Projeto CASA inicia agendamento para atendimentos psicológicos

Publicado em: 29/09/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A partir deste mês de outubro, estudantes que tenham interesse em atendimentos psicológicos podem buscar o Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), uma iniciativa da Escola Politécnica da UFRJ, em parceria com a Escola de Química, e apoio da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ. O projeto está sendo iniciado de forma piloto e terá como prioridade a saúde mental dos estudantes, com acolhimentos e atendimentos psicológicos em grupo ou individuais, com a equipe “Sentidos de Vida”, da Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Atendimentos psicológicos – Enquanto os atendimentos individuais visam um cuidado clínico do indivíduo, com ênfase em suas demandas, direcionado ao autoconhecimento e aprendizado de recursos de enfrentamento dos desafios pessoais, os atendimentos em grupo visam oferecer cuidado clínico psicológico em espaço coletivo potente para se compartilhar e acolher semelhanças e diferenças, numa perspectiva propositiva de mudança e crescimento pessoal, os atendimentos individuais visam um cuidado clínico do indivíduo.

Individuais: às quartas e quintas-feiras, com sessões de até 50 minutos, pela manhã (das 8h às 12h) ou à tarde (das 14h às 17h).

Em grupo: até 10 encontros em grupos terapêuticos com 10 pessoas no máximo, abordando temas existenciais propostos pela Equipe “Sentidos de Vida” e pelos próprios participantes. Os grupos ocorrerão às quartas e quintas-feiras, às 12h e às 17h.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário. Dúvidas podem ser encaminhadas também para o e-mail casa@poli.ufrj.br. Outras informações podem ser obtidas no site www.casa.poli.ufrj.br.

Sobre o CASA

O Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA) foi criado em conformidade com as novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Engenharia. Trata-se de um projeto da Escola Politécnica da UFRJ, em parceria com a Escola de Química, e apoio da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, do Centro Acadêmico de Engenharia da Escola Politécnica (CAENG), do Diretório Acadêmico de Engenharia Química da UFRJ (DAEQ) e do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata UFRJ (e DCE Mário Prata).

A proposta do CASA é promover o desenvolvimento social, pessoal e emocional dos alunos por meio de orientação psicopedagógica, acolhimento psicossocial e outras atividades que estimulem um ambiente mais afetivo e saudável no Centro de Tecnologia da UFRJ.