Edital CAPES/DAAD Probral

O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

O edital do programa pode ser acessado pelo link abaixo e as inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 31 de maio de 2022
Edital CAPES/DAAD Probral nº 21/2022

Objetivos

Apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. Prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidades de apoio:

  • Bolsas;
  • Missões de trabalho;
  • Recurso de custeio.

Missões de trabalho – Consiste no financiamento de viagem de curta duração para pesquisadores doutores da equipe brasileira oficialmente incluídos no projeto.

Benefícios:

  • Auxílio diário
  • Auxílio para contratação de seguro saúde ou seguro viagem na Alemanha
  • Auxílio deslocamento

Bolsas – Consiste no deslocamento de estudantes ao exterior a fim de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto.

Modalidades:

  • Doutorado-Sanduíche: duração de 4 (quatro) a 6 (seis) meses;
  • Pós-Doutorado: duração de 6 (seis) a 9 (nove) meses.

Benefícios:

  • Mensalidade
  • Auxílio instalação
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio seguro saúde

Duração dos Projetos:

duração prevista de 2 (dois) anos, podendo ser renovado por até mais 2 anos, conforme critérios de avaliação das agências financiadoras.

Maiores informações estão disponíveis em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/alemanha/probral

Contato: inscricao.probral@capes.gov.br

Programa STIC AmSud/CAPES

STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e uma ou mais equipe(s) de cientistas franceses.

O Edital nº 20/2022 – Programa STIC-AmSud/CAPES, está aberto e as inscrições podem ser realizadas até as 17h do dia 17 de maio de 2022 e serão feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br.

Modalidades de bolsas e benefícios

Serão financiados até 5 (cinco) projetos conjuntos de pesquisa, com os seguintes benefícios:

Missões de Trabalho: Consiste na concessão de viagem de curta duração para coordenador ou membro da equipe do projeto. Para fins de concessão, 1 (uma) missão de trabalho equivale à viagem de 1 (um) membro da equipe.

O número total de missões de trabalho é de até 4 (quatro) durante os 2 (dois) anos de projeto. Um mínimo de 2 (duas) missões de trabalho deverão ser efetuadas dentro do biênio, dentre as quais ao menos 1 (uma) deverá ser feita pelo coordenador do projeto. A previsão de todas as missões de trabalho deverá ser inserida no ato da inscrição, em campo específico do formulário online.

Somente o coordenador do projeto poderá realizar missão de trabalho em anos consecutivos, sendo no máximo uma missão por ano de projeto. É recomendável promover a mobilidade do maior número de pesquisadores da equipe. Os demais membros somente podem realizar uma missão de trabalho durante o projeto.

Benefícios ao pesquisador brasileiro no exterior:
• Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
• Auxílio seguro-saúde.
• Diárias

Bolsa: consiste na doação condicional a pessoa física, de caráter temporário, sob a forma de pecúnia ou benefício, a fim de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto.
Serão concedidas até 1 (uma) missões de estudo por ano, nas seguintes modalidades: Doutorado-Sanduíche, Pós-Doutorado, Professor Visitante Júnior e Professor Visitante Sênior (respeitada a disponibilidade orçamentária da CAPES).

As bolsas das Missões de Estudo fazem jus ao recebimento de:
• Mensalidades;
• Auxílio-instalação;
• Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
• Auxílio seguro-saúde.

Duração do Projeto Conjunto de Pesquisa: Cada Coordenador de projeto conjunto deverá planejar suas atividades considerando a duração de 2 (dois) anos, improrrogáveis.

Maiores informações sobre o programa estão disponíveis neste Link

Contato na CAPES: inscricao.stic-amsud@capes.gov.br

Erasmus+ La Sapienza de Roma (Encerrado)

Bolsas de estudos financiadas pelo Projeto europeu Erasmus+ de mobilidade acadêmica na Università degli Studi di Roma “La Sapienza no segundo semestre de 2021.

Podem se inscrever estudantes da UFRJ regularmente matriculados em cursos de pós-graduação em nível de doutorado e membros do corpo docente da UFRJ.

Inscrições de 08/02/2021 até 28/02/2021 nos seguintes links:

Inscrições de docentes

A seleção de bolsistas será feita autonomamente pela Universidade de Sapienza, cumprindo à UFRJ apenas
o papel de indicação formal (nomeação) de pré-candidatos.

 A interposição de recursos ocorrerá exclusivamente via e-mail. Eventuais recursos deverão ser encaminhados ao e-mail erasmus@reitoria.ufrj.br. No campo ASSUNTO deverá constar: Interposição de recursos – Edital 53/2021. Somente serão considerados e-mails recebidos no dia 04/03/2021, até às 23:59 h, em consonância com o anexo I do edital.

Saiba mais sobre o Programa Escala Docente da AUGM

O Programa ESCALA DE DOCENTE AUGM promove a cooperação regional e a integração das Universidades associadas através da mobilidade e intercâmbio de docentes, com o objetivo de fortalecer as relações acadêmicas e promover a apresentação de projetos de pesquisa conjuntos.

Características e condições gerais

A mobilidade do Professor deve ser enquadrada nas funções universitárias de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Serão promovidas atividades de pós-graduação, assistência técnico-científica para o desenvolvimento, consolidação de novas áreas disciplinares, apoio à formação de professores e gestão universitária e atividades políticas.

A seleção dos docentes será de responsabilidade da universidade de origem por meio dos procedimentos estabelecidos pelos regulamentos e mecanismos do Programa.
A universidade de origem do professor será responsável pelo financiamento das despesas de viagem e a Universidade de destino será responsável pelo alojamento e despesas de subsistência.

Para mais detalhes acesse a página do programa em http://grupomontevideo.org/escaladocente