Recepção remota aos calouros: acolhimento e informação

Mockup-Semana dos Calouros
Publicado em: 08/07/2021 Escola Politécnica da UFRJ

A Semana de Acolhimento aos Calouros 2021.1 aconteceu de 5 a 9 de julho e foi a segunda recepção organizada de forma remota pela Escola Politécnica. Mais uma vez, a impossibilidade de realização de um encontro presencial foi superada pelo entusiasmo e empenho de diretores, coordenadores, professores, membros das representações estudantis e equipes de competição em dar as boas-vindas aos ingressantes e apresentar o máximo possível de informações sobre o funcionamento da Politécnica e da Universidade.

A Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE) organizou a Semana de Acolhimento em conjunto com toda a diretoria da Politécnica-UFRJ e apresentou uma programação rica e variada aos calouros. “Acho que conseguimos fazer um painel bem amplo para dar aos calouros conhecimento das oportunidades e desafios que terão nos cursos da Politécnica”, comentou a diretora da DAPE, professora Marta Tapia.

A abertura foi realizada pela diretora da Politécnica-UFRJ, professora Cláudia Morgado e por integrantes do Centro Acadêmico da Engenharia (CAEng). O Vice-diretor e os diretores das diretorias adjuntas de Ensino e Extensão (DAEX), de Tecnologia e Inovação (DATI), de Carreira e Empreendedorismo (DACE), de Relações Internacionais (DARI) e de Políticas Estudantis (DAPE), e os coordenadores dos cursos graduação também saudaram os calouros. Na parte da tarde houve um espaço para conversa dos alunos com os coordenadores e as representações estudantis de seus cursos.

“A partir de agora, vocês passarão cinco anos investindo tempo e dedicação em suas jornadas acadêmicas e profissionais, o que não significa que devam abrir mão de outras vivências importantes da juventude. Porém, vale lembrar, que muitas coisas que hoje julgamos importantes, não serão daqui a alguns anos. Então se esforcem ao máximo, pois investir na formação de vocês poderá abrir uma série de portas que, certamente, irão contribuir na felicidade de vocês”, disse a diretora Cláudia Morgado na abertura.

Foram realizadas rodas de conversas sobre as disciplinas do conteúdo básico de Engenharia, bem-estar na graduação, diversidade na universidade, entre outras. Houve apresentações das equipes de competição e da empresa júnior da Politécnica, a Fluxo Consultoria, além de integrantes da Enactus, e das confrarias e ligas estudantis. Também foi realizada oficina de organização dos estudos, com a Divisão de Integração Pedagógica da PR-7.

A maioria das atividades on-line estão gravadas no canal da Politécnica-UFRJ no YouTube, basta acessar www.youtube.com/EscolaPolitécnicadaUFRJ. Já no site www.calouros.poli.ufrj.br, os ingressantes encontram materiais de suporte pedagógico, o Manual do Estudante e as apresentações da edição anterior. Há também informações de interesse referentes ao atendimento virtual pela secretaria dos cursos, aos programas de intercâmbio, ao Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), ao Escritório de Carreira, entre outras.

Clique aqui para ser redirecionado à playlist com todos os vídeos da Semana de Acolhimento aos Calouros 2021.1