Sucesso de público, XIII Ambientável abordou as novas resoluções da ONU para um mundo melhor

Publicado em: 04/09/2018 Escola Politécnica da UFRJ

Auditórios lotados e atividades lúdicas deram o tom da 13ª Ambientável, a semana acadêmica da Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ, que aconteceu no Centro de Tecnologia, do dia 21 ao dia 24 de agosto. Segundo os organizadores, cerca de 350 pessoas compareceram ao Fundão. “Houve até quem viesse de São Paulo, de Minas”, comenta o co-diretor geral do evento Wagner Lima, aluno do 8º período de Engenharia Ambiental.

Giovanna Cavalcanti, que dividiu a direção geral do evento com Wagner, inclui a história da Ambientável entre as razões de tamanha participação dos estudantes. “É um evento organizado pelos alunos, desde sempre. Surgiu com a primeira turma de Engenharia Ambiental”, destaca.

Com objetivo de expandir e fortalecer a luta pela causa ambiental no país, a 13ª Ambientável abordou questões relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Eles constituem o que nós chamamos de ‘Agenda 2030’”, explica Monica Pertel, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e professora-responsável da Ambientável. “São os antigos Objetivos do Milênio: melhorias que nós temos que fazer no mundo todo, acordos que foram feitos entre países com o objetivo, por exemplo, de combater as alterações climáticas, promover a igualdade de gênero, entre outros.”

Com o título “Brasilidade com ciência”, o encontro reuniu palestrantes de diversas instituições do país e profissionais de mercado. Dividida em quatro pilares (saneamento, recursos hídricos, energia e biomas), a programação contou com palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas de artesanato e visitas técnicas aos laboratórios industriais. Além disso, houve espaço para exposições e integração entre participantes.

Na mesa de abertura, da qual participaram a diretora da Escola Politécnica, prof.ª Cláudia Morgado, as professoras Monica Pertel e Ana Lúcia Nazareth, coordenadora e vice-coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, respectivamente, o prof. Edson Watanabe, do programa de Engenharia Elétrica, e a aluna Ana Carolina Lima, do Grêmio Acadêmico da Engenharia Ambiental, destacou-se a proatividade dos alunos organizadores, que se responsabilizaram por toda a programação, assim como a importância do debate sobre o meio ambiente. “O mundo foi construído com objetivo econômico e a perspectiva agora é ecológica”, disse Cláudia Morgado. “A missão da Engenharia Ambiental é conjugar esses dois ‘ecos’. Uma missão importante para o mundo e para o Brasil: o equilíbrio entre ecologia e economia.”