da UFRJ, transformarão o auditório Horta Barbosa do Centro de Tecnologia da UFRJ em palco de mais um espetáculo. A apresentação consiste na estreia moderna de “II Néo”, ópera de Henrique Oswald, escrita originalmente em 1900 e produzida somente uma vez, em maio de 1952, como celebração do centenário do compositor. O título, em italiano, refere-se a uma pinta ou marca de nascença que se encontrava nas espáduas de Madame de Pompadour, favorita do rei Luis XV, na Versalhes do século XVIII.
A direção cênica será feita por José Henrique Moreira e a direção-geral é de Lenine Santos, que nos deu uma prévia convidativa do espetáculo: “Honra, coragem, paixões, desejos, juramentos e conspirações se misturam num grande baile de máscaras para o qual todos estão convidados. Durante o baile serão também apresentados números de dança, lindas canções e música de câmara do compositor, comemorando em alto estilo o aniversário de 30 anos do Ópera na UFRJ e os 100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ”. A OSUFRJ será regida pelo maestro Pedro Messias e serão distribuídas senhas uma hora antes de cada récita.
Encontros com tecnologia
Tema: “A CARTA DA TERRA E AS ENGENHARIAS: como podemos promover o desenvolvimento sustentável”.
As palestrantes são as conselheiras Fátima Sobral Fernandes (Sócia Fundadora da Transcenderte Desenvolvimento Humano e Organizacional) e Cláudia Morgado (diretora da Escola Politécnica da UFRJ).
👉 FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA: https://www.sympla.com.br/encontros-com-tecnologia—a-carta-da-terra-e-as-engenharias–como-podemos-promover-o-desenvolvimen__2479523
👉 Transmissão: Sympla Zoom
📌 INFORMAÇÕES: https://portalclubedeengenharia.org.br/event/a-carta-da-terra-e-as-engenharias-como-podemos-promover-o-desenvolvimento-sustentavel/
Aula Magna – Curso André Rebouças 2024
Edital de bolsas de graduação para alunos (as) negros (as) – CAC Carrefour
Prezados alunos, boa tarde!
Feliz de anunciar que ganhamos no edital do Carrefour 13 bolsas para alunos negros(as).
4 para Engenharia Naval e Oceânica,
4 para Engenharia Eletrônica e Computação,
5 para Engenharia de Computação e Informação.
Informações sobre a origem da bolsa
Prazo de Inscrição
02/04/2024 até 12/04/2023
Links da Inscrição
Engenharia Eletrônica e Computação
Engenharia de Computação e Informação
EDITAL
Prezados Alunos (as),
Dentro do Programa de Ações Afirmativas da Escola Politécnica, este formulário tem o objetivo de promover a inscrição de alunos(as) negros(as) dos cursos Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Engenharia de Computação e Informação para o processo público de seleção de candidato(a), a fim de atender à demanda de 13 vagas disponibilizadas através do Edital do GRUPO CARREFOUR de chamamento público para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições de ensino públicas e privadas, ano 2022.
I – DA BOLSA:
A bolsa de permanência terá o valor de R$1.000,00 (um mil reais), valor bruto sujeito à dedução de eventuais impostos devidos, com pagamento mensal, concedida semestralmente, e sua renovação se dará até a conclusão do curso.
II- DAS EXIGÊNCIAS:
Os candidatos para o processo seletivo deverão cumprir as seguintes exigências, conforme o Edital CARREFOUR:
1.Ser considerado negro(a), em processo oficial de UFRJ de heteroidentificação; (caso tenha entrado por ampla concorrência, será realizada a heteroidentificação oficial da UFRJ)
2. Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral; ou ser oriundo de família com renda igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos (um salário-mínimo e meio) per capita;
3. Estar com matrícula ativa no Curso de Engenharia de Computação e Informação da Escola Politécnica da UFRJ;
4. Não estar recebendo bolsas da CAPES, FAPERJ ou CNPq;
5. Não ocupar cargo ou emprego público, ou estar vinculado a qualquer empresa, que realize ou possam realizar auditorias e atividades de fiscalização no GRUPO CARREFOUR;
III- DA MANUTENÇÃO DA BOLSA:
Com o objetivo de manter continuamente a bolsa de permanência, o aluno(a) candidato(a) se compromete às seguintes regras, conforme o Edital CARREFOUR:
1. Concluir o curso no prazo de 10 (dez) períodos letivos;
2. Não poder ser reprovado/a em nenhuma disciplina;
3. Obedecer à frequência mínima exigida nas disciplinas e no curso.
OBS: Havendo casos em que o aluno/candidato seja afastado devido à licença maternidade ou questões de saúde, a Instituição de Ensino comunicará imediatamente a Instituição Gestora a fim de que esta última tome as providências necessárias para andamento da bolsa;
IV- DOS CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS DE SELEÇÃO:
Os alunos (as) inscritos (as) serão classificados (as) seguindo os critérios classificatórios abaixo:
1º) menor renda familiar;
2º) notas (ENEM, vestibular, classificação do vestibular)
3º) menor Índice de Desperiodização (IDP)) do aluno (a), constituído por formulação considerando a diferença entre a informação de Períodos Integralizados (PI) do aluno (a), registrado no BOA e o seu Percentual do Total de Créditos (PTC) curriculares concluídos, conforme a seguinte formula:IDP=PI–(PTC/10), sendo PTC=100x(Créditos Obtidos Acumulados/Total de Créditos a ser Cumprido);
A DAPE se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento.
Encontros com Tecnologia – Neoindustrialização, Engenharias e a Formação dos Engenheiros
No dia 3 de abril, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 33ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico.
Em toda a primeira quarta-feira do mês, exceto feriados, a entidade realiza o evento online, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo de base tecnológica.
O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes, que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.
O tema de abril é “Neoindustrialização, Engenharias e a Formação dos Engenheiros”.
As transformações pelas quais a economia mundial está passando e o notório retrocesso que o Brasil vivenciou nos últimos anos no seu processo de desenvolvimento econômico requerem uma mudança de rumo e a priorização de uma política industrial adequada ao momento atual.
Uma política industrial para um mundo em que as questões ambientais são preponderantes, juntamente com a necessidade urgente de inovação tecnológica no Brasil, para proporcionar uma maior integração entre as cadeias produtivas brasileiras e globais.
Para explicar como esse processo impacta todas as áreas da Engenharia e a formação e a necessidade permanente de capacitação dos engenheiros , o Encontros vai receber o presidente do Clube de Engenharia e assessor da Presidência da FINEP, Márcio Girão, para uma palestra e um debate com o público sobre o assunto.
As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:
Considerando a neoindustrialização um processo de modernização e evolução da indústria, enfatizando inovação, compromisso ambiental e integração com cadeias produtivas internacionais:
Que setores econômicos demandam neoindustrialização?
Como a neoindustrialização está impactando as práticas e demandas das engenharias?
Quais tecnologias têm promovido mais transformações nessas práticas e demandas?
Quais são os novos desafios e oportunidades para os engenheiros na era da neoindustrialização?
Como devemos adaptar a formação dos engenheiros para atender às demandas da neoindustrialização?
Como serão disponibilizados os recursos alocados pelo Governo Federal para este processo de neoindustrialização?
Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira, 03 de abril, das 18h às 20h.
Palestrante inspirador:
Márcio Girão: É presidente do Clube de Engenharia e assessor da Presidência da Finep. É Engenheiro Civil formado pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), Professor Adjunto de Resistência dos Materiais (Politécnica/USP). Na área empresarial atuou na Promon; Cobrapi, BP Mineração; Nuclep; Lexikon (sócio); MGB Informática (sócio). No setor público foi Diretor de Inovação, Planejamento, Jurídico e Gestão de Riscos da FINEP. Exerceu ainda atividades como Diretor Executivo da Riosoft e Presidente da SOFTEX. Diretor-Presidente do RioBoston (incubadora na cidade de Boston-EUA) e Presidente da Federação Nacional de Empresas de Informática (Fenainfo).
Mediadora do debate:
Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes
Realização:
Equipe Coordenadora, integrada por:
Conselheiros Cesar Drucker, Fátima Sobral Fernandes e Margarida Lima.