A Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, instituída em 1792, foi a origem da atual Escola Politécnica da UFRJ. Por ser esta a primeira das academias militares de que se conhecem os estatutos e que mostram um ensino sólido, onde se incluía a cadeira de engenharia civil, considera-se que o curso de engenharia civil também nasceu naquele ano.
O curso de graduação em engenharia civil da Escola Politécnica capacita o diplomado a atuar na elaboração de projetos e execução de obras civis em empreendimentos de engenharia, colocando-se diante da tecnologia e dos métodos de execução em permanente atitude de aperfeiçoamento e atualização. O egresso do curso é um profissional capaz de atuar com qualidade, senso crítico, capacidade de autodesenvolvimento, consciência social e ambiental, em atividades pertinentes à sua formação, conforme legislação, cumprindo as funções que a sociedade espera dele.
Durante os dois primeiros anos os alunos dispõem de disciplinas de formação científica em matemática, física, química e computação. A partir do quinto período há as disciplinas do ciclo profissional. A formação profissional específica é obtida a partir do nono período e suplementa o currículo do engenheiro civil, caracterizando perfis especializados, em torno das seguintes cinco ênfases: Construção Civil, Engenharia de Transportes, Estruturas, Geotecnia e Recursos Hídricos.