STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e uma ou mais equipe(s) de cientistas franceses.
O Edital nº 20/2022 – Programa STIC-AmSud/CAPES, está aberto e as inscrições podem ser realizadas até as 17h do dia 17 de maio de 2022 e serão feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br.
Modalidades de bolsas e benefícios
Serão financiados até 5 (cinco) projetos conjuntos de pesquisa, com os seguintes benefícios:
Missões de Trabalho: Consiste na concessão de viagem de curta duração para coordenador ou membro da equipe do projeto. Para fins de concessão, 1 (uma) missão de trabalho equivale à viagem de 1 (um) membro da equipe.
O número total de missões de trabalho é de até 4 (quatro) durante os 2 (dois) anos de projeto. Um mínimo de 2 (duas) missões de trabalho deverão ser efetuadas dentro do biênio, dentre as quais ao menos 1 (uma) deverá ser feita pelo coordenador do projeto. A previsão de todas as missões de trabalho deverá ser inserida no ato da inscrição, em campo específico do formulário online.
Somente o coordenador do projeto poderá realizar missão de trabalho em anos consecutivos, sendo no máximo uma missão por ano de projeto. É recomendável promover a mobilidade do maior número de pesquisadores da equipe. Os demais membros somente podem realizar uma missão de trabalho durante o projeto.
Benefícios ao pesquisador brasileiro no exterior:
• Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
• Auxílio seguro-saúde.
• Diárias
Bolsa: consiste na doação condicional a pessoa física, de caráter temporário, sob a forma de pecúnia ou benefício, a fim de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto.
Serão concedidas até 1 (uma) missões de estudo por ano, nas seguintes modalidades: Doutorado-Sanduíche, Pós-Doutorado, Professor Visitante Júnior e Professor Visitante Sênior (respeitada a disponibilidade orçamentária da CAPES).
As bolsas das Missões de Estudo fazem jus ao recebimento de:
• Mensalidades;
• Auxílio-instalação;
• Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
• Auxílio seguro-saúde.
Duração do Projeto Conjunto de Pesquisa: Cada Coordenador de projeto conjunto deverá planejar suas atividades considerando a duração de 2 (dois) anos, improrrogáveis.
Maiores informações sobre o programa estão disponíveis neste Link
Contato na CAPES: inscricao.stic-amsud@capes.gov.br