Governador do Rio sanciona projeto de lei de alunos da Politécnica-UFRJ

Iniciativa prevê a instalação de composteiras em escolas estaduais em até 24 meses

Publicado em: 19/10/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Idealizada pelos alunos da Escola Politécnica da UFRJ Francisco Victer, Severino Virgínio e Yan Monteiro, a proposta de projeto de lei, que prevê a instalação de composteiras para processamento das sobras de merenda escolar em todas as escolas da rede pública do Estado do Rio foi sancionada no dia 11 de novembro pelo Governador do Rio em Exercício, André Ceciliano, após encaminhamento feito pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Na foto, Yan Monteiro, Francisco Victer e Severino Virgínio

O projeto terá até dois anos para ser implantado, e será capaz de reduzir a geração de resíduos sólidos orgânicos, que são 50% do volume encaminhado aos aterros sanitários. Além disso, as hortas orgânicas nas escolas trarão atividades que ajudam a cumprir diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como interdisciplinaridade e conhecimento prático, com os alunos ativamente observando os fenômenos estudados em sala. Vale lembrar que parte do adubo coletado também será disponibilizado à comunidade escolar.

“O objetivo do projeto é cumprir alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente àqueles que dizem respeito à Educação e ao Meio Ambiente. Temos estudado o tema e aliado isso a vivência estudantil, que foi enriquecida com aulas práticas e a interdisciplinaridade oferecida nos cursos técnicos que já fizemos”, comentou Yan Monteiro.

Já Francisco Victer celebrou: “O projeto está totalmente alinhado à nossa filosofia de causar um impacto grande com um custo mínimo. Acho que essa é a essência do engenheiro, ser capaz de desenvolver uma solução que não só funciona, mas que seja eficiente. Ter contribuído com o primeiro projeto popular a virar lei no Rio de Janeiro nos enche de orgulho”.

Esta pode ser a primeira lei sugerida pela população civil a ser sancionada, através do aplicativo LegislAqui – programa que permite a sociedade fluminense sugerir e elaborar propostas de Projetos de Lei para o Legislativo Estadual.

*Atualizada em 11/11/2022