Semana Acadêmica da UFRJ debate inovação na Engenharia Civil

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
Com o intuito de gerar debates que fomentem a inovação na engenharia e atrair alunos de outras áreas do conhecimento para os temas mais atuais da construção civil, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove, entre os dias 27 e 31 de agosto, a XIII Semana da Engenharia Civil, que terá como tema este ano “Engenharia do Futuro”. O evento será realizado no Centro de Tecnologia (CT), na Ilha do Fundão.

A programação – elaborada por alunos de graduação em Engenharia Civil – terá uma abordagem multidisciplinar nas propostas de técnicas construtivas e focará no surgimento de novas vertentes e áreas estratégicas a serem exploradas pelo setor nos próximos anos e, sobretudo analisará o papel do profissional de engenharia nessa transição. Estão previstos minicursos, palestras, workshops e concursos.

“O evento busca propor uma reflexão lógico-filosófica sobre os princípios que fundamentam a Engenharia de Inovação, o que demanda integrar aspectos políticos, econômicos e culturais. Isso permite estabelecer uma discussão fundamentada de temas acadêmico-universitários essenciais para repensarmos a atuação social da Universidade no século 21”, avalia o orientador do evento, prof. Otto Correa Rotunno, da Coppe e da Poli-UFRJ.

A cerimônia de abertura será no dia 27, às 13h30, no salão nobre da Decania, no CT, com a presença da diretora da Escola Politécnica, prof.ª Cláudia Morgado, e do professor Bruno Jacovazzo.  Quem estiver interessado, pode conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site (https://www.sympla.com.br/xiii-semana-da-engenharia-civil—engenharia-do-futuro__340377). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanadacivil@poli.ufrj.br.Concursos
Em destaque na programação, o II ConstruQuiz e o IV Concurso Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão da UFRJ, que ocorrerão no dia 31 (sexta-feira), às 13h e às 15h, respectivamente. O primeiro concurso conferirá os conhecimentos dos participantes em uma prova de resolução rápida e eficiente de problemas usuais relacionados à construção civil.Já no segundo, cada equipe participante receberá um kit contendo 1kg de macarrão, pistola e bastões de cola quente, tubo de cola instantânea, rolo de fita crepe, barra de aço e pedaços de tubo PVC. A tarefa consiste em analisar, projetar e construir uma ponte de macarrão do tipo espaguete, que seria submetida a testes estruturais.

Serviço:

13ª Semana de Engenharia Civil UFRJ – Engenharia do Futuro

Dias: de 27 a 31 de agosto
Horário: 8h às 17h30
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Bloco A (Centro de Tecnologia da UFRJ) – Cidade Universitária (Ilha do Fundão)
Inscrições: Pelo site – os 50 primeiros de cada categoria (R$ 10 – Aluno Ensino Médio; R$ 15 – Aluno UFRJ; R$ 20 – externo); Pelo site até 26 de agosto (R$ 15 – Aluno Ensino Médio; R$ 20 – Aluno UFRJ; R$ 25 – externo); Durante o evento (R$ 20 – Aluno Ensino Médio; R$ 25 – Aluno UFRJ; R$ 30 – externo)
Mais informações: semanadacivil@poli.ufrj.br
16/08/18