Alunos da Escola Politécnica conquistam o 1º lugar em Olimpíadas Internacionais de Segurança Financeira, na Rússia

Mateus Leite, graduando da Engenharia Naval e Oceânica, se destaca e vence em categoria individual. Outros três da Escola Politécnica são laureados.

Publicado em: 07/10/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Alunos da Escola Politécnica e do Instituto de Economia conquistaram o 1º lugar no Torneio de Graphus nas Olimpíadas Internacionais de Segurança Financeira, que aconteceu no dia 4 de outubro, na cidade de Sochi, Rússia. Juntos, eles executaram uma investigação criminal de rastreamento de valores relacionados à lavagem de dinheiro, apurando os responsáveis pelo ato de corrupção em menor tempo entre as 36 equipes participantes. A Escola Politécnica representou 70% da delegação brasileira e os alunos Henrique Andrade, Matheus Leite, Nathan Louback e João Llopis, da Engenharia Naval e Oceânica; Vinícius Costa, da Engenharia Nuclear; e Letícia Carneiro e Maria Eduarda, da Engenharia Ambiental, ainda se destacaram individualmente.

O objetivo da Olimpíada é mostrar as tendências modernas para os jovens talentosos na área de segurança financeira, bem como as direções de desenvolvimento da ciência e tecnologia nesse campo, proporcionando oportunidades para que os participantes determinem seu futuro. Os vencedores terão a oportunidade de estudar gratuitamente em uma das universidades russas.

Mateus Leite, vencedor da prova na categoria Economia, comentou sua participação:

– Essa vitória representa muito para mim e para o Brasil. É a primeira vez que temos um vencedor, apesar de termos laureados nos anos anteriores, e não só isso, além de mim vencendo, nesta edição tivemos outros três laureados da Naval e Oceânica. Acredito que isso demonstra como os cursos de engenharia no Brasil desenvolvem mais do que apenas a profissão, mas o pensamento. A vitória é importante, pois eu sempre me envolvi em projetos de economia e política internacional. Tenho a satisfação de conquistar uma vitória numa competição que só de finalistas tínhamos cerca de 600 participantes.

Já o professor Fábio Krykhtine do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica celebrou a conquista:

– A Escola Politécnica tem se destacado nessas competições ao apresentar representantes com capacidade para lidar com avaliação, lógica, programação, gestão, liderança, gestão de conflitos e cooperação internacional. A prova de Graphus, em especial, está bastante conectada ao conjunto de conhecimentos exigidos de um engenheiro, demandando organização, concentração, raciocínio lógico e habilidades de relacionamento. Acreditamos que a forte formação de nossos alunos está correlacionada com os resultados que temos apresentado nos últimos anos, quando obtivemos bons resultados individuais.

De acordo com o professor, em abril de 2024, como forma de preparação, a Escola Politécnica sediou o Seminário Internacional de Segurança Financeira, que recebeu representantes internacionais e realizou palestras e workshops com a participação de mais de 120 alunos. Nesse mesmo período, a UFRJ ingressou na Rede Internacional de Segurança Financeira, tornando-se a primeira universidade brasileira a integrar esse seleto grupo.