A professoras da Escola Politécnica da UFRJ Alessandra Conde e Gisele Silva Barbosa assinam capítulos da segunda edição do livro “Gestão ambiental e sustentabilidade em áreas costeiras e marinhas: conceitos e práticas”, do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES. A obra, lançada nesta sexta-feira (1/7), inclui 29 capítulos e conta com a participação de 100 autores e 20 revisores.
Nos capítulos, as coautoras da Politécnica-UFRJ buscam apresentar abordagens metodológicas e práticas educativas que possibilitem aos diversos participantes envolvidos, sejam estudantes, população afetada, pesquisadores, defesa civil, gestores ou empresários, atuar colaborativamente pela redução do risco de desastres.
“A ideia é que os participantes sejam responsáveis pela qualidade do que é produzido em conjunto e pela integração de esforços, troca de saberes e experiências e ainda, pela colaboração para construção do conhecimento”, destacou Alessandra Conde, que foi uma das coautoras selecionadas para palestrar no workshop de lançamento da publicação, transmitido pelo canal do IVIDES no YouTube.
O livro concentra trabalhos em diversas áreas temáticas, voltadas para o gerenciamento costeiro integrado e à gestão ambiental das áreas costeiras, dada a complexidade de seu conjunto de aspectos ambientais e socioeconômicos e o adensamento populacional característico desta região. A leitura da obra está disponível aqui.
Conheça os capítulos assinados pelas professoras da Politécnica-UFRJ:
- Capítulo 7: Conceitos e abordagem metodológica utilizada em oficina de elaboração de plano de contingência: um importante instrumento voltado à educação para redução dos riscos e desastres (ERRD)
- Capítulo 14: Desafios da gestão costeira frente à implementação de empreendimentos portuários: estudo de caso – Terminais Ponta Negra, Maricá (RJ)
- Capítulo 22: Prática educativa voltada à redução dos riscos e desastres hidrológicos da cidade de Maricá (RJ)