PetroTeam da Politécnica-UFRJ é bicampeão do Petrobowl Championship

Formada por alunos da Escola Politécnica da UFRJ, a equipe venceu a Universidade da Indonésia na final pelo placar de 40 a 20

Publicado em: 24/09/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Estudantes do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ conquistaram o 1º lugar no Petrobowl Championship 2024, disputado em Nova Orleans, nos Estados Unidos, no dia 23 de setembro. Juntos, eles formam a equipe PetroTeam, única representante brasileira a disputar esta edição do campeonato mundial – que reuniu 32 equipes de universidades de todos os continentes. Com a vitória, a equipe da Escola Politécnica chegou ao bicampeonato e garantiu também a premiação de 5 mil dólares.

Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o Petrobowl funciona no estilo “quiz de conhecimento”. Em ritmo acelerado e dinâmico, equipes de diversas universidades são desafiadas a responderem com rapidez perguntas técnicas e não-técnicas, relacionadas à indústria de petróleo. A equipe que alcançar a melhor pontuação, vence a competição.

Formada pelos alunos Bruno de Almeida Leite (Capitão), Gilles Garcia Dias , Matheus Bernadaro Dutra, Karina Policarpo dos Santos e Yan Nascimento Furtado, a equipe da UFRJ enfrentou ao longo da competição universidades dos Estados Unidos e da Indonésia. Na final, disputada contra a Universidade da Indonésia, os alunos venceram pela pontuação de 40 a 20.

“A preparação desde sempre foi focada no Petrobowl. Apesar de participarmos de outras competições como o nacional e o regional, o Petrobowl é o nosso grande objetivo. Treinamos no mínimo uma vez na semana, presencialmente, aumentamos o ritmo quando estávamos perto da competição. Nos treinos simulamos as partidas da competição, com diversas questões que alimentamos de forma periódica pensando na competição. Além disso, treinamos de forma individual. Para ser membro de um time vencedor como o da UFRJ é preciso muita dedicação e talvez o mais importante, vontade de ganhar”, destacou o capitão da equipe.

O coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, Rafael Charin, parabenizou os alunos pela conquista:

– Estamos todos muito orgulhosos dos nossos estudantes que mantêm, ano após ano, uma dedicação incrível ao time. O título não é por acaso. Têm muito trabalho e muito talento envolvidos.