Programa de Estágio

1. Estar regularmente matriculado(a) e inscrito(a) em disciplinas;


2. As disciplinas do conteúdo básico de engenharia deverão obrigatoriamente constar como aprovadas no Histórico Escolar para a concessão do estágio:
  • FIS111 Física Experimental I
  • FIT112 Física I-A
  • IQG111 Química EE (ou equivalente)
  • MAB114 Computação I – EP (ou equivalente)
  • MAC118 Cálculo Diferencial e Integral I
  • EEG105 Sistemas Projetivos (ou equivalente)
  • FIS121 Física Experimental II
  • FIT122 Física II-A
  • MAC128 Cálculo Diferencial e Integral II
  • MAE125 Álgebra Linear II (ou equivalente)
  • FIN231 Física Experimental III
  • FIM230 Física III-A
  • MAC238 Cálculo Diferencial e Integral III
  • MAC248 Cálculo Diferencial e Integral IV (ou equivalente)
  • MAB231 Cálculo Numérico (ou equivalente)

PARÁGRAFO ÚNICO: Se não constar aprovação no Histórico Escolar de todas as disciplinas listadas acima, em casos excepcionais, a Comissão de Estágio do Curso – CEC poderá acordar um Plano de Estudos onde deverá constar o cumprimento de algumas destas disciplinas, no período vigente e no máximo em um período acadêmico subsequente.

Em casos excepcionais, o Conselho de Coordenação de Estágios – CCE deverá avaliar a realização de estágio de 30 horas semanais, considerando a pertinência dos motivos apresentados frente aos critérios psicopedagógicos, socioeconômicos ou de desempenho acadêmico, a ser avaliado pela Comissão de Estágio do Curso e desde que cumpra as duas condições a seguir.

§ 1º A empresa ou instituição concedente, de forma comprobatória, justificar a importância do pedido de concessão de estágio de 30 horas semanais, ou 6 (seis) horas diárias, e se responsabilizar, através de compromisso firmado, pelo acompanhamento do desempenho acadêmico do estudante.

§ 2º A Comissão de Estágios do Curso – CEC e o Conselho da Coordenação de Estágios firme um acordo com o aluno, que demostre a compatibilidade entre Plano de Estudos e Plano de Atividades do Estágio, de maneira que o somatório do Número de Créditos (NC) previstos para o período de realização do estágio com o Número de Horas de Estágio por semana (NHE) seja inferior, ou igual, a 52 horas por semana.


3. Período máximo de Estágio

6 meses, renovável sempre por igual período, respeitando o limite máximo de 2 anos de estágio na mesma empresa.


4. Estágio em Ambiente Externo

A empresa deverá ter convênio com a UFRJ ou com um agente de integração que tenha convênio com a UFRJ. Página de verificação das empresas conveniadas:

Obs: Caso a empresa não possua convênio, deverá fazer o mesmo com a UFRJ, de acordo com as orientações constantes na página da PR-1. Somente após a assinatura do convênio entre a empresa ou agente de integração com a UFRJ, o(a) aluno(a) poderá apresentar as vias do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) para assinatura.


5. Estágio em Ambiente Interno

O professor responsável pela atividade deverá assinar, no campo correspondente ao responsável pelo Laboratório, o Termo de Compromisso de Estágio em Ambiente Interno (03 vias) e o  Plano de Estágio em Ambiente Interno (01 via – esse deverá ser assinado pelo Coordenador do Curso ou membro da Comissão de Estágio do Curso). 


6. Sobre a entrega, para assinatura, dos documentos para realizar o Estágio

Documentos: Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ou o Termo Aditivo (TA), e Plano de Estágio.

  • Devem ser entregues para assinatura sempre ANTES DO INÍCIO DO ESTÁGIO.
  • Enviar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ou o Termo Aditivo (TA) já com todas as assinaturas realizadas assim como Plano de Estágio já com todas as assinaturas (Empresa, aluno e Coordenador do Curso ou Membro da Comissão de Estágio) pela DAEX Virtual, pelo formulário “Procedimentos de Estágio” (necessário estar logado com o polimail). Vale destacar que a universidade deve ser a última a assinar o TCE e o TA. A Escola Politécnica não assina TCEs ou TAs que não tenham a assinatura da empresa.
  • Somente estão autorizados para assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ou o Termo Aditivo (TA), em nome da UFRJ, a Diretoria da Escola Politécnica ou seus prepostos (constantes em portaria publicada no Boletim Interno da UFRJ). Quaisquer outras assinaturas não terão nenhum valor legal e os contratos não serão considerados (Coordenadores de Curso não tem portaria para assinarem contratos de estágio em ambiente interno ou externo).

Obs 2: Nos casos de prorrogação de estágio, não precisa apresentar novo Plano de Estágio, a não ser que mude a modalidade de estágio “não obrigatório” para “obrigatório”


7. Além das condições acima, respeitar as demais disposições legais sobre o assunto


Para Renovar O Estágio

Em atenção ao item 3, antes do término do contrato de estágio vigente, o(a) aluno(a) que for renová-lo deverá fazer um Termo Aditivo e apresentá-lo para assinatura.
Obs: Caso deseje mudar a modalidade de estágio “não obrigatório” para “obrigatório”, deverá ser apresentar também um novo Plano de Estágio.


Para Rescindir O Estágio

No caso de haver decisão de alguma das partes em rescindir o contrato antes do tempo previsto, é necessário enviar o termo de rescisão de contrato para o e-mail estagio@poli.ufrj.br ou pelo formulário “Procedimentos de Estágio” (necessário estar logado com o polimail), para que o vínculo seja encerrado oficialmente e a informação registrada no sistema de gerenciamento de contratos de estágio. Enquanto o procedimento não for seguido, não é possível assinar nenhum outro termo de compromisso de estágio, tendo em vista que não podem haver dois contratos ativos simultaneamente.


Ao Término do Estágio

O(a) aluno(a) deverá entregar, no Departamento responsável pelo seu respectivo Curso os seguintes documentos:

1. Relatório de Avaliação de Estágio (modelo em anexo diferenciado para ambiente externo ou interno).

2. Registro de Estágio Obrigatório ou o(s) Registro(s) de Estágio Não Obrigatório, conforme modelos abaixo:

Para que as horas referentes ao estágio sejam lançadas no boletim, o(a) aluno(a) deve enviar o relatório e o registro de estágio obrigatório ou não obrigatório pelo formulário “Procedimentos de ACE” (necessário estar logado com o polimail) pelo Atendimento Virtual.


Todos Os Formulários e Modelos de Documentos

Tabela de créditos dos cursos

Análise econômica da DAPE para realização de Estágio: Caso o(a) aluno(a) não possua os requisitos para fazer o estágio, é possível fazer uma análise econômica de forma a comprovar que necessita da renda para se manter na Universidade. Nesse caso, a documentação comprobatória deve ser enviada para o e-mail dape.diretora@poli.ufrj.br


Secretaria Acadêmica
Prédio do Centro de Tecnologia – Bloco A – 2º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 21945-970
E-mail: estagio@poli.ufrj.br