Universo das criptomoedas em pauta na Finance Week UFRJ

Publicado em: 20/09/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Entender mais sobre as possibilidades envolvendo criptomoedas, oportunidades de crescimento profissional na área e como investir no meio digital foram alguns dos aspectos trazidos pelos palestrantes Yuri Alter e Paulo Braga, durante a programação da 4ª edição do Finance Week UFRJ. A palestra “Investindo em criptoativos: desafios e oportunidades”, organizada pela Liga de Investimento da UFRJ, aconteceu no dia 28 de agosto, no auditório do bloco C do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Ambos convidados trouxeram novas perspectivas e introduziram o tema para aqueles que já entendiam do assunto ou aos que estavam começando no universo cripto. “Buscamos demonstrar que apesar de novo, o mercado das criptomoedas veio para ficar e já vimos a confirmação dessa tese por diversos players do mercado financeiro como a própria Blackrock e países ao redor do mundo”, comentou Paulo Braga, CEO na Omega Digital Assets, empresa voltada para a gestão de patrimônio, através de Ativos Digitais, Blockchain e Criptomoedas, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Segundo ele, o mercado brasileiro vem se tornando um dos maiores do mundo e provando ser um player de vanguarda em questões regulatórias quanto ao apoio para novas iniciativas como o real digital, o que demonstra um potencial mercado aos futuros profissionais. Formado em Engenharia de Materiais pela Escola Politécnica da UFRJ, em 2015, e também cofundador da Liga de Investimentos à época, Paulo reforçou a importância da participação em organizações estudantis para melhor direcionamento de sua carreira.

“Foi muito importante para consolidar e complementar o aprendizado recebido nas salas de aula, aprimorar o networking tanto com outros alunos quanto instituições financeiras que apoiam a Liga, conhecer as diferentes áreas do mercado e identificar com qual delas há mais afinidade. Independente do quão bom esse aluno for dentro da sala de aula, um grande diferencial para a vida profissional é a proatividade e vontade de “fazer acontecer”, destacou.

Yuri Alter, analista de criptomoedas na Hashdex, maior gestora de ativos com foco em critpo da América Latina, também concordou com Paulo e pontuou algumas das habilidades que serão exigidas futuramente por este mercado. “Acredito que a capacidade de pesquisar, tratar e analisar dados seja um grande alicerce. No que diz respeito a puramente investimento, também vale destacar que o bom entendimento de como funciona o mundo de Venture Capital, como incentivos bem desenhados afetam o sucesso de projetos e boa capacidade de modelagem financeira são também características que podem agregar na venture de trabalhar no mercado cripto”, disse o analista.

A Finance Week UFRJ aconteceu entre os dias 28 a 30 de agosto e reuniu palestrantes das maiores empresas do mercado financeiro brasileiro. O evento abordou também outros temas como fundos de investimentos, macroeconomia, programação, private equity e presença feminina. Para Marcos Iack, aluno do 4º período de Engenharia e vice-presidente da Liga de Investimentos, “foi uma grande oportunidade de aprendizado e networking para aqueles que têm interesse em trabalhar no mercado financeiro”.