Treinamento: SEI – Apresentação e Funcionamento Básico

Antonio Salles

STI Poli UFRJ – Setor de Tecnologia da Informação
Analista de Tecnologia da Informação – Administrador SEI


Objetivo:

Apresentar o funcionamento básico do SEI 4.0, com conteúdos teóricos e práticos,
a fim de facilitar a operação cotidiana do sistema.


Duração:

2 horas


Material Didático:


Conteúdos abordados:

Conteúdos teóricos abordados:

  • Processo físico
  • Processo Eletrônico
  • Documento Eletrônico
  • SEI – Sistema Eletrônico de Informações
  • Ambientes do SEI
  • Tipos de documentos dos Processos do SEI
  • Níveis de acessos aos Processos e seus documentos no SEI.
  • Etapas para a tramitação de processos
  • Interface do SEI
  • Orientações para saber mais sobre o SEI.

Conteúdos Práticos Abordados:

  • Criação de um processo
  • Inclusão de Documento Interno
  • Assinatura de Documentos Internos (da mesma unidade)
  • Inclusão de Documento Externo – Nato Digital
  • Inclusão de Documento Externo – Digitalizado na Unidade
  • Autenticação de Documento Externo digitalizado na unidade
  • Envio de processos a outras unidades
  • Sobrestamento do processo
  • Conclusão do processo
  • Pesquisa pública de processos do SEI
  • Recursos para orientação e organização de Processos.
  • Bases de Conhecimentos
  • Organizando Processos: Atribuições, Anotações e Marcadores
  • Assinaturas de documentos Internos em diferentes unidades – Bloco de Assinaturas


Atividade Prática – Construção de Processo:

Cenário para a construção do processo:

Em função do tempo de duração do treinamento, vamos apresentar um cenário reduzido para a construção de um processo. Este cenários abordará a criação do processo, a inclusão de documento interno, a inclusão de documento externo nato digital, a inclusão de documento externo digitalizado na unidade e o envio deste processo a outra unidade. Serão abordados neste cenário, também, a assinatura de documentos internos e formas para melhor organização dos processos.

Considere a criação, resumida, de um processo de Qualificação profissional. O funcionário cria este processo, anexa documentos (folha de informação, certificado de conclusão do curso, documento de identidade e documento com o “de acordo” da sua chefia imediata. Posteriormente envia este processo ao Setor de RH.


Arquivos de Apoio à Atividade Prática: