Projetos de professores da Escola Politécnica recebem Selo ODS Educação 2024

Publicado em: 10/04/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Quatro projetos da Escola Politécnica da UFRJ, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), receberam o Selo ODS Educação 2024 pela UFRJ. Os ODS compreendem 17 metas globais integradas, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que têm como objetivo erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. A iniciativa do Selo ODS Educação é desenvolvida pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030 e UnB 2030.

Entre os projetos contemplados estão a Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais (LUPPA Rio), coordenado pela professora Monica Pertel, que tem como objetivo ampliar o acesso da sociedade civil aos espaços decisórios relacionados às políticas públicas ambientais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além do projeto Vamos Dar Um Gás, criado pelo LUPPA Rio, que visa reaproveitar resíduos orgânicos e transformá-los em energia limpa no CIEP Mané Garrincha, em Magé, na Baixada Fluminense.

Outro projeto reconhecido foi o Orla Sem Lixo, coordenado pela professora Susana Vinzon, que trabalha em soluções sustentáveis e eficazes para barrar, coletar e reciclar o lixo flutuante que desemboca na baía, além de criar um modelo de geração de trabalho e renda. Também foi destacado o projeto Planejamento Urbano-Territorial para Incremento da Resiliência a Inundações, coordenado pelo professor Osvaldo Rezende, que busca integrar soluções de engenharia, arquitetura, urbanismo e paisagismo para mitigar riscos de inundação na bacia do rio Piraquê-Cabuçu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

A cerimônia nacional de entrega das certificações foi realizada no Museu do Amanhã, no dia 20 de março, e contou com debates sobre o futuro do país, com a mesa redonda “Redes de Sustentabilidade na Educação” e o painel “ODS 18 – Igualdade Étnico-Social”. Neste ano a UFRJ assumiu o papel rotativo de instituição anfitriã, que ano que vem será desempenhado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No evento, instituições de ensino de todo o Brasil foram reconhecidas por 909 iniciativas, 73 delas da UFRJ, que produziram impactos positivos na sociedade relacionados à área de educação e aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.