VI Semana da Engenharia Nuclear movimenta Escola Politécnica

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Após cinco dias de apresentações, debates e minicursos, a VI Semana da Engenharia Nuclear da UFRJ chegou ao fim e reuniu mais de 200 participantes na Escola Politécnica, entre alunos, professores acadêmicos e profissionais do setor. “No geral, o evento foi um sucesso. Tivemos auditórios lotados, com a presença não só de alunos, mas também de técnicos de grandes empresas e instituições. As palestras conseguiram apresentar o panorama da energia nuclear aos novos alunos, que não têm ideia de como será o trabalho depois da graduação”, avalia André Vidal, um dos organizadores da Semana da Engenharia Nuclear e co-presidente da SEEN (Seção Estudantil de Engenharia Nuclear).

Foto: Donato de Almeida

A programação foi organizada por alunos de graduação em Engenharia Nuclear do Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Poli-UFRJ e alunos de pós-graduação do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE/UFRJ, muito elogiados pelo coordenador do PEN, prof. Paulo Frutuoso, durante abertura do evento, no dia 15.

“Agradecemos aos alunos pela iniciativa de manter em alto nível a Semana da Engenharia Nuclear. É motivo de orgulho para todos nós, professores. Eles souberam se organizar e captar recursos para viabilizar um evento tão
importante, o que demostra também uma capacidade empreendedora deles”.

Foto: Ellen Couto – Nuclep

O contra-almirante Humberto Ruivo, representante da Marinha do Brasil, participou do painel “Desenvolvimento do Programa Nuclear da Marinha e o Submarino Brasileiro”, realizado no segundo dia de atividades. Ele considerou interessante a iniciativa dos alunos da UFRJ, pois motiva a busca pela profissionalização. “É necessário participar ativamente da vida da universidade, estudar, se dedicar profissionalmente, mas também participar de eventos deste tipo, porque sem dúvida eles trazem um conjunto de conhecimentos, que não seriam obtidos simplesmente numa aula”, comentou o contra-almirante. E acrescentou:

“Essas atividades propiciam desembaraço aos estudantes, que têm de pensar no planejamento do evento, em quem chamar, e assim começam a conhecer as pessoas e a criar uma rede de relacionamentos profissional, que é extremamente importante no mercado moderno”.

Foto: Ellen Couto – Nuclep
A Semana buscou proporcionar a integração e o debate entre os setores relacionados a Engenharia, Física e Energia Nuclear do país, além de ser um espaço apropriado para o desenvolvimento, aprendizado e fomento da capacidade de inovação. A SEEN teve o apoio e patrocínio da Eletrobras Eletronuclear, Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), Framatome, ProEng e Westinghouse.
23/10/18
Escola Politécnica da UFRJ