Professores e alunos de graduação da Escola Politécnica fazem apresentação de trabalhos a representantes do CERN durante visita à UFRJ

Visita de Andreas Hoecker e Manuella Vincter reforça o compromisso da Escola Politécnica em se manter na vanguarda da pesquisa científica internacional

Publicado em: 12/07/2024 Escola Politécnica da UFRJ
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No último dia 4, a UFRJ recebeu a visita dos porta-vozes Andreas Hoecker e Manuella Vincter do Atlas-CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) – maior laboratório do mundo em pesquisas de física de partículas. Na ocasião foram realizados um encontro com a vice-reitora da UFRJ, Cassia Turci e o pró-reitor de Pesquisa, João Mello Neto, e apresentações de professores e alunos de graduação da Escola Politécnica da UFRJ, demonstrando a capacidade de discussões de alto nível dos pesquisadores brasileiros. 

As palestras envolveram temas como inteligência artificial aplicada em ambientes de alto desempenho, modelos de aprendizado de máquina embarcados em aplicações com alta taxa de eventos, modelos de computação de gerência não-centralizada de grande quantidade de usuários, processamento de sinais aplicados à física de altas energias e detecção de partículas teóricas além do modelo padrão.

Também estiveram presentes os professores Natanael Nunes de Moura Junior, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica da UFRJ; José Manoel de Seixas, professor da Coppe; Nelson Ricardo de Freitas Braga, chefe do Instituto de Física; Yara do Amaral Coutinho e Murilo Santana Rangel, do Instituto de Física; Hélio Jaques Rocha Pinto, do Observatório do Valongo; e Marcia Begalli, do Instituto de Física da UERJ.

A Escola Politécnica da UFRJ tem participação ativa no CERN desde 1988, em especial no projeto ATLAS, com diferentes professores atuando no desenvolvimento de projetos. Essa parceria oferece aos pesquisadores e estudantes brasileiros a oportunidade de colaborar diretamente com cientistas de ponta e participar de pesquisas de alta relevância global, fortalecendo não apenas o prestígio da instituição, mas também a qualidade da formação acadêmica e científica.