Ambiental

Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O curso de Engenharia Ambiental contempla a compreensão das atividades antropogênicas que comprometem a qualidade ambiental dos recursos naturais, a compreensão do real comprometimento ambiental desses recursos, o entendimento da interface entre as ciências sociais, jurídicas e econômicas e o contexto da gestão ambiental, o domínio de técnicas e ferramentas de suporte aplicáveis ao gerenciamento ambiental, o domínio dos diferentes instrumentos técnicos para a gestão ambiental pública e da produção (privada), e finalmente, o domínio das técnicas de intervenção para a mitigação e remediação dos impactos ambientais.

É entendimento contemporâneo a necessidade de buscar as relações de causa e efeito relativas às transformações ambientais advindas dos procedimentos das diversas especializações da engenharia e das aplicações de outras ciências. Atividades específicas carecem de meios para avaliar as interações com o ambiente. Mas essas interações existem e precisam ser equacionadas e respondidas, objetivando, por exemplo, um melhor controle da utilização dos recursos ambientais, tanto materiais como energéticos. É, então, responsabilidade da Engenharia Ambiental compatibilizar a intervenção no ambiente, que é característica singular da engenharia, com as melhores práticas de conservação dos recursos naturais.

Pode-se definir a Engenharia Ambiental como sendo a especialidade da Engenharia que, agregando, resumindo e ordenando informações, procura delimitar, no contexto espaço temporal, o domínio ambiental de determinada intervenção e otimizar, para as suas consecução e operação, o uso dos recursos materiais e energéticos que ocorrem no interior daquele domínio. Faz também uma abordagem sistêmica das bases espacial, temporal, ecológica, econômica e social no processo de formulação e avaliação de projetos de desenvolvimento, para que se tornem economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.

A Escola Politécnica da UFRJ forma nesse curso lideranças técnicas para organismos governamentais, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais e, de uma forma geral, profissionais autônomos. O curso é oferecido através de uma parceria entre a Escola Politécnica, a COPPE e a Escola de Química.

Duração do curso 10 Períodos