O curso em Engenharia de Materiais capacita seus profissionais para o trabalho com materiais em geral, incluindo os metálicos, e com ênfase nos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos, para atender aos desenvolvimentos recentes em novos materiais.
O sofisticado desenvolvimento industrial dos últimos anos expandiu o mercado de trabalho para o engenheiro de materiais. O curso trata da síntese e processamento de cerâmicas, tanto funcionais quanto estruturais, e de sua caracterização visando a determinar a correlação entre sua estrutura e propriedades e seu desempenho em serviço. Recobrimentos em geral para aplicações eletrônicas e mecânicas, filmes amorfos superduros (carbono amorfo, carbeto de silício etc.) para aplicação como recobrimentos protetores, recobrimentos sobre materiais poliméricos e filmes magnéticos constituem outra área de trabalho para o engenheiro de materiais.
Os biomateriais, definidos como todo material utilizado para substituir, no todo ou em partes, sistemas biológicos, estão se tornando imprescindíveis para a medicina e para a odontologia. Biomateriais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos ou bio-recobrimentos são, por esta razão, mais uma aplicação dos novos materiais. Os profissionais deste curso ficam capacitados a atuar na produção, no setor de planejamento ou em projetos relacionados à seleção de materiais, desenvolvendo atividades de elaboração e aplicação de métodos para extração e processamento, otimização de processos, controle de qualidade, caracterização mecânica e microestrutural dos materiais.