Seminário aborda aspecto sociológico dos desastres naturais

Publicado em: 13/09/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Promovido pela Escola Politécnica, o evento contará com a participação de palestrantes da Brasil, França e Alemanha

De acordo com relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o número de desastres associados a ameaças naturais e socioambientais no mundo aumentou nos últimos 50 anos, chegando à marca de mais de 11 mil, e a expectativa não é boa para os próximos anos. A organização estima que em 2030, o número de pessoas atingidas por este tipo de desastre pode aumentar em 50%, o que gera uma urgência no desenvolvimento de iniciativas mais efetivas de combate ao problema pelos governos e sociedade em geral.

É com este objetivo de estimular o debate sobre a redução de desastres que a Escola Politécnica da UFRJ promoverá no dia 1º de outubro, das 10h às 13h, o “Seminário Internacional: Sociologia Pragmática das Transformações em Diálogo – Riscos e Desastres no Brasil Contemporâneo”.

Deslizamento em Niterói, 2010

Entre os participantes estão Francis Chateauraynaud, professor e pesquisador na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, e coordenador do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR) da EHESS; David Stevens, ex-membro do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), tendo sido coordenador da agenda climática e redução do risco de desastres; Carlos Machado de Freitas, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz); Fabrício Mello, pesquisador da Universidade de Vila Velha; e Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ.

“Desastres socioambientais históricos, como aqueles ocorridos recentemente no Brasil, associados a deslizamentos, inundações, rupturas de barragens, incêndios florestais entre outros, expõem realidades que evidenciam a importância de se considerar os aspectos e as dinâmicas sociais nesta temática. Ao trazer a abordagem sociológica dos desastres para a Escola Politécnica, o evento promove uma costura interdisciplinar entre as ciências exatas e sociais, essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico no sentido de se construir políticas de gestão de riscos mais eficientes”, explica o professor do Departamento de Construção Civil da Politécnica-UFRJ Marcos Barreto de Mendonça, que organiza o evento juntamente com a professora Teresa da Silva Rosa da Universidade de Vila Velha.

A transmissão será pela plataforma Zoom, com tradução simultânea em português e francês. Acompanhe o site e as redes sociais da Politécnica-UFRJ, pois em breve, será divulgado como acessar o evento.

Livro com foco em desastres

Lançado em maio deste ano, o livro “Sociologia Pragmática das Transformações em Diálogo – Riscos e Desastres no Brasil Contemporâneo” será apresentado e detalhado ao público durante o Seminário. A publicação é fruto do encontro internacional “Colóquio Franco-Brasileiro sobre Riscos e Desastres”, realizado em 2019, no Espírito Santo, que apontou a pertinência de um livro voltado para o assunto desastres.

“A publicação tem um escopo interdisciplinar, focando no estudo das vulnerabilidades da sociedade contemporânea frente às ameaças socioambientais que dão origem a situações de desastres e nas experiências para seu enfrentamento”, resume o professor Marcos Barreto de Mendonça.