Os estudantes, professores e servidores da Escola Politécnica alcançaram importantes destaques e premiações em 2023. Seus conhecimentos e capacidades de solução de problemas, inovação e empreendedorismo foram colocados à prova.
Docentes
- Os professores Cesar Camerini, Gabriela Pereira, Theodoro Antoun e discentes vinculados aos departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e Engenharia Naval e Oceânica, conquistaram o Prêmio Inventor Petrobras 2023.
- O professor Renato Machado Cotta do Departamento de Engenharia Mecânica recebeu o prêmio “Prof. Leonardo Goldstein Jr.”, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). A honraria é destinada a reconhecer docentes e pesquisadores por notáveis contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil.
- O professor Eduardo Silva, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação, ganhou a ISO Excellence Award, em reconhecimento por seu excepcional envolvimento no comitê de padronização JPEG e as contribuições fundamentais para seus padrões com especial relevância por sua liderança no processo de padronização do JPEG Pleno Light Field Coding, notadamente a especificação ISO/IEC 21794-2:2021.
- O professor José Manoel de Seixas, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação, recebeu o Prêmio Excelência em Pesquisa, concedido pela Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC).
- A professora do Departamento de Engenharia Nuclear Inayá Lima foi agraciada pelo almirante de esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, com a medalha “Amigo da Marinha”, honraria destinada a reconhecer os serviços de colaboração prestados por personalidades civis. A cerimônia aconteceu na sede do 8º Distrito Naval (COM8DN).
Discentes
- O XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos contemplou os alunos abaixo, e seus respectivos professores orientadores, por seus trabalhos de conclusão de curso:
Isabela Neves Merotto
Orientador: José Roberto Ribas
Wagner Lima Monteiro
Orientadora: Monica Pertel
Wallace Barreto Ramos
Orientador: Osvaldo Rezende
Lucas Galhardo Pimenta Tienne
Orientadora: Renata Antoun Simão
Clara Cristine Rodrigues Duarte
Orientadores: Marcelo Miguez e Aline Veról
Izadora Madrid da Rosa
Orientador: Juliana Baioco
Yuri de Abreu Silva Araújo Fleischhauer
Orientadora: Rafaella Martins Ribeiro
Coorientador: Bernardo Pompermayer Eduardo
- A aluna Maria Eduarda de Carvalho, da Engenharia de Controle e Automação, foi uma das vencedoras da edição de 2023 do Movimento LED – Luz na Educação, organizado pela TV Globo e pela Fundação Roberto Marinho.
- Vinte e três alunos do curso de Engenharia Civil e do curso de Arquitetura, que fazem parte da equipe de competição Minerva Civil, conquistaram em Florianópolis (SC) o desafio Ousadia, concurso estudantil que integrou a programação do 64º Congresso Brasileiro do Concreto CBC – maior evento sobre concreto do país.
- As equipes de competição Rockets e Sats, vinculadas à Escola Politécnica, e que contam com cerca de 50 estudantes da UFRJ, ficaram em primeiro lugar geral da Latin American Space Challenge.
- O aluno João Victor Alegrio da Engenharia Nuclear conquistou o hackapower do setor nuclear, a última etapa das Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB), realizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN).
- A aluna Giovanna Rezende de Engenharia Nuclear e também intercambista de dupla titulação no Institut Mines-Télécom – IMT Atlantique, da França, ficou entre os 30 estudantes brasileiros mais notáveis e promissores e que representam uma diversidade de formações acadêmicas e trajetórias de vida. O anúncio foi feito pelo Programa Líderes Estudar 2023, vinculado à Fundação Estudar, que contou este ano com a inscrição de mais de 45 mil estudantes de todo o país.
- A equipe Petroteam UFRJ, formada pelos estudantes Felipe Tiba, Breno Bilar, Bruno Leite, Douglas Silva e Gilles Garcias do curso de Engenharia de Petróleo, ficou entre as oito melhores equipes em disputa da edição anual do Petrobowl Championship. Realizada em San Antonio, no Texas (EUA), a competição reuniu 32 equipes de universidades do mundo.
- A Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais (LUPPA) — sob a coordenação da docente Monica Pertel — e o Mutirão Universitário de Agroecologia (MUDA) — sob a vice-coordenação da docente Heloisa Firmo — projetos de extensão criados pelo Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ, receberam moção de reconhecimento pelas ações socioambientais realizadas na cidade do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a presença de pesquisadores, mobilizadores e movimentos de agricultura urbana, justiça ambiental e conservação da biodiversidade.
- Os alunos da Engenharia Naval e Oceânica João Costa Golfetto de Freitas, João Victor Garcia Bull e Paula Cristina Oliveira de Paula serão premiados por uma das principais organizações de classificação de navios do mundo, o American Bureau of Shipping. Trata-se de um reconhecimento pelo ótimo rendimento acadêmico.
- A Fluxo Consultoria (representada pelo discente Diogo da Rocha Souza Pinto, presidente da Fluxo, e pela docente Maria Alice Ferruccio da Rocha, professora coordenadora da empresa júnior) conquistou o 1°lugar no ranking das Empresas Juniores do Brasil.
- A Associação Atlética Acadêmica Escola Politécnica (AAAEP) participou do JUBS, maior jogos universitários da América Latina, após ganhar as seletivas regionais da FEURJ e garantir a vaga para representar o Estado do Rio de Janeiro na competição.
- O UFRJ Consulting Club conquistou o primeiro lugar no Desafio Estratégico da Visagio, que tem parceria do Instituto PROA. A equipe da UFRJ foi orientada pela docente Alice Ferruccio.
Servidores
Servidores (as) que desempenham tarefas na Sede da Escola, nas Secretarias dos Departamentos e Laboratórios também foram reconhecidos pelo desempenho e dedicação ao longo deste ano. Entre os mais votados estão Tito Lívio José Barbosa (Departamento), Vladimir Rodrigues Calixto (Laboratório) e Maria da Graça Andrade Gil (Sede).