Núcleo WIN UFRJ é premiado por promover ações de diversidade e de equidade de gênero no setor de petróleo e energia

Publicado em: 26/03/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O Núcleo WIN Brazil UFRJ, da Escola Politécnica da UFRJ, conquistou o 2º Presidential Award for Outstanding Section no WIN Awards, premiação promovida pelo Women in Energy Brazil (WIN Brazil), uma iniciativa da Society of Petroleum Engineers (SPE) Seção Brazil. O prêmio valoriza iniciativas que promovem a diversidade e equidade de gênero no setor petrolífero, incentivando a atração, retenção e engajamento de meninas e mulheres das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Fundado em 2021, o Núcleo WIN UFRJ é uma extensão independente do Capítulo Estudantil SPE UFRJ, orientado pela professora Maira Lima Santo. Desde a reestruturação, em 2023, o Núcleo tem trabalhado para ampliar a presença feminina na UFRJ por meio de diversas iniciativas. Ao longo de 2024, promoveu eventos voltados para alunas da área STEM, palestras com mulheres líderes da indústria e da academia sobre desenvolvimento profissional, iniciativas voluntárias em escolas e visitas técnicas a empresas do setor. Além disso, promoveu ações para aumentar a visibilidade das estudantes.

Para a estudante de Engenharia de Petróleo e responsável pelo reerguimento do Núcleo WIN UFRJ, Nayana Campos Oliveira, o prêmio reconhece o compromisso das integrantes em fortalecer a presença feminina na universidade:

— A conquista demonstra o impacto gerado pelas ações do Núcleo, que deram voz e visibilidade às estudantes, fortaleceram conexões com mulheres da indústria, incentivaram o compartilhamento de experiências e estimularam o desenvolvimento acadêmico e profissional. Esse prêmio mostra que quando unidas por um propósito comum, as mulheres transformam seu ambiente. Ademais, me sinto feliz e honrada por fazer parte dessa transformação.

De acordo com ela, as alunas que permanecem no Núcleo serão mentoradas por mulheres da indústria. Para a conquista do prêmio, o Núcleo contou com a participação das alunas de Engenharia de Petróleo (Ana Luiza Borges Pederiva, Bruna Farias Rodrigues de Souza, Emily Katarine Ferreira Vale, Ingrid Santiago, Izabella Manso Gonçalves, Janaína Teodoro Nogueira dos Santos da Silva, Nayana Campos Oliveira e Vitória Figueiredo Lima do Nascimento) e Geologia (Carolina Nunes Gonçalves Dias e Mariáh Guilhermino Braz).

Organizado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da SPE Seção Brazil, o WIN Awards reconheceu os três núcleos universitários que mais se destacaram em ações voltadas ao protagonismo feminino em 2024. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 29 de janeiro, destacando as iniciativas promovidas pelo Núcleo WIN Brazil UFRJ.