Semana Acadêmica da Civil abordou as transformações da engenharia e a formação de novos engenheiros

Palestra sobre as estratégias de reorganização dos aeroportos Santos Dumont e Galeão, e concursos de conhecimento em estruturas atraíram grande público.

Publicado em: 20/09/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A edição deste ano da Semana de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ trouxe um tema latente para o mundo da engenharia: “As transformações da engenharia e a formação de novos engenheiros”. Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, estudantes de todos os cursos participaram de palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas e concursos que contribuíram para a evolução acadêmica e profissional. Toda organização do evento foi feita pelos próprios estudantes do curso de graduação.

“Vamos mostrar para aqueles que estão chegando e aos que estão se formando, o quanto o curso de Engenharia Civil da UFRJ é de alto nível. A Engenharia tem se reinventado e nós estamos acompanhando essa transformação, principalmente no que diz respeito à formação profissional. Os últimos anos ficaram marcados pelas constantes transformações na sociedade, e nós devemos estar preparados para este cenário, pois os avanços vão continuar acontecendo num ritmo cada vez mais acelerado”, destacou o professor e coordenador da Engenharia Civil, Osvaldo Rezende durante a abertura do evento.

Também participaram da cerimônia a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado; a secretária nacional de transporte rodoviário, Viviane Esse; o presidente do Crea-RJ, Luiz Cosenza; o presidente da ANE, Francis Bogossian; o presidente da Rio Águas, Wanderson Santos; o diretor regional do IBRACON, Luiz Antonio Carneiro; o engenheiro da Sinduscon, Gustavo Corbelli; e o diretor do Senge-RJ, Pedro Monfort.

Entre os destaques da programação, a mesa redonda que colocou em foco a dinâmica entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão e as estratégias de reorganização para otimizar as operações aeroportuárias no Rio de Janeiro, com a participação do especialista em Transporte Aéreo e professor da Escola Politécnica da UFRJ, Respicio Espirito Santo; o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella; e o professor do Departamento de Administração e Administração Pública da UFF, Carlos Vieira.

“O aspecto que buscamos refletir é que todo o setor de transporte e ciência tem um lado técnico e político. Não adianta nada se o político não olhar para os estudos e considerá-los. Neste desequilíbrio, a sociedade fica carente e reclama com razão de praticamente todos os meios de transporte, não apenas o transporte aéreo. Não é falta de estudo e de empenho dos acadêmicos, dos professores, dos alunos e das consultorias de transporte, mas sim a falta do governante ou legislador em ouvir e levar em consideração todo esse conhecimento”, opinou Respicio Espirito Santo.

Durante o evento, outras palestras também puderam ser acompanhadas por estudantes de diferentes períodos, entre elas: Futuro das Estradas Brasileiras – Concessões e Conectividade (com Viviane Esse); Transformações na Engenharia Invisível (com Júlio de Oliveira e Alexander Gomes); Desafios da Engenharia no contexto atual (com Carmen Lúcia Petraglia), Quick Deck – Solução em Acesso (com Jorge Elian); Desafios e perspectivas para o saneamento básico sustentável no Rio de Janeiro (Wanderson Santos – Presidente da Rio Águas); Mobilidade urbana na metrópole do Rio de Janeiro (Luiz Paulo Corrêa da Rocha); As questões ambientais do Rio de Janeiro (Adacto Benedicto Ottoni – Crea-RJ); e Areia Industrial – O futuro dos Concretos e Argamassas (Gustavo Corbelli).

A Semana de Engenharia Civil também contou com os seus tradicionais desafios: Construquiz e Concurso de Ponte de Macarrão. O primeiro concurso conferiu os conhecimentos dos participantes em uma prova de resolução rápida e eficiente de problemas usuais relacionados à construção civil. Já o Concurso Ponte de Macarrão, que testa as habilidades dos estudantes na construção de uma ponte com apenas 1kg de macarrão, capaz de suportar dezenas de vezes, ou até mais, o seu próprio peso. Foi fornecido para cada grupo um kit contendo 1 kg de macarrão, uma pistola de cola quente, bastões de cola quente, tubo de cola instantânea, rolo de fita crepe, folha de acetato, barra de aço e pedaços de tubo PVC. Os testes de rompimento com pesos foram feitos no hall do Bloco A do Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão.

O Grupo “Edifica”, formado pelos alunos Luma Murta Resende, Thaís Bittencourt Frias, Paula Cristina Vieira e Beatriz Gonçalves Salvador venceu o IV Construquiz. E o grupo “Espaguete”, com os alunos Ana Clara Minoita de Albuquerque, Pedro Caldeira Brant de Araújo, Ana Cristina da Cruz Ferreira e Gabriel Ignacio Dos Santos Pereira Lima, conquistou o primeiro lugar no concurso de pontes.

Vale destacar que capacitações também fizeram parte da diversificada programação, entre elas: Inspeção predial, com o professor Assed Haddad; Fundamentos do Lean, com Guilherme Braia da Verum Partners; Aspectos das patologias nas estruturas de concreto das edificações, com Antero Jorge Parahyba do Crea-RJ; Deslizamentos no Rio de Janeiro, com Cláudio do Amaral e Lucas Meirim; e Introdução ao REVIT, com o professor Mohammed Najjar.