A professora do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ, Inayá Lima, foi agraciada pelo almirante de esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, com a medalha “Amigo da Marinha”, honraria destinada a reconhecer os serviços de colaboração prestados por personalidades civis. A cerimônia aconteceu no dia 9 de novembro, na sede do 8º Distrito Naval (COM8DN).
A premiação foi criada em agosto de 1966, com o propósito de valorizar civis sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições, que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
“Emociono-me ao ser agraciada com esta medalha, solidificando nossa proximidade cotidiana em debates científicos e geopolíticos no setor nuclear. Agradeço sinceramente por esta distinção, ressaltando que a Marinha do Brasil permanecerá uma presença fundamental em minha vida, sempre contando com meu apoio e admiração inabaláveis. Esta honraria reforça a significativa colaboração que estabelecemos ao longo do tempo, tornando-a ainda mais especial. Estou comprometida em continuar contribuindo para fortalecer nossa parceria e compartilhar os valores que unem nossos caminhos”, agradeceu a professora Inayá Lima.