Edital da Faperj que incentiva participação feminina nas Engenharias contempla dois projetos da Escola Politécnica

Publicado em: 14/06/2024 Escola Politécnica da UFRJ

As professoras da Escola Politécnica da UFRJ Monica Pertel e Inaya Lima tiveram seus projetos aprovados na segunda edição do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação, edital da Faperj que visa apoiar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência. No total foram selecionados 33 projetos, de um total de 74 propostas recebidas, e o resultado foi divulgado no último dia 13 de junho.

O edital prevê incentivos voltados para promover o despertar do interesse vocacional de meninas e mulheres da Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica nas áreas contempladas pelo programa (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação), com projetos desenvolvidos em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.

Os recursos alocados para o financiamento dos projetos aprovados são da ordem de R$ 3,5 milhões, existindo ainda a possibilidade de concessão de bolsas nas seguintes modalidades: Pré-iniciação Científica (Jovens Talentos – JT), Iniciação Científica (IC) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT).

Prof.ª Monica Pertel

O projeto Kuña Ñandejara: Construindo Futuros através da Bioconstrução, de autoria da professora Monica Pertel do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica-UFRJ busca levar práticas sustentáveis para o CIEP 441 Mané Garrincha no contexto de empoderamento feminino, aproximando meninas e mulheres das ciências exatas, sobretudo nas universidades e no mercado de trabalho. O projeto objetiva também a construção e monitoramento de um laboratório de ecossaneamento, construído por meio de técnicas de bioconstrução para implementação de sanitários secos na escola.

Prof.ª Inaya Lima

Já o projeto Meninas como Futuras Líderes na Ciência Nuclear, de autoria da professora Inaya Lima do Departamento de Engenharia Nuclear da Politécnica-UFRJ, alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo igualdade de gênero e educação de qualidade no setor nuclear. Envolverá escolas e professores, oferecendo 12 bolsas para jovens talentos, três bolsas de Iniciação Científica para alunas da Engenharia Nuclear da UFRJ, e cinco bolsas de capacitação para professores das escolas públicas participantes.