Engenharia é na Politécnica da UFRJ
Se você deseja cursar Engenharia, conheça os cursos oferecidos pela Escola Politécnica da UFRJ. A infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão da Politécnica-UFRJ se destaca entre as melhores para a construção da Engenharia brasileira. São mais de 5 mil alunos e a maioria dos nossos 13 cursos de graduação possui nota máxima junto ao MEC e INEP.
Nossos cursos preparam os futuros engenheiros para atuar em um mercado que está em constante mutação. A Politécnica-UFRJ propicia uma formação com forte base científica, acesso a laboratórios de ponta e professores altamente qualificados, além de diversas oportunidades extracurriculares, tudo isso em um ambiente interdisciplinar.
O engenheiro é um profissional treinado para resolver problemas e com grande potencial de mudar o mundo! Então prepare-se para muita dedicação e estudo. Se você escolheu estudar engenharia, você possivelmente gosta (muito!) de matemática e física. Como engenheiro você deve ser capaz de usar os seus conhecimentos sobre modelos físicos e ferramentas matemáticas para executar diversas atividades. O engenheiro atua na concepção, projeto, fabricação (construção/montagem) e também na operação e manutenção de sistemas, máquinas, estruturas e processos, levando em consideração o ser humano e a economia, e visando o desenvolvimento da sociedade.
A Escola Politécnica é a opção ideal para quem busca construir uma base sólida de conhecimentos e habilidades na área em um lugar que combina inovação, qualidade de ensino e tradição. Somos a maior instituição federal de ensino em Engenharia do Brasil, e a mais antiga das Américas, tendo sua criação datada de 1792, com a Real Academia de Artilharia Fortificações e Desenho. Foram várias denominações, desde então. Em 1812, Academia Real Militar, em 1858, Escola Central, e em 1874, Escola Polytechnica, que a partir de 1920, integrou a Universidade do Rio de Janeiro. Em 1937, no Estado Novo, a UFRJ passou a se chamar Universidade do Brasil, e a nossa Escola alterou novamente o seu nome para Escola Nacional de Engenharia – ENE. Em 1965, a UFRJ passou a ter a atual nomenclatura – Universidade Federal do Rio de Janeiro – e novamente alteraram nossa nomenclatura para Escola de Engenharia da UFRJ. E, finalmente, em 2003, voltou ao atual nome de Escola Politécnica da UFRJ – a Politécnica-UFRJ. Engenheiros de renome já passaram pela instituição, como André Rebouças e Paulo de Frontin.
Em 228 anos de história, alunos e professores da instituição colecionam prêmios nacionais e internacionais, e os egressos têm grande relevância e boas colocações profissionais no mercado de trabalho. Prepare-se para iniciar a próxima etapa da sua jornada acadêmica e profissional em uma das melhores instituições de ensino em Engenharia do país! Esperamos você!