Não !
Em aderência aos procedimentos adotados pela UFRJ devido à pandemia do COVID-19, a Escola Politécnica está adotando novos procedimentos e a redefinição de processos objetivando a mitigação dos atendimentos presenciais e a manutenção continuada das atividades acadêmicas, preservando o atendimento das demandas de todo o seu corpo social e o público em geral.
Para garantir o atendimento das demandas na Sede da Poli-UFRJ, foi criada o ATENDIMENTO VIRTUAL, onde o atendimento ao público poderá ser feito de forma virtual, a partir do preenchimento de um formulário eletrônico em que detalhes sobre a motivação de atendimento poderá ser informada, assim como o upload de documentos, caso necessário.
Link para acessar o ATENDIMENTO VIRTUAL:
Não !
Para garantir o atendimento específico das demandas de ensino e extensão da Poli-UFRJ, a Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão (DAEX) criou o ATENDIMENTO VIRTUAL, onde os usuários do corpo social e o público em geral poderão ter um atendimento virtualizado sobre as seguintes demandas:
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- Procedimentos de Estágio;
- Procedimentos de ACE;
- Procedimentos de Colação de Grau;
- Procedimentos de Diploma;
- Procedimentos de Assuntos Gerais;
No ATENDIMENTO VIRTUAL, observamos que os novos procedimentos e processos passam a ser unicamente de forma digital, e em sua maioria irá ser requerido o uso do e-mail oficial da Escola politécnica ( @poli.ufrj.br ). O membro do corpo social que não possuir um e
mail oficial, poderá fazê-lo enviando mensagem para sti@poli.ufrj.br .
O atendimento ao público em geral poderá ser feito pela opção referente aos “Procedimentos de Assuntos Gerais”, e não será exigido um e-mail oficial da Escola Politécnica.
Link para acessar a ATENDIMENTO VIRTUAL:
httpS://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/
Não !
A DAEX continua operando com serviços on-line, e as atividades da Comissão de Coordenadores e da Comissão de Ensino estão seguindo os cronograma mormente estabelecido, com reuniões ordinárias semanais.
O ATENDIMENTO VIRTUAL esta aberta para o registro de demandas 24 horas por dia, implicando em um número muito grande de registos a serem atendidos. Cada registro entra em uma fila de atendimento ordenado pela isonomia da sequencialidade temporal, o que provoca um tempo acima daquele normalmente requerido no atendimento presencial.
No caso de urgência comprovada para o processo, favor escrever diretamente para daex.diretor@poli.ufrj.br .
Os Processos de Homologação de Grau e Exclusão de Reprovação precisam ser encaminhados fisicamente à Divisão de Registro de Estudantes (DRE) para que sejam efetivados. Em função da atual situação, esses dois tipos de processos, não estão sendo abertos na Poli-UFRJ, pois ainda não recebemos instruções específicas sobre o tema, vindo da Pró-Reitoria de Ensino (PR1).
Recomendamos aguardar a normalização das atividades de ensino na UFRJ, ou até que um pronunciamento oficial da PR1 seja homologado sobre o tema, o que mediatamente será comunicado a todos os alunos por e-mail oficial da Poli-UFRJ (@poli.ufrj.br)
Para homologar o pedido de dispensa (equivalência) de disciplinas, aluno deverá :
(1) providenciar cópia digital (em pdf) do Histórico Escolar da Instituição de Ensino Superior de Origem. Caso seja da UFRJ, o aluno poderá gerar o Histórico Não Oficial, emitido pelo SIGA;
(2) Preencher formulário de dispensa de disciplinas, disponível no link:
(3) Encaminhar por e-mail à secretaria acadêmica os documentos (1) e (2), em pdf, com cópia ao coordenador de seu curso;
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Após a homologação do pedido de dispensa (equivalência), o Coordenador do curso fará a análise e emitirá um parecer, que deverá ser oficialmente homologado (autorizada, ou não, a concessão de dispensa – equivalência) pela Comissão de Coordenadores da Poli-UFRJ, que está sendo reunida em seu cronograma normal, uma vez por semana, porem de forma on-line;
Após a reunião da Comissão de Coordenação, o coordenador de cada curso enviará ao seu secretário acadêmico (por e-mail) o formulário com as disciplinas dispensadas (oficialmente autorizadas) para que sejam incluídas no Histórico Oficial do aluno requerente, no SIGA.
Simultaneamente, o coordenador do curso enviará ao seu secretário acadêmico, a listagem de pedidos de dispensa não autorizados pela Comissão de Coordenadores, para que este comunique oficialmente ao(s) aluno(s) requerente(s);
Lista geral contendo os e-mails e a localização das secretarias acadêmicas dos Cursos da Poli-UFRJ esta disponível no link:
Lista geral contendo os e-mails e a localização das secretarias acadêmicas dos Cursos da Poli-UFRJ esta disponível no link:
As alterações de inscrição foram efetivadas no SIGA nos dias 24 e 25 de março de 2020, conforme o calendário oficial da Pró-Reitoria de Ensino da UFRJ – PR1, e deverão estar listadas no CRID (Confirmação de Registro de Inscrição) de cada aluno.
Recomendamos a TODOS os alunos que salvem a cópia de seu CRID em formato digital, pois este documento poderá servir como documento comprobatório no caso de existir possíveis problemas de inscrição.
A inscrição em disciplinas para os calouros foi feita de forma direta pela DAEX, e já esta homologada no sistema SIGA.
Se uma determinada disciplina não estiver listado em seu CRID, é porque você não está oficialmente inscrito na disciplina.
Caso sua inscrição em uma determinada disciplina tenha “sumido” , significa que não conseguiu alocação.
A DAEX verificará a possibilidade de abrir mais vagas e fazer um período de inscrição fora do prazo. Caso isso aconteça, os alunos SOMENTE serão comunicados pelo POLIMAIL (@poli.ufrj.br), e não será necessário o envio de questionamentos à DAEX.
A mensagem de previsão pendente, ou turma pendente, significa que existe alguma falha de informações para o registro de uma determinada turma. Acontece a pendência da turma quando falta algum dado para a previsão de turma (professor responsável , local definido ou o sistema detecta que o horário ou local está colidindo com outra turma), e será resolvida pela DAEX.
O aluno não precisa se preocupar, pois a situação “previsão pendente” não impede que o aluno se inscreva e curse normalmente a disciplina.
Segundo o calendário oficial, atualmente em vigor na UFRJ, o pedido de trancamento de matrícula poderá ser feito até o dia 12 de maio de 2020.
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Para solicitar o trancamento de matrícula, o aluno deverá primeiramente requisitar o “nada consta” da biblioteca do CT através do e-mail: biblioteca@ct.ufrj.br .
Após receber o nada consta emitido pela biblioteca do CT, o aluno deverá encaminhar o documento, juntamente com o formulário de trancamento de matrícula, à secretaria do curso para que o trancamento seja efetivado.
Link para acesso ao formulário de trancamento de matrícula:
https:/poli.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/08/Requisicao_Trancamento_ Destrancamento_matricula.pdf
Conforme o calendário acadêmico atualmente em vigor na UFRJ, o destrancamento de matrícula teve como data limite o dia 31 de janeiro de 2020.
Todavia, caso seja possível efetivar o destrancamento no SIGA fora do prazo citado, por adequação a um novo calendário acadêmico da UFRJ, essa solicitação será presencial, após o retorno das atividades, em data que será amplamente divulgada por e-mail oficial da Poli-UFRJ (@poli.ufrj.br) .
A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) da Poli-UFRJ possui o Espaço Intercambista, onde todas as informações necessárias poderão ser encontradas no link: https://poli.ufrj.br/intercambio/espaco-intercambista .
Caso tenha retornado de intercâmbio, você deverá pedir a reativação de sua matrícula. Para isso você deverá entrar em contato diretamente com a Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI), através do e-mail: outgoing@poli.ufrj.br
Lembramos que a DARI possui o Espaço Intercambista onde todas as informações necessárias poderão ser encontradas no link: https://poli.ufrj.br/intercambio/espaco-intercambista .
O Sistema de Requisições (SisRec) já foi encerrado para novos registros !
Atualmente, estamos na fase de análise e homologação dos pedidos concedidos pela Comissão de Coordenadores.
Em caso de dúvidas, você deverá procurar seu coordenador de curso.
O Sistema de Requisições (SisRec) já foi encerrado para novos registros !
Atualmente, estamos na fase de análise e homologação dos pedidos concedidos pela Comissão de Coordenadores.
Em caso de dúvidas, você deverá procurar seu coordenador de curso.
A concomitância de horário não é permitida.
A inscrição é considerada irregular e não será homologada.
Se não conseguir contato com um professor, faça contato com o coordenador, ou vice, de seu curso.
Se não conseguir contato com seu coordenador ou vice, faça contato com a DAEX no e-mail daex@poli.ufrj.br .
A DAEX.VIRTUAL esta aberta para o registro de demandas 24 horas por dia, implicando em um número muito grande de registos a serem atendidos. Cada registo entra em uma fila de atendimento ordenado pela isonomia da sequencialidade temporal, o que provoca um tempo acima do tradicional tempo para o atendimento presencial, pois mesmo com toda a equipe da DAEX em atendimento on-line, o número de funcionários diretamente envolvidos nas operações continua fixo.
Caso sua demanda ultrapasse 5 (cinco) dias úteis de espera, ou em caso de uma urgência comprovada, favor escrever diretamente para daex.diretor@poli.ufrj.br .
Após defender, os documentos referentes à Defesa de Projeto de Graduação devem ser encaminhados pelo aluno à Secretaria de seu curso. A secretaria fará o lançamento do documento e encaminhará um e-mail ao aluno contendo o Formulário de Registro de Projeto de Graduação e a cópia da ATA de defesa. Esses documentos deverão
ser enviados pelo formulário do ATENDIMENTO VIRTUAL para a solicitação de colação de grau.
A resolução do CEG no 01, de 15 de abril de 2020, estabelece emergencialmente os procedimentos e protocolos para a colação de grau remota, a serem seguidos pela Escola Politécnica da UFRJ.
Desta forma, a colação de grau ordinária anteriormente agendada para maio de 2020 estará acontecendo de forma virtual (remotamente), mantendo-se o calendário inicialmente previsto para o período entre 13 e 21 de maio de 2020, em data e horário específicos para cada curso, a ser divulgado diretamente por e-mail oficial para os alunos autorizados a colarem grau.
Os alunos que fizeram a pré-inscrição para a colação de grau ordinária prevista para maio de 2020 (inscrição ficou aberta até o dia 18 de maio de 2020) e ,obrigatoriamente, também fizeram o upload de documentos no ATENDIMENTO VIRTUAL, receberão por e-mail oficial da DAEX, no dia 28 de maio de 2020, a lista contendo o nome dos alunos que estão totalmente habilitados para colarem grau, ou seja, não possuem pendências de documentos. Para os alunos que não tiverem seus nomes listados, esses terão o período entre os dias 28 e 30 de maio de 2020 para a regularização necessária à colação de grau, bastando que enviem documentação complementar para o e mail daex.virtual@poli.ufrj.br .
No dia 05 de maio de 2020, a DAEX estará enviando a lista final com os nomes dos alunos que efetivamente estarão habilitados a colarem grau, em sessão ordinária remota, que acontecerá no período de 13 a 21 de maio de 2020, em data e horário específicos para cada curso, a ser divulgado diretamente por e-mail oficial.
Conforme a Lei nº. 10.861 de 2004, o ENADE é componente curricular obrigatório em cursos de graduação, sendo registrado no histórico escolar do estudante somente a situação de regularidade referente a essa obrigatoriedade, certificando a efetiva participação do aluno na prova.
Lembramos que o estudante inscrito para fazer o ENADE-2019 que não compareceram ao exame estão em situação irregular junto ao ENADE, e portanto não poderão colar grau e receber o seu diploma de graduação.
Deve ser observado que todos os alunos pré-inscritos para a colação de grau em maio de 2020, regularizados junto ao ENADE-2019, já estão com as mensagens de regularidade lançados no histórico escolar da UFRJ.
Todas as etapas do cronograma do ENADE-2019 divulgadas pelo INEP foram devidamente cumpridas até a presente data, aguardando o resultado final previsto para ser oficialmente divulgado pelo INEP a partir do dia 31 de agosto de 2020.
Em caso de ainda existirem pendencias no ENADE, o aluno deverá escrever diretamente para daex@poli.ufrj.br , afim de obter orientações especíificas.
Alunos com urgência (contrato de emprego, aceito em programa de mestrado, etc), que já estão em condição de colar grau, deverão preparar a documentação de inscrição para colação de grau (ver em: http://www.poli.ufrj.br/colacao/colacao_cartaz.pdf ).
De posse da documentação, o aluno poderá dar entrada no pedido de colação de grau extraordinária no ATENDIMENTO VIRTUAL ( https://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/ )
A resolução do CEG no 02, de 15 de abril de 2020, estabelece emergencialmente que as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCC) poderão ser totalmente remotas.
A defesa remota deverá ser feita com plataforma para vídeo conferência (exemplo: GoogleMeet, Hangouts, Skype ou outras) que assegure a total integração entre o presidente da banca (orientador
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acadêmico do TCC) e o aluno, assim como a integração entre e com os membros da banca.
Preferencialmente, a defesa remota deverá ser gravada a partir da ativação de funcionalidade específica, disponível em todas as ferramentas de videoconferência. O vídeo da defesa deverá ser encaminhado à DAEX, que disponibilizará ao público na videoteca de defesas (canal de vídeos) oficial da Escola Politécnica, que está em fase de criação.
Lembramos que a defesa remota somente poderá ser feita com o consentimento do aluno, do professor orientador (do co-orientador, caso exista) e do coordenador acadêmico do Curso, que poderá ser expressada por e-mail oficial da UFRJ (exemplo: @poli.ufrj.br). No caso do co-orientador não pertencer ao quadro de docentes da UFRJ, o consentimento poderá ser feito por e-mail da Instituição de Ensino, ou empresa, de origem.
Excepcionalmente, devido ao COVID-19, e durante o período de cancelamentos das atividades de aula, a Ata de Defesa poderá ser substituída por uma cópia de e-mail institucional – @poli.ufrj.br – emitida pelo presidente da banca de defesa, sintetizando o resultado e a lista dos membros da banca, com titulação.
A solicitação de Diploma somente poderá ser feito após a colação de grau (ordinária ou extraordinária), assim que as mensagens de colação de grau e a realização, ou dispensa, de ENADE estiverem inseridos no Histórico Escolar.
Os documentos necessários encontram-se listados em:
https://poli.ufrj.br/estudante/emissao-de-diploma
O encaminhamento da documentação deverá ser feito através da ATENDIMENTO VIRTUAL em: https://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/
Para saber se você está habilitado a estagiar, acesse o link: https://poli.ufrj.br/estudante/programa-de-estagio
Os pedidos de assinaturas dos termos de compromisso de estágio estão sendo feitos remotamente e exclusivamente através da Atendimento Virtual em: https://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/
Devido a suspensão das atividades acadêmicas e a indefinição de um novo calendário acadêmico provocados pela pandemia do COVID 19, ainda não é possível retirar fisicamente os documentos que já foram autorizados pela Comissão de Ensino e devidamente assinados. Todavia, cópias digitais dos documentos estão sendo enviados por e-mails ao alunos requerentes.
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Observamos que estamos tentando manter o prazo para assinatura em dois dias úteis, mas esse prazo pode ser alterado em função de possíveis dificuldades inerentes ao trabalho remoto.
Sim, o aluno deverá encaminhar por e-mail cópias (em formato pdf) do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), ou do Termo Aditivo (TA), devidamente assinado pela empresa e aluno(a), juntamente com o Plano de Estágio e o BOA atualizado, para a coordenação de
seu curso, ou para um membro da comissão de estágio. Para pedidos de renovação de estágio, o aluno deverá também encaminhar o relatório de estágio e o relatório de atividades, em pdf.
Após isso, o coordenador ou membro da comissão de estágio irá enviar um e-mail ao aluno reconhecendo, ou não, o estágio e autorizando a inclusão do mesmo no sistema da Poli.
Conforme diretrizes da Lei federal 11.788, todo aluno em estágio (obrigatório ou não obrigatório) deverá apresentar a cada 6 (seis) meses um Relatório de Atividades para a analise e aprovação da Comissão de Estágio de seu curso. Esse relatório, devidamente
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aprovado, será exigido para a renovação de contrato de estágio, assim como para a homologação do estágio junto ao SIGA.
Dessa forma, ao solicitar a renovação do estágio pelo ATENDIMENTO VIRTUAL (poli.ufrj.br/atendimentovirtual), obrigatoriamente o aluno deverá apresentar o Termo Aditivo e o Relatório de Atividades aprovado pela Comissão de Estágio de seu curso.
Caso o estágio esteja mudando de não-obrigatório para obrigatório, um novo plano de estágio, devidamente analisado e aprovado pela Comissão de Estágio. será exigido do aluno
Para maiores informações e modelos de documentos para estágio, favor acessar o link:
https://poli.ufrj.br/programa-de-estagios
Seguindo as diretrizes da Reitoria da UFRJ, publicadas em 22 de março de 2020 (https://ufrj.br/noticia/2020/03/22/coronavirus-reitoria da-ufrj-faz-esclarecimento-sobre-ead), a Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão (DAEX) da Escola Politécnica ratifica que, durante o período de paralização das atividades de aulas devido a pandemia do COVID-19, o uso de ferramentas digitais para o ensino a distancia (EAD) não poderão ser aplicadas em substituição as aulas presenciais e, consequentemente, não poderão ser usadas em atividades educacionais para a avaliação acadêmica dos alunos.
Como forma de ocupação de nossos alunos durante o período sem aulas presenciais, a atividade complementar educacional deve ser incentivada. Ou seja, materiais digitais com conteúdo educacional podem ser encaminhados aos alunos como forma de atividades extracurriculares à disciplina. Os materiais digitais devem focar em temas que possam promover uma melhor base de conhecimento para o conteúdo do programa educacional que será desenvolvido de forma presencial, ao serem retomadas as aulas, conforme um novo calendário acadêmico que deverá ser anunciado no futuro pela Reitoria da UFRJ. Ressalte-se que essas atividades extracurriculares não poderão sofrer avaliações que possam causar algum impacto na avaliação oficial das aulas presenciais.
Ressalte-se que as atividades extracurriculares não poderão sofrer avaliações que possam causar algum impacto na avaliação oficial das aulas presenciais.
Devido à suspensão das atividades acadêmicas e da necessidade da definição de um novo calendário acadêmico provocados pela pandemia do COVID-19, ainda não temos informações sobre a data de retorno das atividades de ensino presenciais na UFRJ.
Você deve estar sempre estudando !
Neste período atípico, aproveite seu tempo “ocioso” e faça estudos complementares às disciplinas que você esta inscrito, pois isso certamente irá facilitar seus estudos quando as aulas presenciais voltarem a normalidade. A internet é uma grande aliada para te ajudar, mas busque sites educacionais reconhecidos pela comunidade acadêmica, para que não aprenda errado.
Brevemente, a DAEX estará disponibilizando o OPEN POLI-UFRJ, que será um canal de conhecimento aberto a sociedade, onde atividades extracurriculares poderão se encontradas, desenvolvidas e certificadas pelos professores da Escola Politécnica.