Retrospectiva 2021: confira as premiações que foram notícia

Publicado em: 06/01/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Em um ano marcado pela esperança da retomada das atividades acadêmicas, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, estudantes da Escola Politécnica alcançaram importantes premiações em 2021. Seus conhecimentos e capacidades de solução de problemas, inovação e empreendedorismo foram colocados à prova, mesmo que em desafios virtuais, por conta da pandemia.

• O principal destaque do primeiro semestre do ano passado foi o prêmio “Prix ArcelorMittal Pierre Vayssière”, da Sociedade Francesa de Metalurgia e Materiais, para o estudante Artur da Fonseca Alvarenga, do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O reconhecimento é concedido anualmente a um estudante que tenha concluído com destaque um estágio em um laboratório industrial ou universitário na França.
  • A equipe Minerva Civil conquistou o 1º lugar no 3º Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), com o desafio de projetar um edifício de uso misto com 50 pavimentos, a ser construído na Av. Paulista, em São Paulo. O pódio completo contou com a presença da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2º lugar) e da Universidade Federal de Lavras (3º lugar).
  • A UFRJ Nautilus conquistou o 3º lugar na categoria “Paper Técnico” e boas colocações em outras três durante a RoboSub 2021, competição internacional de veículos autônomos submarinos – AUVs. No total, em sua quinta participação no evento, a Nautilus conquistou US$ 500 em premiações.
  • Os estudantes de Engenharia Eletrônica e de Computação Kaylani Bochie, Guilherme Araujo Thomaz, Gustavo Franco Camilo e Lucas Airam Castro de Souza, sob orientação dos professores Miguel Elias Mitre Campista e Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte arremataram os prêmios de Melhor Artigo do 39º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021) e Menção Honrosa do WBlockchain/SBRC. Eles integram o Grupo de Teleinformática e Automação (GTA). Além deles, dois ex-estudantes da graduação da Politécnica-UFRJ e doutores pelo PEE/Coppe, que também integraram o GTA levaram os prêmios de Melhor Tese e Pesquisador de Destaque na área de Redes de Computadores – Prêmio Artur Ziviani SBRC 2021.
  • O desempenho acadêmico de estudantes da Engenharia Naval e Oceânica foi reconhecido por organização internacional de referência em classificação de navios. Os estudantes Glauber Amarante, Renata Bohrer e Rodrigo Soares foram contemplados com o prêmio ABS Award Brasil, concedido pela American Bureau of Shipping (ABS). Esta foi a segunda vez que estudantes da instituição são premiados.
  • O Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos contemplou dez trabalhos de graduação e pós-graduação da Politécnica-UFRJ, que foi uma das instituições de ensino com maior quantidade de prêmios conquistados, entre eles, um de mestrado pelo Programa de Projetos de Estrutura (PPE/UFRJ) e outros nove de graduação nas engenharias Civil, Ambiental, Eletrônica e de Computação, e Metalúrgica e Materiais.
  • O estudante de Engenharia Mecânica Lucas André dos Santos recebeu menção honrosa na premiação da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas ABCM – Embraer, por trabalho de conclusão de curso. Foi a terceira vez que um estudante de graduação da Escola recebe reconhecimento da ABCM – Embraer. Além dele, os estudantes de mestrado Eduardo Almeida (egresso da Escola) e de doutorado Lucas Vignoli, ambos da Coppe/UFRJ, receberam menções honrosas.