Notícias

18ª edição da Semana Fluxo de Engenharia foi um sucesso de público

Evento contou com atividades diversificadas e apresentou trajetórias inspiradoras de profissionais e empresas
Publicado em: 22/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Após cinco dias de uma intensa programação repleta de palestras, workshops e rodas de conversa, que mostraram a realidade do mercado de trabalho aos estudantes universitários, a 18ª Semana Fluxo de Engenharia (SFE) chegou ao fim, no último dia 19. Organizada pela Fluxo Consultoria – empresa júnior formada por alunos de graduação da Escola Politécnica e de outras unidades da UFRJ, o encontro trouxe 50 atividades focadas em tecnologia, sustentabilidade, inovação e diversidade, que atraíram mais de 5 mil pessoas.

Entre os destaques da programação, as palestras “As energias da PRIO”, com o ex-atleta e novo embaixador da PetroRio, Flávio Canto; “Realizando feitos grandiosos”, com Agapito Troina, sócio da consultoria Visagio; “Bastidores da abertura de capital de um dos primeiros unicórnios brasileiros”, com Caio Fiuza, COO da Divisão de Plataforma Financeira na Stone; e “Todos por elas”, com Flávia Santo, coordenadora de Infraestrutura e Monira Gonçalves, Líder de Tecnologia, ambas da Globo.

“Foi gratificante poder proporcionar esses encontros para os estudantes trocarem conhecimento com os palestrantes e com as empresas. Trajetórias inspiradoras e cases de sucesso foram apresentados ao longo da programação, além dos desafios e das oportunidades existentes no mercado”, destacou a diretora-adjunta de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica, Maria Alice Ferruccio.

Já o atual presidente da Fluxo, Matheus Melo, celebrou o resultado do evento. “O isolamento afetou muito o relacionamento com as empresas e o conhecimento do público. A equipe teve que começar quase do zero, após três anos sem evento. Mas, apesar do desafio, esta edição bateu um recorde de parceiros, em comparação às outras edições, chegando a 25. Além disso, conseguimos aumentar o tamanho do evento, estando não apenas no lounge do Bloco A, mas no Hall do Auditório também. E tivemos atividades todos os dias, de manhã e à tarde. Não houve um minuto durante a Semana Fluxo que o congressista não tenha aproveitado”.

A SFE é uma das maiores feiras de carreiras do Rio de Janeiro e o maior evento realizado na UFRJ, e contou na edição deste ano com a participação de empresas como Elo, Sebrae, L’Oreal, Globo, Grupo Soma, Hashtag, White Martins, Stone, Cedae, Grupo Rão, CIEE, Sicoob, EY, PetroRio, BCG, SECEC, LD Studio, Bagaggio e Visagio.

Fluxo Consultoria

A Fluxo é uma empresa Júnior, ou seja, é totalmente constituída de estudantes de graduação. Ela atua há três décadas no mercado de consultoria de maneira multidisciplinar, com cinco áreas de atuação abrangendo todos os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da UFRJ, além de Arquitetura, Desenho Industrial, Design e Química Industrial.

A missão da Fluxo é promover o acesso ao conhecimento, impactando o Brasil por meio de projetos de engenharia. Assim, como forma de promover experiências e aumentar as oportunidades para os universitários, usam o ambiente empreendedor da Empresa Júnior para organizar e realizar o evento, ajudando na formação e na expansão do leque de possibilidades empregatícias existentes dos futuros profissionais.

Notícias

Robôs da Minerva Bots conquistam bons resultados em desafio internacional de robótica

Publicado em: 20/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A Minerva Bots, equipe formada por alunos da Escola Politécnica da UFRJ,
alcançou boas colocações em três categorias da RSM Challenge, desafio internacional de robótica, que reuniu mais de 50 equipes que representaram universidades do Brasil e do exterior. O bom desempenho da equipe na competição – realizada em Mogi das Cruzes, entre os dias 21 e 23 de abril, garantiu também aos seus integrantes cinco prêmios e um convite para participarem de eventos na Colômbia e México, com datas a serem definidas para o segundo semestre.

De forma autônoma – utilizando diversas estratégias programadas – e de forma
radiocontrolada, com piloto e copiloto, os robôs “Meri” e “Zé Pequeno”, colocaram a equipe da Politécnica entre as melhores nas categorias “Sumô Mini Radiocontrolado” e “Sumô Mini Autônomo” – conquistando o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente. Ambas tinham como o objetivo tirar o oponente da arena, similar a dinâmica da tradicional luta japonesa.

Com o robô “Bigode”, a equipe ficou na terceira colocação em uma das categorias mais famosas, o “Combate”, peso “Beetles”, desafio que coloca os robôs para se enfrentarem em confrontos diretos dentro de arenas, tendo um piloto e copiloto para guiar o protótipo no campo. Já o robô “Atlas” alcançou a segunda posição mais alta do pódio no “Trekking”, prova que exige que o protótipo se localize no espaço e alcance três marcos postos no campo, enquanto desvia de obstáculos e se entende no espaço, traçando a trajetória de menor tempo de forma autônoma e superando desafios climáticos e de terreno (como luminosidade, chuva, temperatura e desníveis).

“Desde a pandemia, estávamos em uma situação crítica de defasagem de
material, conhecimento e dinheiro. Ano passado, na RSM, ganhamos apenas
um prêmio em sumô mini, com nosso Méri. Contudo, esse ano foi uma virada de chave”, avaliou a capitã da Bots, Rebecca Gomes Simão.

Resultados:

Categoria:
Sumô Mini Radiocontrolado
1º lugar (Robô Méri) e 3º lugar (Zé pequeno)
Sumô Autônomo
3º lugar (Robô Méri)

Categoria:
Trekking
2º lugar (Atlas)

Categoria:
Combate
3º lugar (Bigode)

Notícias

Pesquisas de Engenharia de Estruturas de alunos de graduação e mestrado da Politécnica-UFRJ são apresentados no XIV CBPE

Publicado em: 19/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Nove trabalhos de mestrado e de graduação da Escola Politécnica da UFRJ, sendo dois do Programa de Projetos de Estruturas (PPE) e sete da Engenharia Civil, foram selecionados e apresentados durante o XIV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE), encerrado no último dia 12. O evento buscou reconhecer trabalhos recentes e relevantes nas áreas de pesquisa e aplicação, além de divulgar as grandes obras em execução no Brasil e no exterior.

Com a presença de congressistas de todo país, entre eles, representantes de empresas, profissionais e estudantes da área de cálculo, dimensionamento, detalhamento e execução de estruturas, o CBPE contou com palestras que abordaram temas como o acidente náutico contra a Ponte Rio-Niterói, dimensionamento sísmico de edifícios de concreto armado; sustentabilidade na reabilitação e substituição de pontes existentes; e análise dinâmica de pontes estaiadas sob a ação do vento e tráfego de veículos, entre outros.

Organizado pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) – que tem como presidente o professor da Politécnica-UFRJ Sérgio Hampshire, e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), o evento contemplou diversas áreas do conhecimento, entre elas: construção, recuperação, reforço e manutenção de pontes, estádios, edifícios, indústrias, metropolitanos, portos, barragens, plataformas offshore, aerogeradores e fundações, normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, metálicas madeira, alvenaria e materiais avançados.

De acordo com a chefe do Departamento de Estruturas da Politécnica-UFRJ, prof.ª Flávia Moll, o congresso foi um sucesso – com mais de 400 inscritos entre profissionais e estudantes, e contou com excelentes palestras e trabalhos apresentados nas salas técnicas. “Destaca-se a participação de diversos estudantes e egressos da graduação ou da pós-graduação, que contribuíram com os resultados de suas pesquisas para o meio técnico. A motivação, o compromisso e a competência dos nossos alunos evidenciam a qualidade do ensino na Politécnica”, avaliou a professora.

Abaixo, a lista de trabalhos, autores e orientadores reconhecidos pelo XIV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE):

Programa de Projetos de Estruturas (PPE)

● Análise não linear de estruturas especiais de concreto armado dimensionadas pelo método de bielas e tirantes
Autor: Rodrigo Sanguedo Baptista
Orientador: Sergio Hampshire de Carvalho Santos

● Análise dinâmica de fundações superficiais de geradores por meio do programa Plaxis
Autor: Kamila Andreia Alves Novo
Orientador: Sérgio Hampshire de Carvalho Santos

Graduação em Engenharia Civil com Ênfase em Estruturas

● Estudo comparativo entre a nova norma NBR 6123 e normas internacionais para o efeito dinâmico do vento em edifícios altos
Autor: Samuel Izaías de Oliveira Costa
Orientadores: Manoel Rodrigues Justino Filho / Sérgio Hampshire de Carvalho Santos/ Michèle Schubert Pfeil

● Análise do dimensionamento de reforço estrutural à força cortante utilizando CFRP em vigas de concreto armado
Autor: Luiz Fhelipe Fernandes de Oliveira
Orientadores: Matheus Pimentel Tinoco e Júlio Jerônimo Holtz Silva Filho

● Avaliação das regras para dimensionamento de almas e flanges de estruturas de pontes de concreto
Autor: Jessica Lopes Marques
Orientador: Benjamin Ernani Diaz

● Análise de estabilidade global em edifícios de concreto armado sob a influência da interação solo-estrutura
Autor: Bernardo Gracioli Sá Gomes
Orientador: Júlio Jerônimo Holtz Silva Filho

● Diretrizes básicas para modelagem de pavimento industrial com uso de programa computacional
Autor: Danielle Monteiro Alves Barbosa
Orientadores: Flavia Moll de Souza e Mayra Soares Pereira Perlingeiro

● Análise numérica de funções de impedância em solo homogêneo
Autor: André Vitor B. Rocha de Oliveira
Orientador: Sérgio Hampshire de Carvalho Santos

● Métodos para determinação dos esforços hiperestáticos de protensão em uma laje cogumelo com protensão aderente
Autor Tainá Pölzl
Orientador: Benjamin Ernani Diaz

Notícias

Intercambistas da Politécnica no CERN apresentaram artigos em conferência internacional

Publicado em: 19/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Oito alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Computação, Engenharia da Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação e Nanotecnologia da Escola Politécnica da UFRJ, que colaboram junto ao Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), na Suíça, desenvolvendo sistemas de controle de dados e coordenação de colaboração, tiveram artigos aceitos e apresentados na renomada conferência internacional Computing in High-Energy & Nuclear Physics, realizada nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 12 de maio.

Os alunos Jomar Junior Pereira, Carlos Brito, Ana Clara Loureiro e Gabriel Aleksandravicius foram escolhidos pelo CERN para participarem presencialmente e representaram os demais intercambistas Mário Simão, Pedro Lisboa, Pedro Goes, Gabriel Silva nas apresentações dos artigos – que estão diretamente ligados a três experimentos do Large Hadron Collider (LHC), maior colisor de partículas do mundo.

“A UFRJ participa desde 1988 dos desenvolvimentos no CERN. Ao longo desse período, a instituição vem atuando em engenharia de software, eletrônica embarcada, calorimetria de altas energias, sistemas inteligentes e análise de processos físicos raros. Também foi uma oportunidade que os alunos tiveram de vivenciar uma experiência internacional num ambiente de alta tecnologia”, explicou o professor e também coordenador da iniciativa José Manuel Seixas.

Cursando o sétimo período, Jomar teve a oportunidade de destacar dois artigos e contar um pouco da experiência vivida no maior acelerador de partículas do mundo. “Nossa rotina compreende o desenvolvimento de software, desde a parte mais interna de lógica de programação até o exterior e design de nosso website. Também fornecemos suporte ao usuário quando há a ocorrência de algum problema na utilização da ferramenta. Faço parte do segmento que oferece soluções para o experimento ALICE. Apresentar esse nosso trabalho para tantos profissionais conceituados foi um desafio e privilégio imensurável”, contou o aluno.

Segundo ele, o atual sistema de gerenciamento de dados do ALICE foi idealizado há mais de oito anos e algumas de suas tecnologias já estão ultrapassadas. “Nosso trabalho foi desenvolver novas tecnologias e correção de problemas. O destaque está na substituição do código legado do ALICE Membership para uma versão mais nova e adaptável, que irá trazer mais celeridade aos processos de desenvolvimento da equipe, abrir portas para as tecnologias mais novas e uma maior gama de serviços compatível e facilitar o onboarding de novos membros, tão necessário numa equipe em constante rotação de membros”, disse.

Responsável pela manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades de três sistemas, Mário Günter Simão, que está no último período, começou a jornada na colaboração com o CERN em 2017, como aluno de iniciação científica do LPS (Laboratório de Processamento de Sinais) na UFRJ. Em 2019 teve a oportunidade de trabalhar por dois anos na sede, na Suíça.

“Os sistemas em que trabalhei permitem aos cientistas planejarem seus turnos e tarefas de um ano, consequentemente planejando as viagens deles. Outro sistema cria a lista de autores, fundamental para a publicação de artigos científicos, que são os principais produtos do CERN. É gratificante participar de um projeto complexo que me permitiu botar em prática o que vi na universidade”, destacou o aluno.

Abaixo, os links dos trabalhos que foram apresentados:

Apresentador: Jomar Junior Pereira
Título: O sistema ALICE Glance Service Work
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11687/
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11871/

Apresentador: Carlos Henrique Ferreira Brito Filho
Título: Adoção de um padrão comum de desenvolvimento para sistemas no CERN
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11530/
Glance Search Interface
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11542/

Apresentadora: Ana Clara Loureiro Cruz
Tema: Desenvolvimento incremental do novo sistema de tracking de publicações no experimento ATLAS.
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11545/

Apresentador: Gabriel Aleksandravicius
Tema: Aprimorando a consistência de dados nos bancos de dados ATLAS e CERN por meio de sincronização automatizada
https://indico.jlab.org/event/459/contributions/11529/

Notícias

Homenagem à engenheira Katia Monte Chiari Dantas (in memoriam)

Publicado em: 19/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Duas alas do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ receberam o nome de Eng.ª Katia Monte Chiari Dantas. As cerimônias de descerramento das placas nos blocos D e I, que registram o batismo, aconteceram no dia 10 de abril, após Sessão Solene da Escola Politécnica da UFRJ, e contaram com a presença de familiares, professores amigos e ex-alunos.

Em seu discurso, a diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, destacou a trajetória de Kátia na instituição e a sua visão de educação continuada. “Por onde ela passava tinha alegria. Era uma pessoa muito bem humorada, tanto que conseguia estimular outras pessoas. É um exemplo para os funcionários, técnicos, discentes e alunos de graduação. Além disso, sempre buscou capacitar-se em cursos, fez mestrado e doutorado. Ela deixou uma marca inesquecível”, avaliou a diretora.

Atual chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica (DRHIMA), Heloísa Firmo, também guarda boas recordações da amiga – que atuou no departamento como colaboradora das disciplinas de Engenharia e Meio Ambiente, Resíduos Sólidos Urbanos e Planejamento Ambiental.

“Há cerca de 15 anos que conheço a Kátia, do tempo em que ela trabalhava na Decania e era responsável pelo projeto Recicla-CT. Ela era uma pessoa generosa, afetuosa e sempre atenciosa com os colegas e alunos. Tinha um dom que permitia que ela enxergasse o lado bom das pessoas, ajudando-as a desenvolverem suas qualidades. Isso fazia dela um ser humano muito querido. Diversos colegas e ex-alunos lembram dela como alguém que em muito contribuiu para se tornarem mais seguros e melhores profissionais”, lembrou.

A servidora da Decania do CT, Rosana Torres, aproveitou a oportunidade para deixar sua mensagem, reforçando a sua relação com a homenageada. “Ela sempre foi uma pessoa muito dedicada ao trabalho, de muita firmeza e competente no que fazia. Tenho uma imensa gratidão a ela, pois sempre foi uma amiga muito presente, carinhosa e divertida”, contou.

Também compuseram a mesa o decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu; o chefe de Recursos Humanos do CT, Luiz Otavio Ferreira; o tio da homenageada, Roberto Montechiari; e Ocarlina Borges, professora do CEFET-RJ, que fez a leitura de cartas enviadas à Kátia, anos antes do seu falecimento, em outubro de 2021.

Notícias

Emoção e alegria marcam primeira formatura presencial da Escola Politécnica após o início da pandemia

Publicado em: 18/05/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Nos dias 10 e 11 de abril, a Escola Politécnica da UFRJ realizou a primeira formatura presencial de seus cursos de graduação, após o início da pandemia do Coronavírus. A cerimônia, que até então vinha sendo realizada remotamente, reuniu 114 formandos no auditório Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia da UFRJ.

A outorga de grau aos concluintes foi concedida pela diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, e pelo vice-diretor da instituição, Edilberto Strauss, para as seguintes Engenharias: Ambiental; Computação e Informação; Controle e Automação; Civil; Eletrônica e Computação; Elétrica; Mecânica; Materiais; Naval e Oceânica; Nuclear; e Produção.

Na foto, a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado.
Na foto, a diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado.

“Esses dois últimos anos de pandemia foram bastante desafiadores e nos exigiram superação e inovação. Tivemos que nos adaptar a novas formas de aprendizagem e também de funcionamento da instituição. Nesse reencontro podemos observar a emoção estampada nos rostos dos nossos alunos – agora engenheiros formados – e também de seus familiares e professores. Era um momento muito aguardado por todos nós”, celebrou a diretora Cláudia Morgado.

Os sentimentos de dever cumprido e de felicidade já podiam ser verificados momentos antes da cerimônia. É o caso de Igor Cartucho, que estava acompanhado dos pais Edmilson e Sandra. Formando de Engenharia Elétrica, o futuro engenheiro considerou a colação como a concretização de um ciclo. “Estava esperando muito por isso, uma formatura com beca e tudo mais. É emocionante poder fechar mais essa etapa com chave de ouro”, disse Igor, que já iniciou também um mestrado no Programa de Engenharia Elétrica da UFRJ na área de Inteligência Computacional.

“É um orgulho grande para a gente ter um filho formado numa universidade federal. Aqui, ele teve grandes oportunidades, entre elas de fazer um intercâmbio. Ele está no caminho certo”, celebrou a mãe.

Outro que também não conseguia esconder a alegria era o formando de Engenharia Mecânica Luiz Felipe Carreira. “Ao ingressar na faculdade, a gente entra uma pessoa e sai outra completamente diferente. A graduação é um processo muito longo e cada funcionário da UFRJ faz parte disso. Estou muito feliz”, agradeceu o formando, que recebeu todo reconhecimento do pai Luiz Pedro: “Foi um período de muita luta e incentivo, e ele sempre correspondeu. É uma satisfação grande estarmos aqui hoje e acreditamos que daqui pra frente ele estará mais preparado para lidar com as adversidades da vida. Isso nos dá uma maior tranquilidade”, pontuou.

Já o formando de Engenharia de Produção Francisco Victer destacou o cenário inédito – de pandemia – vivido por sua turma. “Somos uma geração persistente, que passou por muita coisa, entre elas uma pandemia, uma situação única dentro da UFRJ. A gente fica muito feliz e orgulhoso de ter se formado numa universidade de excelência e com filtros tão rigorosos”, disse o futuro engenheiro, que a partir de seu esforço e dedicação, conseguiu concluir o curso em apenas quatro anos, e agora segue para o mestrado.

As formaturas foram transmitidas ao vivo pelo canal da Escola Politécnica no YouTube e podem ser conferidas em: Dia 10/04/2023 | Dia 11/04/2023.

Veja também o que disseram outros formandos:

“A Politécnica me proporcionou muitos aprendizados e com certeza farei uso deles por toda a minha vida profissional. Sinto que me formei um engenheiro mais completo devido a toda a experiência vivida aqui.” – Matheus Ribeiro, formando em Engenharia Ambiental

“A Politécnica abriu muitas portas durante o meu caminho: desde o incentivo à pesquisa e o cuidado em organizar e compartilhar as oportunidades profissionais até o convênio para intercâmbio que possibilitou a minha ida a Portugal. Não tenho dúvidas de que tomei a decisão certa escolhendo a UFRJ para a graduação e pretendo manter a minha escolha quando chegar a hora do mestrado. O fim do curso de Engenharia Civil é uma conquista enorme e também o início de uma jornada ainda maior.” – Danielle Barbosa, formanda em Engenharia Civil

“Finalizar esse ciclo é uma grande vitória para mim, que veio de Recife para estudar em uma das maiores universidades do país. E o esforço de vir estudar aqui valeu a pena pelo tamanho da instituição, que me proporcionou uma boa infraestrutura pra minha formação, com diversas opções de atividades extracurriculares além do contato com empresas grandes e universidades parceiras no exterior (o que me permitiu fazer um duplo diploma). Meu plano agora é voltar pra França e seguir trabalhando na área de Indústria 4.0, tendo em vista minha formação voltada pra automação industrial.” – Luiz Barbalho, formando em Engenharia de Controle e Automação

“Estudar na Poli certamente foi uma das maiores oportunidades que tive, tanto no quesito acadêmico quanto pessoal. Um ambiente multidisciplinar e multicultural muito intenso capaz de ensinar pelas qualidades e pelos defeitos. A cada dia, já no mercado de trabalho, esta relevância se torna mais evidente. Gostaria de seguir estudando, me aprofundar na minha ou em outra engenharia, para valorizar em mim ainda mais meu caráter politécnico aprendido na Ilha do Fundão.” – Paulo Henrique Faria, formando em Engenharia de Materiais

“O término do curso significa uma realização e, principalmente, uma nova Rayane. Não somente por deixar de ser estudante para se tornar engenheira, mas também por se tornar uma pessoa mais madura e com novas responsabilidades. A bagagem que a UFRJ me proporcionou mudou positivamente a caloura de 2018. Dentre oportunidades de estágios e trabalho em grandes empresas, feiras de conhecimento à aulas práticas e experiência acadêmica no exterior em novo idioma. Tudo isso foi importante e me preparou para conquistar o cargo de Trainee Global na Ambev. Meu próximo passo hoje é buscar um MBA nesta instituição que me orgulho e sou grata” – Rayane Alves, formanda em Engenharia de Produção

“Dizer adeus à UFRJ é um misto de emoções. Alegria pelo sentimento de dever cumprido e nostalgia pela jornada vivida nos últimos anos. Não foi um caminho só de flores, nem de longe, mas, com certeza, foi um que não me arrependo de ter percorrido. Sou muito grata por ter tido a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades do país e pelas portas que essa formação me abriu. Hoje, sou mestranda em engenharia aeronáutica e espero devolver para a sociedade todo esse investimento no meu aprendizado e no meu crescimento profissional.” – Caroline Silva, formanda em Engenharia Mecânica

“Desde o momento em que entrei até a última disciplina que cursei foram momentos de pura diversão e alegria. O conhecimento e desafios que os professores me passaram foram o que mais me animavam durante o curso. Me tornei um profissional que consegue aprender rápido e de forma eficiente o uso de ferramentas para o trabalho e como questionar os problemas, levantando hipóteses, olhando por uma ótica diferente e propondo soluções práticas” – Eduardo Sperle Honorato, formando em Engenharia Eletrônica de Computação

“Foi uma experiência incrível que me permitiu realizar um sonho de longa data. Apesar dos desafios enfrentados ao longo do caminho, minhas conquistas sempre serão lembradas com muito carinho. A qualidade de ensino oferecida por esta renomada instituição é inegável e certamente abrirá muitas portas para mim no futuro, assim como já aconteceu até agora. Em particular, as oportunidades que surgiram durante meu curso me levaram a me envolver em pesquisas e me ajudaram a descobrir a próxima fase da minha vida: cursar um mestrado em Inteligência Artificial na UFRJ. E essa nova etapa já começou.” – Cainã Pereira, formando em Engenharia de Computação e Informação

“Na era das opiniões erráticas e vazias, aprendemos no curso a sermos desconfiados e questionadores. Sem embasamento, sem pesquisa, sem dados, tudo fica no campo da opinião e, portanto, pode ser facilmente falseada. Ser engenheiro é pensar soluções criativas a partir do nada, e embasar essa ideia, provar que ela é viável. A Politécnica representa uma honra, afinal é a maior escola de engenharia do Brasil, mais tradicional e de excelência” – Raphael Értola, formando em Engenharia de Materiais

Notícias

Ingressantes de 2023.1, atenção para a inscrição em disciplinas e solicitação de PoliMail

Publicado em: 16/04/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Comunicado oficial da Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão (DAEX)


Prezados(as) Candidatos(as),

A inscrição de disciplinas para ingressantes 2023.1, ato que confirma a matrícula do aluno na UFRJ, e a solicitação de conta de e-mail institucional da Escola Politécnica será realizada de forma remota. Não será necessário o comparecimento presencial no dia 12/04/2023, desde que a confirmação tenha sido feita pelo link abaixo. O comprovante de matrícula e o e-mail enviado pela Divisão de Registro de Estudantes informam a obrigatoriedade de comparecimento, uma vez que esta é a mensagem padrão para as outras Unidades da UFRJ.

confirmação de matrícula é uma ação obrigatória para efetivar a matrícula do aluno na UFRJ. As vagas referentes aos alunos que não fizerem a confirmação de matrícula (inscrição de disciplinas) não serão confirmadas e automaticamente serão disponibilizadas para outros candidatos que estão nas listas de futuras chamadas SiSU/MEC.

O PoliMail é o e-mail institucional da Escola Politécnica da UFRJ sendo esta a única forma oficial de comunicação entre a Escola e sua comunidade acadêmica. Após a criação das contas, mensagens somente são enviadas para a conta de e-mail institucional do aluno. É muito importante que você consulte seu PoliMail regularmente. 

O seu plano de estudos com todos os horários das disciplinas será enviado futuramente para o seu e-mail, assim como informações referentes ao aproveitamento de disciplinas já cursadas em outra Instituição ou na própria UFRJ.

Datas Importantes:

11/04/2023 a 12/04/2023 – Prazo para a confirmação de matrícula e solicitação do PoliMail.
17/04/2023 – Divulgação, neste mesmo site, da conta de e-mail institucional – PoliMail.

Para confirmar sua matrícula acesse a partir de 11/04/2023: http://www.sistemas.poli.ufrj.br/confirmação 20231/

Notícias

Calouros de 2023.1 são recepcionados na Politécnica-UFRJ

Publicado em: 12/04/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Cerca de 600 novos alunos da Escola Politécnica da UFRJ foram recepcionados por diretores, coordenadores de cursos e veteranos, durante a Semana de Acolhimento aos Calouros 2023.1, com objetivo de integrá-los à estrutura e ao funcionamento da Escola.

Ao longo dos três dias de programação, foram apresentados a eles laboratórios, centros acadêmicos, equipes de competição, empresa júnior e organizações estudantis, além dos programas de intercâmbio e o projeto CASA – iniciativa que propõe dar suporte aos alunos no desenvolvimento social, pessoal e emocional, por meio de orientação psicopedagógico e acolhimento psicossocial.

A Semana foi organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica. Mais informações no site www.calouros.poli.ufrj.br.

A seguir, alguns calouros falam da experiência vivida na primeira semana na Politécnica-UFRJ:

“É essencial para o calouro entender o dia a dia na faculdade e como funciona a parte burocrática da UFRJ, conhecendo todos os diretórios e responsáveis pela direção do curso. Aliás, também é uma porta de entrada para conhecer os colegas que vão passar, pelo menos, os próximos cinco anos com você.” – Nicholas Johannesen, calouro de Engenharia de Computação e Informação

“Me sentiria muito perdido, caso não a tivesse. Aprendi sobre o funcionamento da faculdade e as práticas que devem ser feitas nesse início. Além da incrível integração que tivemos entre nós mesmos do curso, o que nos possibilitou que conhecêssemos uns aos outros e pudéssemos seguir mais unidos nos desafios seguintes.” – Victor Olavo, calouro de Engenharia Metalúrgica

“As atividades que considerei mais importantes foram as visitas aos laboratórios e as apresentações dos projetos de extensão e iniciação científica. Fiz amizades com todos os calouros do curso, nos divertimos bastante e todos nos sentimos acolhidos pela UFRJ e pelos veteranos. Foi uma experiência muito boa.” – Juliana Santos, caloura de Engenharia Metalúrgica

“Achei a semana bem inclusiva, todos foram simpáticos e fizeram atividades lúdicas, e importantes para o entrosamento dos calouros. Além disso, deram bastantes dicas sobre os sistemas e aulas.” – Patrick Roberto, calouro de Engenharia Ambiental

“A semana me ajudou a conhecer a faculdade. As palestras foram muito esclarecedoras. Espero me divertir muito aprendendo os assuntos de Naval.” – Pedro Figueira, calouro de Engenharia Naval

“Foi muito boa para conhecer as oportunidades dentro da UFRJ, as equipes de competição e já se ambientar com o funcionamento da faculdade para evitar problemas nesse período em que não estamos tão acostumados. Espero aproveitar o máximo de conhecimento da faculdade e conseguir um bom estágio.” – Jean Marcelin, calouro de Engenharia de Produção

“Achei interessante essa primeira semana. Todas as atividades e palestras me ensinaram mais sobre a universidade e sua comunidade. A apresentação da atlética que foi divertida.” – Artur Sá, calouro de Engenharia Civil

“Tivemos uma apresentação dos coordenadores do curso explicando algumas coisas relativas ao curso e a coordenação. Considerei isso muito bom. É importante mostrar pra quem não conhece a estrutura, todos os seus ambientes físicos e seus funcionamentos” – Bryan Mattos, calouro de Engenharia de Petróleo

“As palestras foram muito importantes para apresentar a universidade em geral, passei a entender melhor seu funcionamento e as diversas oportunidades que a UFRJ pode me oferecer no futuro e no presente com intercâmbios e estágios com grandes empresas, por exemplo.” – João Victor Rocha, calouro de Engenharia Mecânica

“Foi extremamente importante, nela eu anotei informações que me ajudaram a traçar uma prévia dos caminhos possíveis na graduação, principalmente no intercâmbio. Além disso, tive a oportunidade de fazer amizades no curso e me sentir verdadeiramente acolhido.” – Gabriel dos Reis Duarte, calouro de Engenharia Nuclear

Notícias

Nota Oficial sobre o incêndio no bloco H

Publicado em: 05/04/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Atualização: 05/04/2023 às 21h45

Prezados,

Em conformidade com o comunicado oficial da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, a Diretoria da Escola Politécnica ratifica que, para o dia 06 de abril de 2023, estão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas em todo o bloco H, objetivando a preservação da saúde de nosso corpo social.

Adicionalmente, também recomendamos que as atividades acadêmicas para os alunos da Escola Politécnica na área do Bloco I, próximas ao Bloco H, sejam igualmente suspensas.

Atenciosamente,

Edilberto Strauss
Vice-Diretor da Escola Politécnica da UFRJ

Notícias

Escola Politécnica realiza Semana do Acolhimento aos Calouros 2023.1

Publicado em: 31/03/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Nesta segunda-feira (3), às 9h, a Escola Politécnica da UFRJ dá início a Semana de Acolhimento aos Calouros de 2023.1. Durante três dias serão realizadas atividades de integração com os recém-chegados e uma programação variada está prevista para dar um panorama do funcionamento da Escola Politécnica e da UFRJ, apresentando um pouco das peculiaridades acadêmicas dos cursos de Engenharia.

O evento será aberto pela diretora da Politécnica-UFRJ, Cláudia Morgado, no Auditório Horta Barbosa, que fica no bloco A do Centro de Tecnologia. Ela fará uma palestra de boas-vindas e apresentará os diretores adjuntos. Na sequência, às 11h, será o momento dos calouros conhecerem a Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão (DAEX). À tarde, haverá reuniões dos calouros com os coordenadores e organizações estudantis de seus cursos.

Na terça-feira (4) pela manhã, a programação segue com apresentações da Diretoria Adjunta de Carreira e Empreendedorismo (DACE) sobre planejamento e mentoria de carreira, o momento de procurar estágio e a feira de oportunidades organizada pela Politécnica-UFRJ. Em seguida, acontecem apresentações da Fluxo Consultoria, empresa júnior da Politécnica, de organizações estudantis, além de atividades de extensão. Também serão feitas visitas a laboratórios e, paralelamente, apresentações de organizações estudantis sobre inclusão e igualdade de gênero. À tarde, haverá apresentação das equipes de competição da Escola, coordenadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação (DATI).

O funcionamento do Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA) será apresentado pela DAPE, na quarta-feira (5) pela manhã, juntamente com uma sessão de meditação, como sugestão de técnica para melhorar o foco e a concentração dos estudantes. Às 11h, terão apresentações da Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) e do grupo Interpoli, que falarão sobre intercâmbio.

O encerramento da Semana será com atividades de integração promovidas pelo Centro Acadêmico da Engenharia (CAEng) pelo Diretório Central dos Estudantes da UFRJ. A programação completa está no site www.calouros.poli.ufrj.br. Nele, além da programação da Semana de Acolhimento e material de suporte pedagógico da Pró-Reitora de Políticas Estudantis (PR-7). Há também informações de interesse referentes ao atendimento virtual pela secretaria dos cursos, aos programas de intercâmbio, ao Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), ao Escritório de Carreira, além do Manual do Estudante.

A página da Semana de Acolhimento dos Calouros também pode ser acessada a partir do site da Escola – www.poli.ufrj.br.